sexta-feira, 3 de junho de 2016

ROSA - Todas as espécies e variedades - RUGOSA - CANINA e outras

As Sementes do rosa têm uma profunda dormência, isso requer um certo grau de paciência para superar mas é geralmente bastante fácil de obter elevados níveis de germinação, se os métodos corretos são seguidos.

Prepare primeiro um substrato para ser misturado com as sementes, este pode ser uma mistura de composto e perlita, ou substrato para mudas e perlita com um pouco de areia. O substrato escolhido precisa estar úmido (mas não molhado), esprema a água extra apertando com a sua mão, se ficar úmido demais suas sementes podem afogar e morrer. Misture as sementes no substrato, considerando que tem que ter suficiente volume de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura com as sementes em um saco plástico transparente (saquinhos para freezer, especialmente sacos zip-lock são muito úteis para isto)  se não é um tipo de zip-lock o saquinhoprecisa estar frouxamente amarrado para conservar um pouco de ar dentro. Escreva a data no saco para que você saiba quando o tratamento foi iniciado.

Colocar o saco de sementes preparados na parte mas fria da geladeira não no freezer (4 graus Celsius) durante um período de 12 a 16 semanas. Durante este tempo certifique-se de que o médio com as sementes não seque, ou ele será ineficaz!

É perfeitamente possível que as sementes germinem no saco na geladeira, se isso acontecer basta retirar do saco e planta-las cuidadosamente. Quando o período de pré-tratamento tenha terminado a semente deve estar pronto para ser plantadas. Pequenas quantidades podem ser semeadas em vasos ou bandejas cheias de sementes com um composto de boa qualidade. Cobrir as sementes com uma fina camada de composto não mais do que 1 cm de profundidade.

Não exponha as sementes semeadas recentemente a altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius). Manter as mudas bem regadas e livre de plantas daninhas. O crescimento no primeiro ano é geralmente entre 15 e 30 cm dependendo dos tratos culturais e clima. As mudas estarão prontas para o plantio em uma posição permanente em 1 a 2 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário