terça-feira, 28 de junho de 2011

Framboesa, Blackberry e outras Rubus sp.


 


Germinação

A germinação de sementes das espécies de Rubus é variável e normalmente difícil.  As sementes não vão germinar até que a umidade atravesse o tegumento (a casca da semente), o que na natureza pode demorar até 5 anos.
Existem detalhados e complicados estudos científicos para determinar a melhor germinação das amoras, blackberries, etc. Vamos simplificar com nossa sugestão: Coloque as sementes na geladeira por 3 meses, (para simular o inverno de sua região nativa). DE SER POSSIVEL DEPOIS DA GELADEIRA, coloque as sementes em ácido giberéllico por 1 semana!

Considere que as amoras não são em geral plantas tropicais, e por tanto a melhor condição de germinação das sementes será com temperaturas constantes de 20°C.

Cultivo -
A produção de frutos ocorre apenas nas extremidades dos ramos. O mais indicado é deixar que se desenvolva no canteiro, com o uso de espaldeiras para ajudar no apoio dos ramos.

Terreno - 
Os Rubus adaptam-se a solos de textura média, ricos em matéria orgânica e com pH de 5,0 a 5,5. Podem ser planos ou inclinados, mas sem excesso de umidade.

Ambiente -  
Regiões com chuvas de mais de 700 a 900 milímetros favorecem o seu desenvolvimento, apesar de na época da colheita favorecem a ocorrência de doenças nos frutos, como a ferrugem e podridões. 

Poda -  
Após o período de produção, deve ser feita a poda. Desbaste a planta com a retirada de todos os galhos que frutificaram e conduza uma nova brotação até o fio de arame. Os novos frutos nascem dos ramos formados no ano.

Sendo uma fruta de clima temperado, é de conhecimento geral, que esta fruta precisa de frio para frutificar, entre tanto temos amigos produzindo AMORAS em Brasília, ou seja, a natureza se adapta, e as vezes não segue nossas regras, não estudou que não podia produzir no calor!! 
Por isso cultive os Rubus, na área mais fresca do jardim, na meia sombra, no inverno diminua a irrigação, pode a planta, para simular a queda das folhas que ocorre nos invernos de clima frio.

Um comentário:

  1. Gente eu no meu.ponto de vista isso deverá estar nas descrições das sementes por que a gente compra sabendo que tem todo esse tempo e que as sementes sai difícil germinação eu acho que deveria ficar assim bem claro para o cliente.

    ResponderExcluir