sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Boldo da Bahia–Vernonia condensata

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f7/Boldo_baiano.jpg

O boldo-baiano, assa-peixe ou alumã (Vernonia condensata) é uma planta da família Asteraceae, das mais cultivadas em jardins e hortas brasileiros. A sua origem é africana, tendo sido trazido com os escravizados desde a época colonial.

É considerado como folha sagrada, abô, associado aos orixás ogum e oxala, nas "sobrevivências" da cultura africana no Brasil que constituem a etnomedicina e candomblés jêje-nagôs com o nome de Alumã, Àlùmón, Éwúró, nos rituais de iniciação, àgbó, banhos de purificação e sacudimentos. 1 2 3

As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.

Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.

A planta tem varios nomes nos diferentes estados do Brasil:

    Pernambuco: Aluman, Boldo Chinês, Boldo Japonês
    Bahia: Aloma, Alumã, Luman (diferenciar sinonímia de nome popular da Labiatae C. barbatus também conhecida como tapete de oxalá e boldo...paulista, brasileiro, japonês.
    Ceará: Alcachofra
    S. Paulo: Boldo Bahiano, Árvore do Pinguço
    Minas Gerais: Boldo Goiano

CULTIVO

A germinação não apresenta dificuldades, mas é irregular, cobrir apenas as sementes com substrato ou terra orgânica e leve, molhar e manter úmido, não olhado até a germinação.

Planta perene e tropical, adapta-se às regiões subtropicais não sujeitas a geadas intensas. Desenvolve se a sol pleno. Baixa exigência em irrigação. Tolera cultivo de sequeiro, mesmo em regiões com irregular distribuição de chuvas.

Requer solos bem drenados, profundos e com fertilidade de baixa para média, desde que se efetue adubação orgânica após a colheita de folhas.

O espaçamento deve ser de 02 X 02 metros (conforme o sistema de condução ou poda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário