terça-feira, 27 de outubro de 2015

Murta de Cheiro–Murraya paniculata

Murta de Cheiro 4Murta de Cheiro 8



  • Nome Científico: Murraya paniculata
  • Nomes Populares: Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins, Jasmin de Azahar
  • Família: Rutaceae
    Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
    Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
    Origem: Ásia, Índia, Malásia
    Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
    Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
    Ciclo de Vida: Perene

    A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

    USO Medicinal:
    • Indicações: Problemas intestinais, infecções, reumatismo, tosse
    • Propriedades: bactericida
    • Partes Utilizadas: folhas, raízes
    Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de-cheiro eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Adequada para cercas vivas formais ou informais, ela apresenta rápido crescimento quando jovem, que vai decrescendo com a idade, reduzindo sua manutenção. Para a formação de cercas vivas, plante as mudas distanciadas a meio metro umas das outras. Também é adequada para a arte do bonsai, devido às folhas pequenas e floração decorativa.

    A murta-de-cheiro é sensível a cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros pelo que deve ser evitado seu cultivo em áreas com cítricos.

    Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra,Cobrir o pote com claras de plástico para manter a umidade alta durante a germina o. em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio. Podas de formação e desfolhamento na primavera estimulam a renovação da folhagem e adensamento da planta. Aprecia o clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, sem no entanto tolerar geadas fortes. Adubações semestrais e suplementação com quelatos de ferro ajudam a prevenir a clorose férrica e fortificam a planta.

    GERMINAÇÃO -  PRE-TRATAMENTO

    COLOQUE AS SEMENTES EM ÁGUA DURANTE 3 DIAS ANTES DE SEMEAR.

    Semeei em saquinhos, a uma profundidade de 1 cm. Coloque 3 sementes por saquinho.

    Manter a umidade alta durante a germinação. Não deixar secar. Coloque os saquinhos num lugar com muita luz, mas sem luz solar direta.

    A germinação geralmente ocorre em 1 a 2 semanas mas pode demorar mais.

    O CRESCIMENTO INICIAL É LENTO, mas depois vai rápido,

    SE RECOMENDA O USO DE GA3 PARA A GERMINAÇÃO E DO FERTILIZANTE MILAGRE PARA A GERMINAÇÃO E CULTIVO.




    COMPRE SEMENTES DE MURTA DE CHEIRO CLICANDO AQUI

    fonte: jardineiro.net





    terça-feira, 20 de outubro de 2015

    MILHO– Todas as variedades

     

    Image result for milho plantamundoImage result for milho plantamundoImage result for milho plantamundoImage result for milho plantamundo

    Originário da América Latina, o milho é uma das gramíneas mais cultivadas, porque produz grãos de elevado valor nutritivo, é muito empregada na alimentação humana e principalmente, na dos animais. Como elemento integrante das rações balanceadas,
    é um dos fatores mais importantes na produção de carne, leite, ovos, além de outros alimentos de origem animal.
    O milho é monóico, porque possui as flores dos dois sexos na mesma planta. Os estigmas das espigas femininas são muito  compridos, parecendo fios de cabelos. Os grãos de milho ficam juntos, uns aos lados dos outros, recobrindo a sua espiga.

    IMPORTANTE.
    A germinação do milho não apresenta muitas complicações (não precisa de pre-tratamentos nem de escarificação) mas tem sim alguns "segredos" importantes a considerar:

    1) TEMPERATURA. O milho gosta de calor para germinar, acima de 20 graus. A melhor germinação se consegue com temperaturas de 25 graus,  mais do que isso e menos de 18 não é muito bom. Menos de 10 graus e mais de 35 e pode não ter NENHUMA germinação. Os milhos andinos são especialmente sensíveis a temperaturas muito elevadas na germinação.


    2) TRANSPLANTE. O milho não gosta de transplante, pelo que o melhor é plantar no lugar definitivo.

    PLANTIO.
    O milho deve ser plantado em solos bem drenados, para evitar que fique encharcado ou com poças d'água, o que seria muito  prejudicial à sua cultura. Além disso, os terrenos destinados ao seu cultivo devem ser férteis ou então bem adubados.
    Quando o solo for muito ácido, deve ser feita uma calagem, ou seja, a sua correção com o emprego de cal espalhada por toda a superfície.
    O terreno para sua plantação deve ser o mais plano ou menos acidentado possível, para evitar enxurradas e para facilitar  todos os trabalhos, inclusive o acesso à lavoura.
    Quando o terreno for em declive, o plantio deve ser feito em curva de nível, o que evita enxurradas que podem destruir  toda a plantação e que permite que a água da chuva penetre mais facilmente no solo, o que traz grandes benefícios para essa cultura.

    ÉPOCA PARA PLANTIO
    Em climas quentes pode ser plantado o ano todo, mas é bom evitar a semeadura nas épocas de calor extremo, em regiões de clima mais ameno pode ser plantado de agosto até dezembro.

    PREPARO DO SOLO
    Para o plantio do milho, devemos preparar o solo arando ou mexendo pelo menos a 20-30 cm de profundidade e depois quebrar os torrões e nivelar o solo, deixando-o pronto para o plantio.

    PLANTAÇÃO
    O milho deve ser plantado em linhas ou sulcos distanciados 1 m e nos quais são colocadas 1 semente de 20 em 20 cm.
    Elas devem ser cobertas por uma camada de 3-4cm de terra ou em covas separadas 1 m umas das outras.

    MANTER O SOLO LIVRE DE PLANTAS DANINHAS!

    COLHEITA
    Só deve ser feita quando o milho estiver com os grãos bem secos, o que podemos comprovar apertando um grão com a unha: se ele não ficar marcado é porque já está pronto e pode ser colhido.

    Fonte: ruralnews.com.br 

    sexta-feira, 9 de outubro de 2015

    GRAMA AMENDOIM–AMENDOIM FORRAGEIRO–Arachis pintoi

    Grama Amendoim 1

    Aprecia locais ensolarados. Suporta o pisoteio desde que não seja muito intenso. É perfeita para cobrir taludes e rampas.

    CULTIVO

    Preparar o terreno, aerando bem o solo, adicionando composto orgânico e adubos orgânicos de gado bem curtido, cerca de 1 kg/m2, incorporando bem e nivelando para o plantio.

    Semear em embalagens para mudas ou copinhos plásticos de 200 ou 300 ml, fazendo dois cortes no fundo para a saída da água de regas

    Utilize substrato para mudas ou composto orgânico, umedeça  e semee, enterrando as sementes a 1 cm de profundiade.

    Manter o cultivo protegido do sol direto, sempre conservando a umidade da terra. O Amendoim forrageiro apresenta razoável resistência à seca e ao frio e prefere solos de média a boa fertilidade.

     

    Quando as mudas estiverem desenvolvidas, levar para o canteiro preparado com espaçamento de 25 a 35 cm de distância, em linhas desencontradas (rapidamente será fechado o espaço entre elas, formando um denso tapete).

    Se recomendam regas frequentes nas épocas quentes ou quando não houver chuvas.

    Para fazer a propagação vegetativa de mudas basta separar as touceiras ou pelos raminhos enraizados, colocando em local definitivo.

    COMPRE SEMENTES DE GRAMA AMENDOIM CLICANDO AQUI

    CULTIVO DE RIZOMAS DE LUPULO

    • Plante os rizomas apenas recebidos para evitar que desidratem.




    Escolha o lugar de plantio. 
    Em áreas de clima temprado o cultivo é a pleno sol. No Brasul, se recomenda um lugar que receba 4-5 horas de sol direto diariamente, mas sem receber o sol nas horas do meio dia.
    Se recomenda que o lugar tenha muito espaço vertical, já que o Lúpulo pode crescer até 8 metros ou mais.
    SOLO BEM DRENADO. O Lúpulo não gosta de solos alagados!



    Prepare o solo, remova as ervas daninhas e as pedras.
    Fertilize o solo com materia orgánica, como borra de café ou folhas secas trituradas.

    Se recomenda um espaçamento de 1 metro entre cada rizoma.




    Plante os rizomas a 10 cm de produndidade, com MUITO CUIDADO de não danificar as brotações.  Plante os rizomas em forma horizontal com as raízes para baixo e as brotacões para acima.
    Cubra os rizomas com terra orgánica leve ou substrato, SEM APERTAR.
    MANTENHA ÚMIDO E MOLHE ABUNDANTEMENTE ATÉ QUE AS BROTACOÕES APAREÇAM NA SUPERFÍCIE.



    Quando as plantas começem a crescer uns 15 cm, tem que ser treinadas para crescer verticalmente subindo num arame ou armação semelhante.
    Corte as brotações danificadas ou que não pareçam sadias.
    Continue treinando as brotações para subir, até que elas não precisem de mais ajuda.
    De cada rizoma brotarão varias trepadeiras entre 2 e 4! 





    Cuide de suas plantas:
      Depois de alguns meses de crescimento, corte as folhas da parte de baixo até 1 metro de altura, isto evitará ou diminuirá o avanço de doenças desde o solo.

    Não deixe crescer  plantas danhinas na base de suas plantas de Lúpulo. Molhe diariamente, especialmente com altas temperaturas.
    Cuidado das plantas após a colheita
    Depois da colheita pode as plantas a 90 cm. A primeira geada matará a parte aérea das plantas, e após disso você deve cortar as plantas ao rás do solo e cobrir com palha pelo resto do inverno,
    Se sua área não tem geadas, o melhor será possivelmente retirar os rizomas da terra, e guardar numa sacola na geladeira para iniciar o ciclo novamente na primavera.

    Se deixou os rizomas na terra, na primavera terá que remover a terra e irrigar para facilitar uma nova brotação.

    terça-feira, 6 de outubro de 2015

    Purple Poppy Mallow– Papoula Roxa - Callirhoe involucrata

    Callirhoe_involucrata 1

    Germinação:

    Para as melhores taxas de germinação, deixe as sementes em água, durante uma noite, em seguida, misture as sementes com areia umedecida e guarde-os na geladeira durante 30 dias antes do plantio.

    Plantio:

    Retire as sementes da geladeira e deixe em molho em água por 2u horas antes de semear.
    Semear as sementes tratadas 1/2 cm  abaixo da superfície do solo. Plantar com espaçamento de 30-50 cm.
    Esta planta cresce bem em ambientes secos e rochosos, e solos povres.

    IRRIGAR COM MUITA MODERAÇÃO OU NÃO IRRIGAR SE SUA REGIÃO TEM BOAS CHUVAS.

    domingo, 4 de outubro de 2015

    Limão – Laranja – Tangerina – Lima – Lime – Citrus em geral

    1. DEIXE AS SEMENTES EM MOLHO POR 24 HORAS.                                                                                                                                           

      Se tem ácido giberelico, ainda melhor, deixe as sementes em molho por igual período.

    2. Coloque as sementes em um papel toalha úmido dobrado…ou MELHOR AINDA num filtro de café                         

      Coloque as sementes em um papel toalha úmido dobrado e então dobre-o novamente para que as sementes fiquem totalmente cobertas. É necessário que elas permaneçam úmidas durante todo o processo. Se elas secarem, talvez não germinem.
    3. Coloque o papel toalha em um saco de sanduíche ziplock.               

      Esse saco manterá as sementes úmidas, mas você também deve permitir um pouco de circulação de ar. É como se você estivesse criando uma pequena estufa para as sementes.
    4. Mantenha o saco com as sementes em um ambiente aquecido.

      • Germine-as em um local onde a temperatura permaneça entre 21° C e 24° C.
    5. Se necessário, umedeça novamente o papel toalha ou filtro.
                                                            
    Verifique as sementes periodicamente. Lembre-se que é essencial que elas estejam úmidas e aquecidas.
    6. Espere cerca de duas semanas.                                       
    As sementes de citrus levam cerca de duas semanas para germinar, embora esse tempo possa variar em alguns dias.
    7.

    Plante as sementes em vasos pequenos.                      

    Assim que elas terem rachado e você conseguir ver uma pequena raiz emergindo, elas precisam ser plantadas em um vaso pequeno com substrato para mudas. 

    8.Transplante


                                      Mova as plântulas para vasos maiores ou plante-as no solo após terem desenvolvido dois ou três conjuntos de folhas.

    Cultive laranjeiras em locais ensolarados com terra úmida mas NUNCA encharcada.

    quinta-feira, 1 de outubro de 2015

    MAGNÓLIA - Magnolia grandiflora

    Magnolia grandiflora

    A Magnolia grandiflora, também conhecida como magnólia-de-folha-perene, é uma planta impressionante, popular por suas grandes flores brancas e folhas largas e brilhantes. No entanto, cultivar a Magnolia grandiflora a partir de sementes exige certos cuidados específicos, especialmente no que diz respeito aos processos de escarificação e estratificação para garantir uma germinação bem-sucedida.

    1. Escarificação das Sementes

    A escarificação é um processo que visa amolecer ou quebrar a dureza das cascas das sementes, o que facilita a penetração de água e promove a germinação. A escarificação é necessária para a Magnolia grandiflora, pois suas sementes têm uma casca muito dura e impenetrável, que precisa ser tratada para permitir a germinação.

    Como fazer a escarificação:

    • Método físico: Uma maneira comum de escarificar as sementes de magnólia é usando uma lixa fina ou uma faca para arranhar a superfície das sementes. O objetivo é criar pequenas fissuras na casca sem danificar o embrião da semente. É importante ser cuidadoso para não danificar o interior da semente.

    • Método térmico: Outra forma de escarificar é submergir as sementes em água quente (cerca de 80-90°C) por 10-15 minutos e depois deixar esfriar. Esse tratamento pode amolecer a casca das sementes, facilitando a germinação.

    2. Estratificação das Sementes

    A estratificação é o processo de expor as sementes a condições de frio e umidade controlada por um determinado período para quebrar a dormência e promover a germinação. Este é um passo crucial no cultivo de Magnolia grandiflora, pois a semente precisa passar por esse processo para germinar com sucesso.

    Como realizar a estratificação:

    • Estratificação Fria (à Frio):
      1. Preparação das sementes: Após escarificar as sementes, coloque-as em um recipiente com uma mistura de areia, vermiculita ou turfa, mantendo a umidade. A proporção geralmente é de 1 parte de sementes para 3 partes de substrato úmido.
      2. Refrigeração: Coloque o recipiente com as sementes na geladeira (cerca de 4-5°C). Mantenha as sementes nesse ambiente por um período de 60 dias.
      3. Verificação periódica: Durante o período de estratificação, verifique periodicamente para garantir que o substrato permaneça úmido, mas não encharcado.
    • Estratificação Natural: Se você preferir, pode enterrar as sementes em um local ao ar livre, onde o clima frio do inverno fará a estratificação naturalmente. Essa é uma opção mais prática, mas você precisa estar atento às condições do solo e à proteção contra pragas e animais.

    3. Plantio das Sementes

    Após o período de estratificação (fria), as sementes de magnólia estarão prontas para serem plantadas. Aqui estão os passos para o plantio:

    1. Preparação do Solo: Escolha um solo bem drenado e ligeiramente ácido. A magnólia prefere solos ricos em matéria orgânica e bem ventilados. Prepare o local de plantio com bastante compostagem ou adubo orgânico.

    2. Plantio: Plante as sementes em vasos pequenos ou diretamente no solo, com uma profundidade de aproximadamente 2-3 cm. Se estiver plantando em vasos, use um substrato bem aerado, como uma mistura de turfa e perlita.

    3. Temperatura e Luz: A germinação ocorre melhor em temperaturas de cerca de 20°C a 25°C. Coloque as sementes em um local com luz indireta, mas sem exposição direta ao sol forte, que pode secar as sementes.

    4. Cuidados Pós-Germinação: Após a germinação, mantenha as mudas em um ambiente quente e úmido até que as plantas desenvolvam raízes fortes. A magnólia cresce lentamente, por isso é importante ter paciência durante essa fase. Quando as plantas atingirem um tamanho adequado, podem ser transplantadas para o local definitivo.

    5. Cuidados com a Planta Jovem

    A Magnolia grandiflora é uma planta que, apesar de crescer lentamente, se desenvolve bem quando plantada em solo bem drenado e exposta a sol pleno ou sombra parcial. Algumas dicas de cuidados incluem:

    • Regue as plantas regularmente, mas evite encharcar o solo.
    • Fertilize anualmente com fertilizantes orgânicos ou compostos ricos em nitrogênio.
    • Realize podas leves para remover galhos danificados ou doentes.

    Resumo do Processo de Germinação e Cultivo:

    1. Escarificação: Remova ou danifique a casca da semente para permitir a entrada de água.
    2. Estratificação Fria: Coloque as sementes em um substrato úmido e refrigere por 30 a 60 dias.
    3. Plantio: Plante as sementes em solo bem drenado após a estratificação.
    4. Germinação: Mantenha as condições ideais de temperatura e umidade até que as sementes germinem.
    5. Cuidado com as mudas: Transplante as mudas quando estiverem suficientemente fortes para crescer no ambiente externo.

    Com paciência e os cuidados necessários, você pode cultivar com sucesso uma magnólia de flores exuberantes e folhas decorativas.