quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gunnera manicata

Gunnera manicata

A Gunnera é uma das maiores e mais espetaculares e arquitetônicas plantas herbáceas do mundo, comumente chamada de Ruibarbo gigante. Suas folhas são realmente gigantescas, de 2 metros!

As plantas necessitam de uma grande quantidade de espaço para crescer, pois é difícil para restringir o seu tamanho.

GERMINAÇÃO e CULTIVO INICIAL

A melhor temperatura de germinação  20 a 27 °C .  Germina em 30 a 90 dias após o plantio.

Não deixe as sementes sofrem temperaturas abaixo de 10 °C .Não transplante  as mudas em o seu primeiro ano de crescimento.  Nunca deixe as plantas sequem ou expor ao sol direto ou completo

Semear a 2mm  de profundidade. Manter a terra o substrato muito úmido, mas sem alagar.

CULTIVO

Cultivar de preferencia na beira de um lago, riacho ou em áreas alagadas já que a Gunnera precisa de solos com umidade constante.

Pelo grande tamanho é melhor cultivar no solo que em vasos.

Cultivar em áreas de media sombra ou mais.

A Gunnera em áreas de altitude, e não gosta nem de frio nem de calor extremo, pelo que seu cultivo fora da região ideal será complicado.

Temperatura mínima –5 C

 

COMPRE SEMENTES DE GUNNERA, CLICANDO AQUI

5 comentários:

  1. Adquiri as sementes mas não tenho nenhuma garantia que irão germinar. Segundo normas do Ministério da Agricultura, sementes para serem comercializadas necessitam de informações como % de germinação, pureza, e data de validade das mesmas. Ou seja, precisa de um processo tecnico de produção que garanta essas informações alem de registro no Ministério da Agricultura o que no caso, não acontece....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por isso que eles vendem as sementes e não as mudas, sabem que as sementes não vão germinar

      Excluir
    2. Também fiquei um pouco preocupado. Achei que as sementes fossem mais robustas e maiores ja que vem só 10 no pacote... Mas sao menores que um Grão de areia e vem sem nenhuma informação ou garantia

      Excluir
  2. Nunca tentei germinar Gunnera e sei que é difícil, a taxa de germinação é sempre baixa - quando acontece.
    Mas duvido que seja possível aplicar os critérios da agricultura comercial em casos assim, Prof. Silvério. Sabe-se hoje "tudo" sobre o cultivo de uma centena de espécies e suas muitas cultivares, na medida da importância econômica de cada cultura.
    Para quem lida com ornamentais, a informação é mais escassa, frequentemente empírica e até escondida, segredo de produtor.
    Nessas situações, costuma ajudar o eventual parentesco da ornamental com alguma grande cultura. Por exemplo, muito do que se faz na cafeicultura vale para as Ixora, Mussaenda etc.
    Neste caso, a família é Gunneraceae e se não me engano, só tem essa espécie. Planta obscura, rara também na Natureza e "não parece com nada". Talvez seja ainda mais atraente por isso.

    ResponderExcluir
  3. Só agora vi que seu comentário tem mais de um ano. Germinaram? Espero que sim.

    ResponderExcluir