O Noni é uma fruta adaptogena, com muitos benefícios para a saúde, mas como fruta, e uma medicina mesmo, tem gosto de queixo passado, e por isso e consumida principalmente na forma de suco misturado com outras frutas.
O nome cientifico do Noni é curioso, já que se chama Morinda citrifolia, mas as folhas não parecem EM NADA as folhas dos cítricos!
Sem duvidas não e esta a única raridade de esta arvore MEDICINAL e ORNAMENTAL... Aqui vão mais 3:
1) As flores do Noni saem do fruto!!
2) Como norma as sementes quando flutuam não estão boas para plantio, não no caso do Noni, já que suas sementes flutuam e flutuam por meses, e assim viajam pelos oceanos ate achar novas praias onde crescer.
O Noni cresce rápido, e já produz frutos no primeiro ano desde semente. E uma arvore pequena ou arvoreta de 3 a 10 metros de altura, com folhas muito grandes e brilhosas, o que faz de esta arvore interessante no paisagismo.
· é uma planta de fácil germinação e fácil cultivo. Semear em solo não argiloso, e apenas cobrir as sementes. Molhar diariamente. Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser transplantando sacos , baldes , latas de 10 a 18 litros.
· No início deve-se mantê-lo à sombra por pelo menos 3 meses, na época de frio deve-se manter ao sol pleno, e depois de atingir 1 metro sempre manter ao sol, já que se cultivado na meia sombra as mudas estarão mais sujeitas ao ataque de pragas.
· Não resiste geadas, mas agüenta qualquer calor.
· Interessante e que, no Havaí ele cresce praticamente na pedra, no solo vulcânico, mas aqui no Rio, ele fica “triste” muito rapidamente se não irrigado (mas também se recupera em forma instantânea).
· Não é exigente em matéria de adubação, mas a adubação as mudas devem antes ser molhadas. Adubar unicamente com adubo orgânico, recomendamos nosso fertilizante orgânico natural “Milagre”
Temos sementes e mudas de Produção própria.