terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

BAOBÁ - BAOBAD - Adamsonia digitata


O baobá é uma árvore perene, nativa da África, que produz flores brancas e frutos utilizados medicinalmente. Ela possui um tronco espesso e curto, com galhos que se parecem com raízes, e criar uma a partir de sua semente é um projeto simples para se fazer em casa. Porém, apesar de não precisarem de muito cuidado ou manutenção, a taxa de germinação das sementes é naturalmente bastante baixa, sendo necessário plantar várias sementes para melhorar o sucesso.


Instruções

  1. Raspe a superfície das sementes com um lixador de unha, mas somente o suficiente para expor a camada interna branca que elas possuem. Esse processo é conhecido como escarificação e é imprescindível para facilitar que a umidade passe através da casca dura das sementes.

  2. COLOQUE AS SEMENTES EM MOLHO ÁGUA MORNA POR 72 HORAS. Se tiver GA3 (Ácido giberélico*) MUITO MELHOR. * a venda na Plantamundo

  3. Utilize substrato para mudas, ou terra leve. Preencha a bandeja de germinação. Se a temperatura ambiente é fria coloque a bandeja acima da geladeira,

  4. Remova-as da água e enterre-as 1-2 cm no solo da bandeja.

  5. Umedeça uniformemente o solo da bandeja com água morna. A água fria pode causar o amortecimento das sementes.

  6. Posicione a bandeja de germinação em um local onde ela receba luz indireta, como em uma janela.

  7. Continue a regar as sementes com água morna uma vez durante a manhã e outra durante a tarde. SEM ENCHARCAR

  8. Seja paciente. Podem demorar de 1 a 2 semanas para germinar ou mais. Quando brotarem e estiverem acima do solo, aumente gradualmente a quantidade de luz a que elas são expostas por uma semana, a cada dia.

  9. Mova as mudas para o exterior, em uma área em que recebam sombra parcial durante a tarde, quando elas tiverem alcançado uma altura de pelo menos 40 a 50 cm. 

  10. Incorpore uma camada de 5 a 10 cm de partes iguais de areia limpa e cascalho ao solo trabalhado. Plante uma muda de baobá no solo e regue-o quando estiver ficando seco.


14 comentários:

  1. Ótimas instruções! Gostaria de saber mais sobre quando transferir a muda para local definitivo, bem como condições ideais e seguras para o desenvolvimento desta árvore. Obrigada por nos ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de um número de watshap

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como conseguir sementes dessa espécie de Baobá para poder plantar

    ResponderExcluir
  4. Acabei de adquirir uma semente: fiquei surpresa! Depois conto se deu certo o plantio. Será plantada em Peri-Mirim Maranhão, no Sítio Boa Vista de Ana Cléres.

    ResponderExcluir
  5. Na nossa propriedade no municipio de Sanharo- Pe existe um exemplar de Baoba BICENTENNARIO que flora todos os anos. quem quizer sementes pode nos enviar pedidos que podemos enviar. No momento podenos conseguir alguma coisa pois ja passou a epoca de frutificaçao e madurewcinento dos frutos que ocorre no primeiro semestre do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, como entro em contato, adoraria sementes de baobá!!

      Excluir
    2. Bom dia!
      Como consigo isso com vcs??? qual o contato ????
      Abraços,
      Rodrigo

      Excluir
  6. Acabei de adquirir 40 sementes do baobá. Ainda estou estudando como melhor semear, pois notei que o cultivo desta planta exótica foge ao padrão habitual das demais. seguirei as instruções aqui definidas. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas orientações. Sugiro adicionar: a casca é muito dura, dureza de madeira. Nesse caso , lixa de unha não é suficiente para remover a casca até atingir a parte branca . Ainda seria bom incluir imagens para ajudar nos que somos iniciantes . Grato.

    ResponderExcluir
  8. Segui as orientações e não deu certo. Entro em contato para conseguir mais orientações e só o que obtive foi de novo o link desta página. Sugiro que vocês procurem orientações em outro lugar antes de comprar. É o que farei.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de enviar uma foto para ter certeza se essa planta é um Baobá,tem como?

    ResponderExcluir
  10. Srs bom dia!
    Preciso de uma informação, sobre a sementes de baobá, qual a quantidade que tem que lixar a semente, tirei quase a casca toda, coloquei na água e derreteu toda.
    Vcs poderiam dá uma explicação como proceder?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem uma dica de mistura de substrato ideal para o baobá?

    ResponderExcluir