quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ginkgo biloba

 

Ginkgo biloba3

Ginkgo biloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.

Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada. Suas folhas têm sido frequentemente usadas no combate aos radicais livres e como auxiliar da oxigenação cerebral.

Germinação:

- Escarifique as sementes: com ajuda de agulha, faca ou lixa, faça um pequeno furo, corte na casca da semente para facilitar a passagem de umidade.

-Ponha as sementes numa sacola de plástico com uma quantia  igual de vermiculita ou pó de coco ou similar apenas úmido. Deixe por 2 meses na geladeira. 

Verifique 2 vezes por semana para conferir se ainda há humidade e se há aparecimento de fungos. Se alguma semente germinar neste processo, simplesmente a retire da geladeira e siga o cultivo normalmente.

- Após retirar da geladeira, deixe em local  iluminado  mas sem luz direta do sol e a temperaturas entre 20 e 25˚C.  Verifique sempre a umidade, e caso esteja secando, reponha a umidade de preferencia pulverizando, já que o excesso de água pode levar ao desenvolvimento de fungos. 

- A germinação pode demorar de  30 a 60 dias.

Cultivo:

Se lembre, é uma planta de clima temperado, plante no lugar mais fresco de seu jardim, onde pegue bastantes horas de sol, mas nunca nas horas mais quentes do dia!

Pela mesma razão as raízes devem ser protegidas do sol e do calor. As plantas precisam da proteção de coberturas secas para evitar que a perda de água por evaporação seja muito grande. A terra ao redor do caule deve ser coberta com cascas secas.

Recomendamos o uso semanal de Fertilizante Milagre.

Boa opção também para bonsais.

MAIS INFORMAÇÕES E DICAS:

  • Mantenha a planta sempre em local protegido de ventos fortes.
  • Humidade: média. Irrigue regularmente sem permitir que o solo fique encharcado.
  • Temperatura ideal: 5-30˚C (clima tropical, subtropical e temperados). Tolera geadas e temperaturas maiores uma vez estabelecido.
  • Solo: Não é muito exigente. Qualquer solo com boa drenagem e  um mínimo de fertilidade é suficiente.

14 comentários:

  1. estes sao os misterios da vida vegetal que aos poucos elas por si propia vem para ajudar a umanidade que tanto se destroi a natureza enquanto o homem tira a vida elas reforça as vidas para que o ser umano desperte em sua consciencia e deixe de maltratar a natureza

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o ser humano tira a vida das plantas as plantas dão vida ao ser humano!...

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o ser humano tira a vida das plantas as plantas dão vida ao ser humano!...

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi Alex também quero, se encontrar me passa um e-mail no wsantana456@gmail.com ou no (44)991791297
      Obrigado.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Ando a tentar identificar o sexo da ginkgo! Com que idade ou tamanho da planta,se conseguirá perceber isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planta fêmea tem um odor fétido que vem da parte carnosa da semente qnd está apodrecendo. Os óvulos estão aos pares nas extremidades dos ramos.

      Excluir
  7. Olá. Coloquei as sementes na geladeira conforme recomendado, e hoje, após 1 mês, há aparecimento de fungos e talvez esteja começando a brotar... não consigo visualizar o buraco que escarifiquei... Estes fungos são normais? Se de fato gemrinar nos próximos 30 dias, coloco direto na terra?

    ResponderExcluir
  8. Onde compro sementes?
    14 991671891 whaWhats

    ResponderExcluir
  9. Aprecio semear novidades. Agora vou tentar o Ginkgo biloba. Rui

    ResponderExcluir
  10. Em quanto tempo leva para frutificar?
    Em que momento poderemos coletar as folhas ?
    Desde já agradeço pela atenção.
    João Carlos Silva.

    ResponderExcluir
  11. Posso plantar na calçada? A raiz não vai quebrar toda a calçada ou o muro?

    ResponderExcluir
  12. O que acontece se aparecer fungos? É ruim?

    ResponderExcluir