quinta-feira, 1 de maio de 2014

Jambu–Spilanthes oleracea

O Jambu é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Amazonas,do Acre e de Rondônia e pode se encontrar também no Pará. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático e em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagáscar. Também conhecida como agrião-do-Amazônia.

Uso em culinária

O jambu é muito utilizado nas culinárias amazonense, rondoniense, acriana e paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Pode-se preparar o jambu da mesma maneira que se prepara a couve refogada, cortando-a fininha e refogando-a no azeite com alho e sal a gosto e bacon cortado em cubinhos.

Uma de suas principais características é a capacidade de tremelicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos chineses. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional malgaxe romazave. É encontrado abundantemente no interior do Rio de Janeiro, no município de Trajano de Moraes.

Na Bahia, especialmente, é usado como erva de alto valor religioso com os nomes oripepé, pimenta-d'água e pingo-de-ouro.

Propriedades Medicinais

A planta é reconhecida como anestésica, diurética, digestiva,  antiasmática e antiescorbútica. Os seus capítulos possuem propriedades odontálgicas e antiescorbúticas.

GERMINAÇÃO e CULTIVO +++ IMPORTANTE+++

Semear na superfície em vasos ou bandejas contendo substrato ou terra orgânica.  Não cobrir as sementes, apenas apertar na superfície, já que eles precisam de luz para a germinação.

Sua germinação leva  de 7 a 14 dias desde que tenha uma temperatura mínima de  20-24 °C.

Transplante as mudas quando grandes o suficiente . Se for permitido o crescimento por muito tempo em vasos pequenos, as plantas murcharão rapidamente devido à falta de água e de nutrientes.

CORTE AS FOLHAS EXTERNAS E OS BROTOS TERMINAI AS 8 SEMANAS PARA PROMOVER AS RAMIFICAÇÕES.

Certifique-se de que o composto é mantido úmido o tempo todo.

Espaço  entre plantas 30cm.

Molhe regularmente até amadurecer.

O JAMBU prefere solos ricos e uma eventual cobertura de composto orgânico.

O sol Pleno é tolerado, desde que as plantas são irrigadas profundamente e muitas vezes. Uma pequena sombra pode reduzir a necessidade de água sem comprometendo o crescimento das plantas.

Um comentário:

  1. amo todas as flores mesmo se tem espinhos os espinhos fazem partes delas quando tem espinhos o cuidado em se aproximar é maior as vez sua beleza é tanta que esquecemos que elas pode ferir assim também sucede com muitas pessoas mas não deixamos de ama o amor e dadiva do criador ame com espinhos ou sem é so ter cuidado para não se ferir nem um nem outro

    ResponderExcluir