terça-feira, 27 de outubro de 2015

Murta de Cheiro–Murraya paniculata

Murta de Cheiro 4Murta de Cheiro 8



  • Nome Científico: Murraya paniculata
  • Nomes Populares: Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins, Jasmin de Azahar
  • Família: Rutaceae
    Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
    Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
    Origem: Ásia, Índia, Malásia
    Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
    Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
    Ciclo de Vida: Perene

    A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

    USO Medicinal:
    • Indicações: Problemas intestinais, infecções, reumatismo, tosse
    • Propriedades: bactericida
    • Partes Utilizadas: folhas, raízes
    Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de-cheiro eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Adequada para cercas vivas formais ou informais, ela apresenta rápido crescimento quando jovem, que vai decrescendo com a idade, reduzindo sua manutenção. Para a formação de cercas vivas, plante as mudas distanciadas a meio metro umas das outras. Também é adequada para a arte do bonsai, devido às folhas pequenas e floração decorativa.

    A murta-de-cheiro é sensível a cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros pelo que deve ser evitado seu cultivo em áreas com cítricos.

    Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra,Cobrir o pote com claras de plástico para manter a umidade alta durante a germina o. em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio. Podas de formação e desfolhamento na primavera estimulam a renovação da folhagem e adensamento da planta. Aprecia o clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, sem no entanto tolerar geadas fortes. Adubações semestrais e suplementação com quelatos de ferro ajudam a prevenir a clorose férrica e fortificam a planta.

    GERMINAÇÃO -  PRE-TRATAMENTO

    COLOQUE AS SEMENTES EM ÁGUA DURANTE 3 DIAS ANTES DE SEMEAR.

    Semeei em saquinhos, a uma profundidade de 1 cm. Coloque 3 sementes por saquinho.

    Manter a umidade alta durante a germinação. Não deixar secar. Coloque os saquinhos num lugar com muita luz, mas sem luz solar direta.

    A germinação geralmente ocorre em 1 a 2 semanas mas pode demorar mais.

    O CRESCIMENTO INICIAL É LENTO, mas depois vai rápido,

    SE RECOMENDA O USO DE GA3 PARA A GERMINAÇÃO E DO FERTILIZANTE MILAGRE PARA A GERMINAÇÃO E CULTIVO.




    COMPRE SEMENTES DE MURTA DE CHEIRO CLICANDO AQUI

    fonte: jardineiro.net





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário