terça-feira, 28 de junho de 2011

Tamarillo – Tamarilho- Tomate de Arvore

image

O Tamarilho ou Tamarillo, tomate japonês, tomate inglês (nomes ridículos!!), tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Cyphomandra betacea ( sinonimo Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativas das selvas subtropicais de Argentina, Bolívia, e Peru e rica em Vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural mas seu sabor agridoce se destaca com sucesso no preparo de sucos, geléias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia, e em Portugal. Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno nas regiões que sofram de este fenômeno.

Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Pode ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca, mas e melhor seu cultivo com algo de sombra, como em seu lugar natural. Necesita proteção dos ventos e das geadas.

Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos, muito bem drenados; o excesso de água pode matar a em poucos dias.

PODA. É importante para estimular la ramificación. A poda anual deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos.

Germinação: Não apresenta dificuldades. Colocar as sementes em molho por 24 horas antes de semear.

8 comentários:

  1. Olá, um amigo me traz de vez em quando essa fruta, gostaria de plantar na minha casa mas não consigo que ela se quer brote! já tentei vários métodos menos este de colocar as sementes de molho! Tenho umas sementes secas que foram postas no sol. Posso por estas sementes de molho ou precisa ser de uma nova fruta?

    ResponderExcluir
  2. Segundo experiência própria, esta planta permite formar mudas a partir de galhos, garantindo entrada em produção mais rapidamente. Quebre , ou de preferência corte o galho na altura da axila e coloque no solo. Do contrário, experimente retirar as sementes do fruto coletando-as numa peneira de plástico e lave-as delicadamente de forma a retirar pelo menos uma parte da goma ao redor das mesmas (acaba inibindo a germinação e é substrato para ataque de fungos e bactérias durante a germinação). Seque à sombra, e evite deixar sobre papel, pois alguns podem inibir a germinação. Depois de secas, procure semear em solo com composto orgânica e não regue demais. Sucesso na empreitada. Aprecio muito com rúcula, na salada.

    ResponderExcluir
  3. Ah, se você podar a ponta do galho, a nova muda tenderá a ramificar mais facilmente, o que aumentaria a produção.

    ResponderExcluir
  4. Alguem tem fotos de uma plantação de tamarillo?

    ResponderExcluir
  5. Além das variedades vermelha e amarela, há uma outra, mais comum, que tem a casca alaranjada e riscos irregulares em tom marron claro. Esta é inclusive a mais comercializada e não precisa de cuidados especiais para plantio. Retirei tr~es sementes e plantei, sem nem secá-las. Brotaram em apenas 04 dias!
    Só não sei se o sabor e o tamnaho dos frutso difere entre as 03 espécies. Parece-me que a árvore só frutifica após 02 anos do plantio e que pode chegar aos 2 ou 2,5 mm de altura.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia , temos plantadas vários pés , e agora já esta com frutas , mas infelizmente os frutos estão dando bchos e caindo verdes memso , vocês teriam algum produto organico para que evite esta contaminação e quedas das frutas antes de madurarem?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Eu tenho um pé de tamarillo carregado mas não madura o fruto, o que pode ser feito neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente depois da fruta chegar ao tamanho normal, ainda leva de 03 a 04 meses para amadurecer e consumir

      Excluir