terça-feira, 26 de abril de 2016

GERBERA

GERMINAÇÃO.

TEMPERATURA IDEAL DE GERMINAÇÃO 23-25 GRAUS. Temperaturas acima ou abaixo desses valores podem diminuir ou até inibir a germinação.

 Etapa 1: Preparar Bandejas: Encha as bandejas ou vasos com substrato apropriado para plantas. Umedeça o meio com água.

Etapa 2: Use um palito de dentes para fazer um orifício no meio de plantação. Plante as sementes com a parte final apontando para baixo e a parte que parece uma pequena escova para acima, saindo apenas na parte superior do solo.

Etapa 3: Manter as sementes úmidas, mas não alagadas, e acima de 21 graus, com oito ou mais horas de luz por dia. A maneira mais fácil de fazer isso é cobrir as bandejas com um plástico transparente e colocar ela numa janela luminosa ou sob as luzes. Quando as sementes germinem em 1 a 3 semanas, remova a tampa plástica mas mantenha as mudas úmidas.

Etapa 4: Transplante.  Após a Gérbera desenvolverem dois conjuntos de folhas verdadeiras, você pode transplantar cuidadosamente as plantas para vasos maiores.


PLANTIO O solo para o plantio de gérbera deve contar com boa drenagem, pois a planta não tolera encharcamentos. O nível de fertilidade do solo deve ser de médio a alto e o pH ligeiramente ácido. Use a adubação orgânica ou a combinação NPK na proporção 4-10-8.

VASOS Com tradição de plantio em solo, hoje a gérbera tem seu cultivo mais indicado em vasos por evitar a ocorrência de doenças e facilitar a nutrição da planta. Para conseguir um crescimento mais acentuado das hastes florais, recomenda-se o uso de substratos compostos de vários tipos de materiais. Fibras de coco são vendidas em lojas de implementos e insumos agrícolas.

ESPAÇAMENTO Cultivos em solo devem ter covas abertas, com capacidade para três a cinco litros – o equivalente a 0,15 a 0,2 metro de diâmetro e espaçamento em torno de 0,3 a 0,4 metro.

CUIDADOS Sem excesso, regue o plantio de gérberas de uma a duas vezes por semana. Dê preferência para fazer as irrigações durante os períodos mais secos. Estimule o surgimento de novas brotações com a realização, na fase final da floração, de podas rentes ao solo. Também é necessária a prática de podas de limpeza com o objetivo de retirar da planta as folhas velhas ou mortas.

FLORAÇÃO De um a dois meses após o plantio, a gérbera floresce. A planta pode ser mantida em vaso por dois anos, período que coincide com o do uso do substrato. No cultivo para corte, as hastes devem atingir de 0,3 a 0,4 metro.

SOLO: fértil e com boa drenagem

CLIMA: seco

ÁREA MÍNIMA: plantio pode ser em vaso

FLORAÇÃO: ciclo total de cultivo é de dois anos


Fonte:Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário