sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Noni – Morinda citrifolia

Noni a first fruit

O Noni é uma fruta adaptogena, com muitos benefícios para a saúde, mas como fruta, e uma medicina mesmo, tem gosto de queixo passado, e por isso e consumida principalmente na forma de suco misturado com outras frutas.

O nome cientifico do Noni é curioso, já que se chama Morinda citrifolia, mas as folhas não parecem EM NADA as folhas dos cítricos!

Sem duvidas não e esta a única raridade de esta arvore MEDICINAL e ORNAMENTAL... Aqui vão mais 3:

1) As flores do Noni saem do fruto!!

2) Como norma as sementes quando flutuam não estão boas para plantio, não no caso do Noni, já que suas sementes flutuam e flutuam por meses, e assim viajam pelos oceanos ate achar novas praias onde crescer.

O Noni cresce rápido, e já produz frutos no primeiro ano desde semente. E uma arvore pequena ou arvoreta de 3 a 10 metros de altura, com folhas muito grandes e brilhosas, o que faz de esta arvore interessante no paisagismo.

· é uma planta de fácil germinação e fácil cultivo. Semear em solo não argiloso, e apenas cobrir as sementes. Molhar diariamente. Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser  transplantando sacos ,  baldes , latas de 10 a 18  litros.

· No início deve-se mantê-lo à sombra por pelo menos 3 meses, na época de frio deve-se manter ao sol pleno, e depois de atingir 1 metro sempre manter ao sol, já que se cultivado na meia sombra as mudas estarão mais sujeitas ao ataque de pragas.

· Não resiste geadas, mas agüenta qualquer calor.

· Interessante e que, no Havaí ele cresce praticamente na pedra, no solo vulcânico, mas aqui no Rio, ele fica “triste” muito rapidamente se não irrigado (mas também se recupera em forma instantânea).

· Não é exigente em matéria de adubação, mas a adubação as mudas devem antes ser molhadas. Adubar unicamente com adubo orgânico, recomendamos nosso fertilizante orgânico natural “Milagre”

Noni from Brazil (1)

Temos sementes e mudas de Produção própria.

2 comentários:

  1. De onde vocês são??? Gostaria de saber o valor da muda do noni ou mais informações de plantio se puder entre em contato co migo pelo whatsapp 965614414

    ResponderExcluir
  2. Ola gostaria de saber o preso das semente da noni e se vocês eviaria pra santa catarina meu whatsapp 047 991776354 ficaria muito grato se for atendido

    ResponderExcluir