sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hibisco - Roselle – Vinagreira – Caruru azedo - Hibiscus sabdariffa

Hibiscus sabdariffa1
O Hibiscus sabdariffa L. é um arbusto da Família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. Pertence ao gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).

As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geleias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geleia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice fresco ou seco à sombra. O chá não só e delicioso, como também tem uma cor fantástica!!

Os maranhenses herdaram dos escravos o hábito de cultivar e consumir a vinagreira. Tanto que a planta acabou se tornando o ingrediente de um dos pratos mais tradicionais da culinária maranhense:

o arroz de cuxá

Jaudenir Silva é chefe de restaurante em São Luís. Ele usa ingredientes da roça para fazer o prato que combina temperos africanos, árabes, indígenas e do litoral brasileiro.
Os ingredientes são:
200 gramas de folhas da vinagreira picada e refogada
25 gramas de pimentão
30 gramas de cebola
25 gramas de tomate picado
100 gramas de camarão seco
1 colher de sopa de gergelim torrado
200 gramas de arroz cozido
3 colheres de sopa de leite de coco
Azeite, alho e sal a gosto
As folhas de vinagreira são cozidas e picadas. “É necessário que a água esteja fervendo para que a cor da vinagreira realce o seu verde”, orientou Silva.
Numa panela em fogo branco despeje o azeite e misture bem os ingredientes. Por último, acrescente o arroz. Na língua dos índios é arroz de cuxá. Na língua dos maranhenses é delícia de dar água na boca.

  GERMINAÇÃO E CULTIVO


As sementes devem ser escarificadas antes do plantio. Isto significa, pegue cada uma individualmente e as esfregue sobre uma lixa ou em arenito até a parte interna branco apenas comece a aparecer, como um ponto branco. Por esse buraquinho a água entrara na semente para facilitar a germinação.


Depois coloque as sementes em água (melhor ainda GA3, Ácido Giberellico) durante 24 horas.

Plantar em bandejas ou embalagens ou no lugar definitivo, apenas cobrindo as sementes, e regue todos os dias ate a brotação.

Após a emergência aguardar que a planta tenha pelo menos 10 cm para realizar o transplante para o lugar definitivo. Regar no plantio e todos os dias pelos próximos 10 dias. Depois disso, o único trato é o controle das ervas invasoras.

Local ensolarado, solo fértil, levemente úmido e de pH mais neutro.

Por se tratar uma planta adaptada ao clima quente, se desenvolve bem em temperaturas superiores a 21ºC, ou seja nas áreas de clima mais frio, deve ser plantado após o perigo da ultima geadas, ou iniciado seu cultivo em estufa. O solo ideal para o cultivo deve ser bem drenado, profundo e com alto teor de matéria orgânica.

6 comentários:

  1. os calices da vinagreira são usados pelos japoneses como conserva salgada para acompanhar arroz branco e se chama hanaumê
    Nas regiões do Brasil onde se encontram descendentes de japonese é possivel encontrar essas conservas em casa especializadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço regularmente essa conserva. Existem várias receitas , a melhor é a que mistura sal e açúcar e vinagre de maçã. A conserva fica uma delicia.

      Excluir
  2. Na verdade, essa é uma variação da receita original maranhense, que não leva leite de coco, pimentão, tomate ou alho; leva farinha de mandioca que, misturada aos demais ingredientes e cozida, transforma-se num pirão de aspecto, sabor e aroma peculiares. O arroz não é misturado, e sim, servido em separado. Às vezes a tentativa de originalidade - o que não é o caso da receita do Jaudenir, resulta numa gororoba de aspecto repulsivo e gosto bastante duvidoso.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito a explicação. Gostaria de saber como fazer o vinagre e a geléia, como tb o chá.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Aprendi com a minha mãe de fazer uma calda com os frutos em fervura. Apos a fervura separar e acrescentar açucar. Voce pode servir com pudins ou pavês. Delícia!!

    ResponderExcluir
  5. Até agora não sei quanto tempo leva pra germinar?????😞😞

    ResponderExcluir