terça-feira, 28 de junho de 2011

Tamarillo – Tamarilho- Tomate de Arvore - Cyphomandra betacea

image
O Tamarilho ou Tamarillo, tomate japonês, tomate inglês (nomes ridículos!!), tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Cyphomandra betacea ( sinonimo Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativas das selvas subtropicais de Argentina, Bolívia, e Peru e rica em Vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural mas seu sabor agridoce se destaca com sucesso no preparo de sucos, geléias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia, e em Portugal. Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno nas regiões que sofram de este fenômeno.
Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Germinação: A germinaçaõ pode ser errática e demorar 4 semanas ou mais. Se recomenda colocar as sementes no freezer por 24 horas antes de germinar. Depois disso coloque as sementes em molho por 24 horas antes de semear.   Ou utilize o método do filtro de café CLICANDO AQUI

Pode ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca, mas e melhor seu cultivo com algo de sombra, como em seu lugar natural. Necesita proteção dos ventos e das geadas.
Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos, muito bem drenados; o excesso de água pode matar a em poucos dias.
PODA. É importante para estimular la ramificación. A poda anual deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos.

COMPRE SEMENTES DE TOMATE DE ÁRVORE AQUI

61 comentários:

  1. Olá, um amigo me traz de vez em quando essa fruta, gostaria de plantar na minha casa mas não consigo que ela se quer brote! já tentei vários métodos menos este de colocar as sementes de molho! Tenho umas sementes secas que foram postas no sol. Posso por estas sementes de molho ou precisa ser de uma nova fruta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Tirei as sementes de um tomarilho e coloquei direto na terra. Brotou todas!!!! Pena não ter como colocar fotos aqui.... foi tudo sem frescura....

      Excluir
    2. Planto direto na terra depois de secar as sementes ,todas pegam mto fácil, deixo na sombra até uns 20 cm,depois num vaso maior.

      Excluir
  2. Segundo experiência própria, esta planta permite formar mudas a partir de galhos, garantindo entrada em produção mais rapidamente. Quebre , ou de preferência corte o galho na altura da axila e coloque no solo. Do contrário, experimente retirar as sementes do fruto coletando-as numa peneira de plástico e lave-as delicadamente de forma a retirar pelo menos uma parte da goma ao redor das mesmas (acaba inibindo a germinação e é substrato para ataque de fungos e bactérias durante a germinação). Seque à sombra, e evite deixar sobre papel, pois alguns podem inibir a germinação. Depois de secas, procure semear em solo com composto orgânica e não regue demais. Sucesso na empreitada. Aprecio muito com rúcula, na salada.

    ResponderExcluir
  3. Ah, se você podar a ponta do galho, a nova muda tenderá a ramificar mais facilmente, o que aumentaria a produção.

    ResponderExcluir
  4. Alguem tem fotos de uma plantação de tamarillo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho eu amigo, entre em contacto zeluismusico@hotmail.com

      Excluir
    2. tenho eu amigo, entre em contacto zeluismusico@hotmail.com

      Excluir
  5. Além das variedades vermelha e amarela, há uma outra, mais comum, que tem a casca alaranjada e riscos irregulares em tom marron claro. Esta é inclusive a mais comercializada e não precisa de cuidados especiais para plantio. Retirei tr~es sementes e plantei, sem nem secá-las. Brotaram em apenas 04 dias!
    Só não sei se o sabor e o tamnaho dos frutso difere entre as 03 espécies. Parece-me que a árvore só frutifica após 02 anos do plantio e que pode chegar aos 2 ou 2,5 mm de altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelas informações! Recebi o fruto de uma vizinha, tem essas mesmas caracteristicas, retirei as sementes, plantei e todas brotaram em menos de 1 semana. As mudas estão em vaso, agora crescendo rápido. Vamos esperar a frutificação!

      Excluir
  6. Bom dia , temos plantadas vários pés , e agora já esta com frutas , mas infelizmente os frutos estão dando bchos e caindo verdes memso , vocês teriam algum produto organico para que evite esta contaminação e quedas das frutas antes de madurarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, calda bordalesa resolve

      Excluir
    2. Pimenta malagueta com álcool, é um ótimo repelente. Ou ensacar com TNT ou papel.

      Excluir
  7. Boa tarde,

    Eu tenho um pé de tamarillo carregado mas não madura o fruto, o que pode ser feito neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente depois da fruta chegar ao tamanho normal, ainda leva de 03 a 04 meses para amadurecer e consumir

      Excluir
  8. olá. eu consegui. coloquei as sementes de um dia para o outro na agua. depois em pequenos vasos coloquei as sementes (não as sequei). quando germinaram, mudei-as para vasos maiores. cresceram imenso. Já as coloquei na terra e devo dizer que estão enormes. Agora é esperar que dêm fruto, mas já têm um metro de altura.

    ResponderExcluir
  9. olá,eu semeei tamarilho e germinaram bastantes desejava saber como fazer a trans pantação e com que tamanho

    ResponderExcluir
  10. Deram-me a planta e aqui consegui tirar dúvidas. Vamos ver o que me ducede. Mto obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Que tamanho fica o pé desse tipo de tomate

    ResponderExcluir
  12. Que tamanho fica o pé desse tipo de tomate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2017 para todo mundo!

      Unknown, o pé fica com mais de 2 metros de altura e é lindo!

      Excluir
  13. Bom dia!
    Plantei uma pequena estaca e a mesma brotou após 1 mes.Agora após 2 meses o broto esta mucho.....o q devo fazer para não perde-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode o broto que depois nasce dois canos o tamarilho precisa de ser podado para ficar com dois galhos ou tres

      Excluir
  14. Bom dia!
    Plantei uma pequena estaca e a mesma brotou após 1 mes.Agora após 2 meses o broto esta mucho.....o q devo fazer para não perde-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, poderá ser excesso de água?
      Estou só a supôr, como é evidente. Começam a murchar os frutos, depois as folhas e por último o tronco?
      Cumprimentos.

      Excluir
  15. Uma duvida que tenho é a seguinte para usar o tamarillo em molhos o gosto é apropriado para culinaria italiana?

    ResponderExcluir
  16. Olá tenho um tamarilho em vaso e está com fruto qual a melhor altura para passar o terreno obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Oi bom dia, tenho um pé de tamarilho no meu quintal há dois anos ele já passa de dois metros, mais não deu nem um fruto, o que tá precisando para ele dá o primeiro fruto? Mim responde por favor

    ResponderExcluir
  18. Tenho dois pés de tomate , mas as filhas parecem que tem fundo o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa fruta por ser lá da Cordilheira dos Andes, então não produz frutos em terra quente acima de 20C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha tia tinha um pé no Quintal em Mauá-SP e ficava carregado!

      Excluir
  20. Tenho está fruta está com bastante tomate só que estão caindo ainda verde como eu faço

    ResponderExcluir
  21. Tenho está fruta está com bastante tomate só que estão caindo ainda verde como eu faço

    ResponderExcluir
  22. Quando posso meter estacas de tamarilho na terra?

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber depois que a semente germina e está com 4 cm de altura, quanto tempo devo replantar e depois do replante quanto tempo leva para dar os frutos?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, minhas sementes de Tomarillo germinaram, estão a cerca de 3cm, gostaria de saber quando posso replantar e também quanto tempo demora para dar os frutos.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um pé com um Ano de idade, com mais de 100 frutas, começando a madurar. Mas ele não se fica no solo, o vento já derrubou 2 vezes.
    Está amarrado à grade da janela pra não cair.
    Depois que os frutos madurarem, posso podar, retirar da terra e fazer um buraco mais fundo pra afirmar a planta?
    Como são as raízes dele?

    ResponderExcluir
  26. Quanto tempo leva do plantio a colheita ?

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma muda com 4 meses, já está plantada e mede hj uns 60 cm. Só tem um ramo. Estou com medo de podá-lo na gema apical e ele morrer...mas se não podar, não vai ramificar... podo ou não?

    ResponderExcluir
  28. Tenho um pé desta fruta com um metro e meio mais ou menos já carregou duas vezes este ano, o sabor é muito agradável como fruta, na salada e no molho com cebolas pimentão tomate normal e cheiros Verde.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um pé desta fruta com um metro e meio mais ou menos já carregou duas vezes este ano, o sabor é muito agradável como fruta, na salada e no molho com cebolas pimentão tomate normal e cheiros Verde.

    ResponderExcluir
  30. Tenho um pé no quintal começando a produzir. Mas nós últimos dias fez muito calor e as folhas murcharam. Elas sempre murcham mas se recuperam. Desta vez já se passaram 4 dias e continuam murchas. Nem a chuva que começou ontem está causando efeito.
    Será que recuperam?

    ResponderExcluir
  31. Quanto tempo leva do plantio a colheita por favor se auguem souber.

    ResponderExcluir
  32. Olá pessoal. eu tenho um pé com 3 metros de altura já deu bastante pencas de fruta. Demora um pouco para amadurecer, quanto mais ficam no cacho, mais amadurecem. Aqui no sul a geada mata se não cobrirmos o pé com lona. Mas como o pé é muito alto isto se torna difícil. Gostaria de saber se dá para podar (antes que chegue a geada). deixando-a mais baixa. Qual é a lua certa para isto. Ah! minha dica.todos as pontas dos galhos que vocês lascarem dão mudas boas para plantar em vasos até criarem raízes. depois replantam no chão..

    ResponderExcluir
  33. Tenho vários pés de tomate japonês mas os frutos caem antes de amadurecer. O que fazer.Por favor me ajudem quem souber

    ResponderExcluir
  34. bom dia
    minha muda de 45cm tava pulgao e murchou as folhas o que pode ser.

    ResponderExcluir
  35. Yenhonum pé so que wsta caindo estáo peqnos aimda oq faço
    .obrigado

    ResponderExcluir
  36. Qual a melhor forma para armazenar semente para próximos plantio?

    ResponderExcluir
  37. A minha árvore está muchando . O que pode ser?
    Choveu muito aqui na minha cidade, tem alguma coisa a ver.

    ResponderExcluir
  38. Uma amiga me deu alguns frutos comi a polpa pura achei delicioso:)

    ResponderExcluir
  39. muto bom refogado, eu cozinho pra soltar a casca ,pode misturar com abobora, ou poe um pouco de acucar fica agridoce gostoso.

    ResponderExcluir
  40. Quero plantar em Goiânia. Região Central do Brasil. Clima quente e seco. Dá certo?

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma planta mas as folhas novas e broto murcham e seca e os tomates caem oq eu devo fazer

    ResponderExcluir
  42. A minha demorou 2 meses pra terminar, comprei as sementes no mercado livre

    ResponderExcluir
  43. Moro em Praia Grande... Gostaria de saber se tem alguém por aqui que vende a fruta? Tomate inglês ou tomate de árvore... Gostaria de comprar a fruta...ela é uma delícia...

    ResponderExcluir
  44. Meu pé está com mais de um metro não frutificou e está marchando? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir