sábado, 26 de março de 2016

ACEROLA - Malpighia glabra

 

Germinação
 
A semeadura pode ser feita em caixa de madeira ou plástico, utilizadas como bandeja germinadora. Coloque a mesma em um lugar com muita luz, mas sem contato direto com o sol, pelo menos nas horas mais quentes do dia.

 A proteção contra a insolação direta e as regas diárias são práticas indispensáveis ao sucesso na germinação das sementes

Use substrato especial para sementes, ou terra orgânica de boa qualidade e peneirada. Enterre as sementes a 1/2 centímetro de profundidade e molhe diariamente.

        Seja paciente! A germinação pode demorar de 20 a 150 dias; e seu índice é de apenas 20 a 30%, em virtude da ocorrência frequente de abortamento do embrião.

     Cultivo

     Quando as mudinhas tenham   7-8 cm, podem ser transplantas a saquinhos individuais, com muito cuidado para não mexer nas raízes. Acostumar as mudinhas ao sol lentamente.

    O controle das plantas daninhas é uma prática indispensável. 

    Podas de Formação e Corretivas

    As podas na cultura da acerola são fundamentais, em regiões tropicais a planta chega até 9 safras/ano, com colheitas diárias. Podas de formação, limpeza e drásticas bem executadas facilitarão os tratos culturais e na colheita.
Após o pegamento da muda no local definido, serão necessárias podas de formação para conduzi-las em haste única até a altura de 30-40 cm do solo. Esta haste após podada a gema apical, deverá ficar entre 50 a 60 cm de altura, sendo com isto estimulada a brotação das gemas laterais. Estas gemas originarão ramos laterais dos quais serão escolhidos 3 ou 4 ramos equidistantes, com alturas diferentes na metade superior da haste permitindo simetria e equilíbrio físico entre os ramos.

     Também é importante podas corretivas a fim de eliminar as brotações que surgem nos três ou quatro ramos principais, especialmente os que se dirigem para o solo. Esta poda é para evitar que os ramos cubram o solo na área da projeção da copa e atrapalhe na prática de cultura – irrigação, adubação e cobertura morta.

     A poda drástica tem sido executada uma vez ao ano, quando a planta já adulta, encontra-se em repouso vegetativo, o que acontece no período de chuva no Norte/Nordeste ou no inverno para outras regiões.

     Essa poda é feita visando reduzir a altura da copa em 1,5 a 2,0m, cortando os galhos mais vigorosos e mal localizados, facilitando a operação de colheitas que se concentram na primavera e verão.

       Irrigação

     A irrigação no cultivo da acerola tem sido usada especialmente em regiões com problemas de insuficiência e/ou má distribuição de chuvas (abaixo de 1.600mm anuais). Á medida que se reduz a disponibilidade de água, diminui o crescimento do sistema radicular e da parte aérea da planta, porém a água em excesso provoca diminuição da qualidade do fruto, reduzindo os teores de vitamina C. o uso da irrigação de forma racional permite no mínimo a duplicação da produção e o aumento no número de safras.

      Nutrição, Adubação e Calagem

      Apesar da acerola ser uma planta rústica e facilmente adaptável aos mais variados tipos de solo, requer manejo correto quanto à adubação e nutrição das plantas
.
      Se ressalta a conveniência de suprir fartamente a aceroleira de elementos maiores, principalmente o nitrogênio, sugerindo a aplicação da fórmula 14-4-10, duas vezes por ano, nos dois primeiros anos da implantação do pomar.
Os adubos devem ser distribuídos em circulo sobre a superfície do terreno, na projeção da copa.

      Na adubação orgânica, apesar das poucas experiências realizadas, seu uso é recomendável principalmente por ocasião do plantio e, depois, duas vezes por ano em cobertura sob a projeção da copa. Deve ser incentivado nos solos arenosos da região semi-árida do Nordeste, em virtude da sua pobreza em matéria orgânica e pela proteção que essa adubação oferece contra a insolação 
direta e a consequente evaporação.

      Solos

      Estudos realizados relatam que a aceroleira apresentou um sistema radicular mais vigoroso nos solos com pH na faixa de 5,5 a 6,5. As árvores cresceram com maior vigor, apresentaram uma folhagem verde-escuro e propiciaram, maior produtividade.

      Produção e produtividade

      As plantas oriundas de sementes, começam a produzir cedo, ou seja, 2 a 2,5 anos após o plantio, e frutificam três a quatro vezes ao ano. 

Fonte: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/aceroleira.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário