domingo, 27 de fevereiro de 2011

Camomila – Matricaria camomila

image
Nomes populares:
Camomila – alemã, camomila-comum, camomila-da-alemanha, camomila -dos – almães, camomila- legitima,  camomilinha,  camomila-vulgar, macela, margaça-das-boticas, maçanilha, manssanilha, marcela-galega, matricária
Família: Compositae
Origem: Europa
Ciclo de Vida: Anual
Altura: de 20 a 40 cm
Tempo para germinação: 07 a 15 dias

A camomila (Matricaria chamomila) tem mil e uma utilidades, e por isso trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou.
Além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e clareia * e embeleza os cabelos.
* Comprovado!!
Partes Utilizadas: Folhas , flores
Cultivo:
Para o cultivo em vasos ou jardineiras, recomenda-se que eles tenham pelo menos 20 cm de altura. As sementes não devem ser enterradas, apenas pressionadas na superfície da terra (para que não voem), pois necessitam de luminosidade para brotar. Manter o solo úmido, sem encharcar e diminuir as regas no inverno. A camomila precisa receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diárias. Mas sendo uma planta de clima temperado, deve ser protegida do sol e do calor extremos aqui no Brasil.
Recomenda-se a adubação orgânica, mas deve-se evitar o uso de qualquer tipo de produto químico, uma vez que a erva é usada na preparação de chás. Mesma coisa e valida para o controle de pragas!
História e Curiosidades:
Os povos antigos usavam para tratar das infecções uterinas e diversas doenças. Ficou muito conhecido um tipo de vinho aromatizado com as suas flores. Em Espanha esse vinho é muito usado como digestivo.  Segundo a lenda a Camomila traz dinheiro por essa razão, antes de jogos importantes, costumava-se lavar as mãos com chá de camomila.
Plante Camomila, já que se for plantada em redor da casa afasta a maldade e os maus espíritos!
Sementes de Camomila SELECIONADAS?  Na Plantamundo www.plantamundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário