quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FRUTA DO MILAGRE – MIRACLE FRUIT – Synsepalum dulcificum

 

image

Sem duvidas umas das plantas mais interessantes do mundo. A fruta do milagre é um fruto vermelho de 2 a 3 cm produzido por uma planta ou arvoreta tropical da África Ocidental. Estes frutos contêm uma substância que faz com que os sabores azedos se percebam como doces! E algo muito raro mesmo, parace um milagre.

Planta de folhas verdes, muito ornamental, se recomenda seu cultivada em vasos.

Não é tolerante às geadas. Em áreas onde a temperatura cai muito, a planta deve ser cultivada em vasos para que ela possa ser movida para dentro de casa num local ensolarado perto de uma janela.

Gosta de condições úmidas e também prefere solos ácidos, com um pH de 4,5 ou acima. A pesar de ter lido por ai que esta planta não cresce mais de um metro, em seu habitat natural, alcança mais de quatro metros de altura, e a maior planta do mundo fora da África, no jardim do colecionador Bill Whitman, em Miami, Florida, tinha mais de 2.5 metros. Todo depende da variedade e do trato cultural, também e certo, que conheço pés que tem mais de 15 anos, com menos de 1 metro, mas por estar em solos alcalinos e sem o tratamento perfeito.

Suas folhas são verdes o ano todo e não exige podas ou formação.

Se seu solo e alcalino, se recomenda acidificar o mesmo. Acrescente enxofre em pó ou sulfato de ferro para acidificar a terra. Um método natural de acidificar o solo é agregar ao mesmo folhas de pinheiros.

Requer solos ricos em matéria orgânica e ser irrigada com frequência.

Temos mudas a venda de matrizes seleccionadas!

45 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia ! Tenho um pé da fruta,porém a mesma florece e as flores não segura ,caem tudo.alguem.pode me dizer o que está acontecendo?

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, buscando informações. A planta fica cheia de botões mas eles não vigam :(

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Uma pergunta: Qual o periodo que dá fruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre outubro e novembro acabei de comprar uma muda com frutos

      Excluir
  4. comprei uma muda no mercado exotico, mas nao quer ir pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se esta tomando sol pelo menos em uma parte do dia, deixar o solo sempre úmido e não encharcado, e solo tem que estar ácido, para isso coloque enxofre ou galhis de pinheiros

      Excluir
  5. necessita polinização? qual inseto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário, as flores são hermafroditas fazendo a fecundação na própria flor!

      Excluir
  6. Acabei de comprar uma muda com 4 anos, mas é bem pequenina, nem parece ter 4 anos, como faz menos de um mes não posso dizer nada.
    Mas preciso que ela dê frutos logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito caro, pois parcelei em 5 vezes e vai me custar C$ 364,69, um absurdo isso! Enquanto aqui no site o preço é apenas C$ 234,00.

      Excluir
    2. Nossa, que caro. Sou de Atibaia-SP, aqui paguei R$80,00.

      Excluir
    3. Célia Cardoso onde comprou a fruta em atibaia já procurei e não acho

      Excluir
    4. Comprei na Mirela, em Atibaia. Caso nao tenham no momento, deixa encomendado. Sempre faco isso.

      Excluir
    5. A minha é bem pequena tenho ela há um ano e já está saindo os primeiros frutos

      Excluir
  7. Comprei uma bem pequena e para da fruto acho que vai demorar gostaria de uma mais velha para colher os frutos.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Quero comprar duas mudas já produzido não muito cara, descobri que estou diabética igual meus irmãos mais quero me cuidar para não ficar com muito peso, tenho problemas na coluna devido a uma queda, estou em tratamento de depressão , já gasto muito, sou professora amo o que faço meus alunos são tudo para mim, aliás preciso de duas vou dar uma para minha irmã que mora longe e depois faço muda para os daqui, quanto vc pode me fazer as duas? Desde já agradeço pelo desconto! Uma abraço (66) 9 99844174

      Excluir
    2. Comprei uma de 15 centímetros pelo mercado livre, de um produtor de limeira São Paulo, e ela está soltando frutos mesmo sendo tão pequena, está plantado em um vaso e sempre procuro manter húmido e coloco enxofre em pó na terra para manter acida espero ligo poder provar esse fruto

      Excluir
  9. Bom dia pessoal comprei uma com uns 20 cm agora vou aprender a cultivar adubação clima solo e etc.

    ResponderExcluir
  10. TENHO UMA PLANTA DESSA QUE TÁ COM QUASE 2 MT DE ALTURA E DÁ UM FRUTO DO TAMANHO DE UMA SIRIGLÉLA. UMA FRUTA SÓ ADOÇA UM LITRO DE CAFÉ.ACHO QUE MUINHA ARVORE SOFREU UMA MUTAÇÃO. É MUITO LEGAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode vender uma semente pra mim? Minha família é propensa a diabetes. Mas me diga uma coisa, vc coloca a fruta no cafe?

      Excluir
    2. Olá, gostaria que me enviasse algumas sementes dessa sua planta. Entre em contato para combinarmos o valor do envio. Grato. jjmarcosm64@gmail.com

      Excluir
    3. Vendo em bh mg por 150 produzindo

      Excluir
  11. QUAL A QAUNTIDADE DE ENXOFRE QUE POSSO COLOCAR EM UM VASO COM UMA PLANTA?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Comprei uma muda tem mais ou menos 1 ano, paguei R$25,00, ela ja tem cerca de 40 cm de altura, nos últimos 5 meses ela floresce direto, porém as flores nem abrem, elas murcham e caem, o que pode esta acontecendo? OBS: a planta esta em vaso, cerca de 40 cm de altura, 30 cm de diâmetro, rego praticamente todos os dias com pouca água, esta em lugar aberto e ensolarado, solo estercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está acontecendo isso comigo também, estou tentando deixa a terra mais seca aguando apena uma vez por semana! Agora ela estão com flores,vou ver se na o vão cair

      Excluir
  13. Comprei uma muda com 10 anos no site jardimexotico com 10 anos 479.90 aguardando chegar ainda bem que tá na época dos frutos

    ResponderExcluir
  14. Pra quem quer muda da fruta do milagre comprei em Duque de Caxias com um vendedor chamo Daniel muito educado e sincero a minha muda já comprei produzindo frutas paguei 150 reais ela tem um metro de altura o telefone dele é +55 21 966941871 quem tiver interesse.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma já deu muito fruto agora fas 7mes que enche de fror mas seca e não vinga mais como fazer

    ResponderExcluir
  16. Comprei um muda de 30 cm no valor 20 reais foi numa exposição japonesa em Salvador BA quero saber como cuidar.

    ResponderExcluir
  17. Aminha e o mesmo problema floresce mais não da frutos, oque fazer ?

    ResponderExcluir
  18. Comprei uma muda com 1,5 M e com frutos pequeninos, mas consegui tirar umas 10 frutinhas, ela está em um vaso grande e adubei deixando o solo ácido, mas agora as folhas estão secando e as frutas pequenas caem do pé, estava molhando diariamente, vi algumas postagens para diminuir a quantidade de água, será que estou fazendo certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ficou da mesma forma, como você tratou a mesma?

      Excluir
    2. A minha ficou da mesma forma, como você tratou a mesma?

      Excluir
  19. Por favor alguém sabe me falar onde vende mudas adultas em São Paulo ?Ceasa vende?Alguém sabe o Box?Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  20. Comprei uma muda no mercado livre paguei 64 reais ja faz uns 8 meses.começou a dar botoes de flor mas nao abrem ..alguem pode me ajudar o que fazer

    ResponderExcluir
  21. Boa noite; comprei 6 mudas de frutas do milagre, 3 já morreu, e uma está secando as folhas, o q fazer? Já q paguei cerca de 200$ cada.

    ResponderExcluir
  22. Comprei um pequeno pé produzindo! As folhas ficaram amareladas com o tempo. Já tentei vários tratamentos e nada. Sera que o solo pode estar alcalino?

    ResponderExcluir