terça-feira, 20 de outubro de 2015

MILHO– Todas as variedades

 

Image result for milho plantamundoImage result for milho plantamundoImage result for milho plantamundoImage result for milho plantamundo

Originário da América Latina, o milho é uma das gramíneas mais cultivadas, porque produz grãos de elevado valor nutritivo, é muito empregada na alimentação humana e principalmente, na dos animais. Como elemento integrante das rações balanceadas,
é um dos fatores mais importantes na produção de carne, leite, ovos, além de outros alimentos de origem animal.
O milho é monóico, porque possui as flores dos dois sexos na mesma planta. Os estigmas das espigas femininas são muito  compridos, parecendo fios de cabelos. Os grãos de milho ficam juntos, uns aos lados dos outros, recobrindo a sua espiga.

IMPORTANTE.
A germinação do milho não apresenta muitas complicações (não precisa de pre-tratamentos nem de escarificação) mas tem sim alguns "segredos" importantes a considerar:

1) TEMPERATURA. O milho gosta de calor para germinar, acima de 20 graus. A melhor germinação se consegue com temperaturas de 25 graus,  mais do que isso e menos de 18 não é muito bom. Menos de 10 graus e mais de 35 e pode não ter NENHUMA germinação. Os milhos andinos são especialmente sensíveis a temperaturas muito elevadas na germinação.


2) TRANSPLANTE. O milho não gosta de transplante, pelo que o melhor é plantar no lugar definitivo.

PLANTIO.
O milho deve ser plantado em solos bem drenados, para evitar que fique encharcado ou com poças d'água, o que seria muito  prejudicial à sua cultura. Além disso, os terrenos destinados ao seu cultivo devem ser férteis ou então bem adubados.
Quando o solo for muito ácido, deve ser feita uma calagem, ou seja, a sua correção com o emprego de cal espalhada por toda a superfície.
O terreno para sua plantação deve ser o mais plano ou menos acidentado possível, para evitar enxurradas e para facilitar  todos os trabalhos, inclusive o acesso à lavoura.
Quando o terreno for em declive, o plantio deve ser feito em curva de nível, o que evita enxurradas que podem destruir  toda a plantação e que permite que a água da chuva penetre mais facilmente no solo, o que traz grandes benefícios para essa cultura.

ÉPOCA PARA PLANTIO
Em climas quentes pode ser plantado o ano todo, mas é bom evitar a semeadura nas épocas de calor extremo, em regiões de clima mais ameno pode ser plantado de agosto até dezembro.

PREPARO DO SOLO
Para o plantio do milho, devemos preparar o solo arando ou mexendo pelo menos a 20-30 cm de profundidade e depois quebrar os torrões e nivelar o solo, deixando-o pronto para o plantio.

PLANTAÇÃO
O milho deve ser plantado em linhas ou sulcos distanciados 1 m e nos quais são colocadas 1 semente de 20 em 20 cm.
Elas devem ser cobertas por uma camada de 3-4cm de terra ou em covas separadas 1 m umas das outras.

MANTER O SOLO LIVRE DE PLANTAS DANINHAS!

COLHEITA
Só deve ser feita quando o milho estiver com os grãos bem secos, o que podemos comprovar apertando um grão com a unha: se ele não ficar marcado é porque já está pronto e pode ser colhido.

Fonte: ruralnews.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário