terça-feira, 28 de junho de 2011

Tamarillo – Tamarilho- Tomate de Arvore - Cyphomandra betacea

image
O Tamarilho ou Tamarillo, tomate japonês, tomate inglês (nomes ridículos!!), tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Cyphomandra betacea ( sinonimo Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativas das selvas subtropicais de Argentina, Bolívia, e Peru e rica em Vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural mas seu sabor agridoce se destaca com sucesso no preparo de sucos, geléias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia, e em Portugal. Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno nas regiões que sofram de este fenômeno.
Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Germinação: A germinaçaõ pode ser errática e demorar 4 semanas ou mais. Se recomenda colocar as sementes no freezer por 24 horas antes de germinar. Depois disso coloque as sementes em molho por 24 horas antes de semear.   Ou utilize o método do filtro de café CLICANDO AQUI

Pode ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca, mas e melhor seu cultivo com algo de sombra, como em seu lugar natural. Necesita proteção dos ventos e das geadas.
Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos, muito bem drenados; o excesso de água pode matar a em poucos dias.
PODA. É importante para estimular la ramificación. A poda anual deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos.

COMPRE SEMENTES DE TOMATE DE ÁRVORE AQUI

Granadilla – Passiflora ligularis



A Granadilla (Passiflora ligularis) é uma variedade maracujá com frutas comestíveis, que são muito doces e tem um sabor excelente. (NO MEU GOSTO, UM DOS MELHORES DOS MARACUJÁS DO MUNDO!)
Planta trepadeira, como quase todos os maracujás, com muito rápido requer um solo fértil e rego frequente. Gosta de clima mais fresco que o maracujá doce ou gigante mas não resiste as geadas fortes.

Germinação:


Deixar as sementes em molho em GA3 por 24horas (se não tiver GA3 use suco de maracujá azedo) e depois enxaguar, limpar e semear em substrato ou terra orgânica leve.

Se depois dessas 24 horas as sementes continuam do mesmo tamanho, sem ter absorvido nenhuma umidade, deixe secar, lixe com cuidado com uma lixa fina e repita o procedimento.

Colocar na meia sombra, e se não fizer calor, tampar os vasos ou bandejas com plástico para gerar um efeito estufa.

Germina entre 4-5 semanas.

Cultivo:

Transplantar as plantas pequenas quando tenham seu segundo par de folhas verdadeiras, ao lugar definitivo, onde tenha terra muito fértil e permeável. Manter a terra úmida e abonar um adubo líquido, em concentração suave.
Como regra geral da adubação, esta deve ser pobre em nitrogênio (que fomenta o crescimento das folhas, mas não a frutificação) e rega frequente.
Trepadeira, precisa de suporte. Necessita de PLENO SOL. Começa a produção já no primeiro ano.

COMPRE SEMENTES DE GRANADILLA CLICANDO AQUI

Framboesa, Blackberry e outras Rubus sp.


 


Germinação

A germinação de sementes das espécies de Rubus é variável e normalmente difícil.  As sementes não vão germinar até que a umidade atravesse o tegumento (a casca da semente), o que na natureza pode demorar até 5 anos.
Existem detalhados e complicados estudos científicos para determinar a melhor germinação das amoras, blackberries, etc. Vamos simplificar com nossa sugestão: Coloque as sementes na geladeira por 3 meses, (para simular o inverno de sua região nativa). DE SER POSSIVEL DEPOIS DA GELADEIRA, coloque as sementes em ácido giberéllico por 1 semana!

Considere que as amoras não são em geral plantas tropicais, e por tanto a melhor condição de germinação das sementes será com temperaturas constantes de 20°C.

Cultivo -
A produção de frutos ocorre apenas nas extremidades dos ramos. O mais indicado é deixar que se desenvolva no canteiro, com o uso de espaldeiras para ajudar no apoio dos ramos.

Terreno - 
Os Rubus adaptam-se a solos de textura média, ricos em matéria orgânica e com pH de 5,0 a 5,5. Podem ser planos ou inclinados, mas sem excesso de umidade.

Ambiente -  
Regiões com chuvas de mais de 700 a 900 milímetros favorecem o seu desenvolvimento, apesar de na época da colheita favorecem a ocorrência de doenças nos frutos, como a ferrugem e podridões. 

Poda -  
Após o período de produção, deve ser feita a poda. Desbaste a planta com a retirada de todos os galhos que frutificaram e conduza uma nova brotação até o fio de arame. Os novos frutos nascem dos ramos formados no ano.

Sendo uma fruta de clima temperado, é de conhecimento geral, que esta fruta precisa de frio para frutificar, entre tanto temos amigos produzindo AMORAS em Brasília, ou seja, a natureza se adapta, e as vezes não segue nossas regras, não estudou que não podia produzir no calor!! 
Por isso cultive os Rubus, na área mais fresca do jardim, na meia sombra, no inverno diminua a irrigação, pode a planta, para simular a queda das folhas que ocorre nos invernos de clima frio.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dalia sp. – Dahlia Diablo

 

image

As Dálias são plantas rústicas que exigem poucos cuidados.

Sementes devem ser plantadas a 3 cm de distancia e cobertas apenas com substrato (recomendado) ou terra fina. As sementes devem ser mantidas úmidas, mas sem excessos que podem facilitar a criação de fungos.

A germinação e fácil, e ocorre entre 7 a 21 dias.

Se na sua área esta muito frio na época de semeado, coloque uma coberta plástica acima da bandeja de germinação ou do vaso onde plantou as sementes para criar o efeito estufa. Alternativamente pode colocar a bandeja de germinação acima de uma geladeira ou freezer funcionando, para receber o calor gerado por este (isto desde que seja um lugar bem luminoso)

Quando as plantinhas tem 2 ou mais folhas verdadeiras (em aproximadamente 4 a 5 semanas) chegou a hora de transplantar. Cuidado para retirar as plantar mexendo o mínimo nas raízes.

Depois o cultivo das Dalias não tem muitos segredos, gostam de sol direto, solo rico em matéria orgânica, fósforo e potássio que sejam de textura leve (sem argila), e rega normal.

domingo, 5 de junho de 2011

Borboletinha – Schizanthus pinnatus

image
PLANTA ANUAL.
Planta nativa de Chile, de áreas com pouca chuva. Plantar em vasos ou em um lugar seco do jardim. Espaçamento 25 cm entre plantas.
Sensível a geadas e calor extremo. Em áreas quentes e melhor plantar no outono.
Germinação de 1 a 3 semanas. Temperatura ideal de germinação: 18 a 20 graus.
Recomendamos o uso de GA3 (a venda na Plantamundo)
Pleno sol, ou sol pela manha.
Solo com pH 6 a 7. Bem drenado e fértil.
Irrigação leve.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jicama - Pachyrhizus erosus

 

image

Família: Fabaceae  (Feijões e vagens)

Sinônimos botânicos: Dolichos erosus L.,  Pachyrhizus jicamas Blanco, Pachyrhizus palmatilobus (Moc. & Sessé ex DC.) Benth. & Hook.

Outros nomes populares: feijão-batata, feijão-de-batata, feijão-jacatupé, lingüiça-vegetal. Yeticopé e yacatupé (tupi); patate-cochon (francês), mexikanische yams-bohne (alemão).

Jicama é o nome dado tanto a planta como aos tubérculos (raízes comestíveis)

Arbusto ou trepadeira lenhosa, de ate 5 m, que produz um tubérculo (como a batata ou a batata doce) de ate 30 cm de diâmetro.

Usos:
A raiz tuberosa em estado fresco (de 3 a 4 meses de idade) como alimento humano , pode ser consumida cozida, frita, tostada, fermentada, adoçada , gratinada ou ao natural com sal e limão.
As folhas podem ser usadas como alimento do gado, assim como as Jicamas derivadas da produção de sementes (8 meses aprox.), já que após esse tempo são normalmente demasiado fibrosas para o consumo humano.
CUIDADO: As sementes contem um inseticida natural chamado rotenona mito poderoso que pode ser extraído para produção de inseticidas naturais. O aceite das sementes pode de ser usado para o consumo humano una vez retiradas as toxinas.

Plantio:
Plantar em vasos GRANDES, ou espaços de 1-1.5 metros de largura e uns 15-20 cm de alto, para favorecer uma boa drenagem e evitar o encharcado. As sementes devem ser plantadas a uns 20 cm entre plantas y 20 cm entre fileiras. Este espaçamento pode variar en función do tamaño da Jicama que se quera produzir. Cuanto maior a jicama se necesitará mais distancia entre plantas.

Características para seu cultivo
Solo: Orgânico, que não seja argiloso, para facilitar o desenvolvimento das raízes.
Água: Moderada
Sol: Pleno sol
Reprodução: Sementes

Germinação
Coloque as sementes por 2 días en agua morna e depois semee imediatamente (sem deixar secar) em terra leve ou substrato. Mantenha num lugar quente e na sombra. Germinação em a 2-3 semanas.
Cultivo
Transplantar as plantas pequenas quando tenham seu primeiro par de folhas verdadeiras para vasos profundos ou seu lugar definitivo.

IMPORTANTE : Como todas as legumes as Jicamas não requerem muito nitrogênio na adubação, já que muito nitrogênio vai produzir muitas folhas e Jicamas pequenas!

DICA: Eliminar as flores para dirigir a força do crescimento as raízes.

 

VIDEO SOBRE A COLEITA DE JICAMA NO MEXICO

CLIQUE AQUI