quinta-feira, 18 de julho de 2013

Proteas

[Protea%2520cynaroides1%255B3%255D.jpg]

A escolha do momento certo

O melhor tempo para semear é o Outono ou a primavera, quando a diferença entre as temperaturas durante o dia e a noite é de aproximadamente 12 C.

Prepare um copo de Liquido Germinador deixando a mistura em molho por 24 horas, e depois deixe as sementes nesse olho por 24 horas (ou seja são 24 horas para preparar o germinador e depois mais 24 horas das sementes em molho).

Plante as sementes a uma profundidade igual ao seu tamanho e molhe. Manter as sementes plantadas na semi-sombra, e proteger contra camundongos, pássaros, esquilos e grandes insetos (Sombrite a 50% funciona bem). Borrife as sementes diariamente e não permita que o substrato seque em nenhum momento.

Terra

Não plante as sementes em terra, utilize um substrato o preparado especial, recomendamos o nosso, formado por turfa canadense e perlita.

Água

A qualidade da água utilizada para a rega pode ter bastante influência na germinação. Não utilize água da torneira, já que o cloro prejudicará a germinação use água de chuva ou de poço artesiano desde que não seja água alcalina ou salina, já que ambas prejudicaram também a germinação.

Germinação

O período de germinação varia de 1 a 3 meses, dependendo da espécie. Os cotilédones aparecem primeiro e, em seguida, as folhas verdadeiras. Uma vez que as folhas verdadeiras apareçam, as mudas podem ser expostas a pleno sol.

Plantio

Tenha cuidado de não perturbar as raízes perturbadas durante o plantio no lugar definitivo. Se seu jardim tem solo bem drenado e ácido, e seu clima é livre de geadas, escolha um local ensolarado e plante as proteas, em furos quadrados de 500 mm de profundidade. As plantas jovens apreciam o solo muito bem drenado, pelo que seria bom misturar perlita ou vermiculita ao solo, ou usar o substrato de germinação no plantio.

Podem ser plantadas em vasos grandes. As proteases tão bem adaptadas às condições de vento, e gostam de ter livre circulação de ar ao redor delas.

Não utilize fertilizante químicos, já que as proteas estão adaptadas às condições pobres em nutrientes químicos, e fertilizantes ou adubos vão queimar sua sensível sistema radicular. Use Fertilizante Milagre ou outro fertilizante orgânico unicamente.

Os fungos representam uma grave ameaça para as proteas, e são causa de morte súbita em algumas espécies se eles atacam as raízes. Para evitar a exposição das plantas para infecções fúngicas, manter as plantas secas quando ela estiverem quentes. O que significa regar as plantas apenas no início fresco da manhã - nunca à noite. Além disso, molhe as plantas lentamente uma vez (ou duas vezes quando ainda são jovens) por semana durante uma hora. Regas mais frequentes, aumentam os riscos de infecções fúngicas.

Coisas a evitar

NÃO:

Permitir que as mudas sequem em momento nenhum durante a germinação, já que durante o crescimento inicial as raízes finas são muito vulneráveis

Regar diretamente com mangueira ou água forte durante a germinação. A água forte pode perturbar o solo ao redor das sementes e danificar as raízes finas

Germine as proteas em estufas ou lugares úmidos!

Alimente as plantas com fertilizantes químicos ou estrume já que as raízes são facilmente queimadas por fosfatos

Cave ou cultive em torno das plantas - as proteas podem morrer se seu delicado sistema radicular é perturbado

4 comentários: