sábado, 24 de janeiro de 2015

LOTUS SAGRADO–Nelumbo nucifera

Nelumbo nucifera

Germinação e cultivo do LOTUS SAGRADO

O Lótus Sagrado é fácil de cultivar,  precisamos de um espelho d´água a sol pleno

A casca das sementes de Nelumbo é muito dura e impermeável. Na natureza, a semente “viaja” durante longo tempo pela água, batendo em pedras e na areia dos rios até sofrer rachaduras e iniciar a germinação, esse processo pode durar até decenas de anos ! Para germinar as sementes rapidamente precisamos simplemente simular este processo!

Como?  Usando uma lima de metal, lima-se a casca do lado para debasta-la, com cuidado para não danificar o nucleo (parte branca).

Este procedimento irá permitir que a umidade entre com mais facilidade e acelere a germinação

Coloque as sementes em um copo com água mineral morna  e coloque o copo num lugar ao sol.  Troque a água sempre que ficar turva. Lembre-se de adicionar água morna a cada troca.

A maioria das sementes brotarão rapidamente, mas algumas podem demorar  pouco mais, até 10 semanas, não desista. A água dever ser trocada sempreque ficar turva.  Quando os brotos estiverem com cerca de 10 cm de comprimento, é hora de transplanta-las.

Encha um vaso comum ( de preferência biodegradável , de fibra decôco, por exemplo)com terra argilosa e plante  asemente brotada na terra. Pegue outro recipiente  maior(como um balde) e coloque o vasinho com o broto já plantado dentro deste e preencha com água morna até cobrir o broto. Mantenha em pleno sol.

Lembre-se de trocar a água do pote maior para evitar a ocorrência de larvas de mosquitos.

Quando surgirem as primeiras folhas, o vaso com a planta deve ser transportado para o seu local definitivo (lago, espelho d’água). Verifique se a área escolhida recebe pelo menos seis horas de sol por dia.

O Nelumbo nucifera pode ser cultivado em diferentes tamanhos de recipientes, emvasos, banheiras, açudes e lagos. A planta se adapta ao tamanho do recipiente e é o tamanho deste que determinará o tamanho da planta.

COMPRE SEMENTES FRESCAS DE LOTUS SAGRADO  CLICANDO AQUI

2 comentários:

  1. Boa noite, comprei 15 sementes e as mesmas são totalmente diferente da descrição citada como sementes de lotus.
    As sementes enviadas são minúsculas e eu gostaria de saber como fazer para obter uma boa germinação.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Uma das sementes está flutuando. É normal?

    ResponderExcluir