quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

BORRAGEM - Borago officinalis




A Borragem, (Borago officinalis)  é uma planta herbácea anual mediterrânea, nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a seguir naturalizada em toda a Europa e América do Norte

Os Celtas achavam que a Borragem dava coragem pois devido aos seus componentes produz no corpo uma sensação hilariante, levantando a moral e ajudando a combater depressões. No entanto só é eficaz enquanto fresca pois seca perde a maioria das suas propriedades.

Na culinária a folha da Borragem é muito utilizada em dietas sem sal devido à sua riqueza em cálcio e outros sais minerais. As folhas jovens podem ser utilizadas em sopas, saladas e com queijos frescos e têm um sabor semelhante ao sabor do pepino, no entanto, não devem ser consumidas em grandes quantidades, pois contêm ácido oxálico e pequenas quantidades de alcaloides tóxicos. As folhas podem ser panadas com ovo e farinha e depois fritas. As folhas de Borragem podem também ser cozinhadas como os espinafres: fervidas em água com sal e depois temperadas com azeite, são indicadas para pessoas delicadas, doentes e convalescentes.



As suas flores atraem bastantes abelhas, sendo excelentes para atrair estas fabulosas polinizadoras.

GERMINAÇÃO 

A borragem é propagada por sementes, que devem ser semeadas de preferência no local definitivo, pois geralmente não suporta bem o transplante. Deve ser semeada a uma profundidade de 1 cm e a germinação ocorre em aproximadamente 1 semana a 10 dias.

A temperatura ideal de germinação é de 16-17 graus, pelo que em áreas quentes deve ser semeada no outono ou inverno.

CULTIVO

Aprecia os climas amenos ou frio, com temperaturas entre 4°C e 25°C, sendo uma planta resistente a geadas e baixas temperaturas, mas conseguimos cultivar ela sem problemas aqui no Rio de clima ultra tropical!!

O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 50 cm, ou mais se o solo for bastante fértil e menos se o solo for mais pobre. É uma planta que pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras, decorando os espaços com as suas folhas e flores tão decorativas.

Precisa de solo rico em matéria orgânica e muito bem drenado, água demais é muito prejudicial pra esta planta.

COMPRE SEMENTES DE BORAGO CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário