quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ENDIVIA - ENDIVIAS - CHICÓRIA - Todas as variedades - Chicorium sp



Pre-tratamento de Germinação

Coloque as sementes na geladeira por 4 semanas antes de semear. 

A temperatura ideal de germinação é de 10 a 15 graus, assim que deve ser plantada no inverno em climas mais quentes.

Clima

A temperatura ideal para cultivar endivias se situa entre 12°C e 18°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais baixas e outros que toleram temperaturas um pouco mais altas. Temperaturas acima de 25°C geralmente induzem a planta a produzir folhas menos desenvolvidas e a florescer precocemente.

Luminosidade

As endivias e chicórias podem crescer sob sol direto ou na sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. As folhas de plantas cultivadas sob sol direto e altas temperaturas normalmente ficam mais amargas.

Solo

As plantas precisam de solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo vai de 5,5 a 7. Não é necessário que o solo seja rico em nitrogênio.

Irrigação

A chicória deve ser irrigada com frequência para que o solo não resseque.

Plantio

As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou módulos, e o transplante pode ser feito quando as mudas têm de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados ou no fim da tarde, principalmente se a temperatura ambiente está alta, pois a muda pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.
As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno. Posteriormente algumas mudas podem ser transplantadas ou colhidas para que se fique com o espaçamento adequado.
O espaçamento recomendado depende do cultivar e das condições de cultivo, indo de 20 a 30 cm entre as linhas de plantio e 15 a 30 cm entre as plantas para almeirões e radicchios, e de 30 a 50 cm entre as linhas de plantio, com 25 a 40 cm entre as plantas, para endívias ou escarolas.
As chicórias também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras de tamanho médio ou grande.



Branqueamento das folhas de chicória usando vasos para cobrir as plantas
Branqueamento das folhas de endivia usando vasos para cobrir as plantas

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem competindo por recursos e nutrientes.
Uma prática que pode ser realizada em endivias é o branqueamento ou estiolamento. Tem o objetivo de deixar as endivias menos amargas, mais claras e mais tenras, e consiste de deixar as plantas privadas de luz antes da colheita, durante aproximadamente 15 dias. Para tal existem diversos métodos, como amontoar e amarrar as folhas externas de forma a privar as folhas mais jovens de luz, colocar um objeto (por exemplo um prato ou vaso) sobre o centro de cada planta, ou cultivar em vaso e cortar todas as folhas da planta, deixando que a planta rebrote em um local escuro até o momento da colheita.

Colheita

A colheita pode ocorrer de 50 a 100 dias depois da semeadura, dependendo do cultivar plantado e das condições de cultivo. Os cultivares que têm folhas soltas podem ter estas colhidas individualmente quando necessário. As plantas que são totalmente cortadas na colheita, podem rebrotar e proporcionar novas colheitas.

 FONTE: HORTA.INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário