sábado, 17 de junho de 2017

ÁRVORE DE JUDAS - ÁRVORE DO AMOR - OLAIA - Cercis siliquastrum

A olaia ou árvore-de-judas ou ainda árvore do amor (Cercis siliquastrum) é uma árvore pequena com 10 a 15 m de altura, nativa do sul da Europa e sudoeste asiático, comum na Península Ibérica, sul de França, Itália, Grécia e Ásia Menor, que forma uma árvore baixa com uma copa achatada. No início da primavera fica coberta com uma profusão de flores arroxeadas, que aparecem antes das folhas. 
 
As folhas são reniformes e caducas. As flores são comestíveis e têm um sabor acidulado. Podem ser comidas em saladas. A árvore era frequentemente incluída em herbários dos séculos XVI e XVII.
 
Diz-se que foi nesta árvore pequena e com poucos ramos que Judas Iscariotes se enforcou após ter traído Cristo, mas o seu nome poderá também derivar de "árvore da Judeia", nome da região onde a árvore era comum.

GERMINAÇÃO 

Pre-tratamento

IMPORTANTE: Sem o pre-tratamento é provável que 10% ou menos do que as sementes germinem!

Coloque as sementes em um recipiente à prova de calor e despeje água quente quase fervente e deixe de molho entre 24 horas. As sementes que tem sido tratadas com êxito terão inchado cerca de 2 a 3 vezes o seu tamanho anterior. Remova todas as sementes inchada já que estas serão danificados por novos tratamentos. Estas sementes devem ser colocados em um saco plástico e colocado na geladeira para armazenamento temporário. O tratamento de água quente pode ser repetido até 3 vezes, tornando a água um pouco mais quente de cada vez.

Agora as sementes necessitam de um período de frio para quebrar a parte final da dormência, isso é facilmente feito colocando as sementes com um mix de drenagem livre úmido (perlita ou areia de rio) colocando o saco na geladeira durante pelo menos 1 semana. É perfeitamente possível que as sementes germinem no saco mesmo na geladeira, nesse caso basta retirar as sementes germinadas do saco e cuidadosamente planta-las.

​Depois de uma semana na geladeira as sementes estão prontas para ser plantadas em vasos ou bandejas com um composto ou substrato de boa qualidade e cubra com uma fina camada de composto não mais de 5 mm de profundidade

As sementes germinam normalmente em uma semana a dez dias a 15-20°C. É importante que as temperaturas não sejam muito superiores ou a germinação será reduzido. 


As raízes são delicadas e mudas devem ser individualmente envasadas logo que possível desde plantas rapidamente se tornam intolerantes de perturbação de raiz.

CULTIVO

 - Suporta temperaturas baixas, mas prefere climas cálidos.

- Requer muita luz solar.

- Necessita solos alcalinos, profundos e muito bem drenados.

- Resiste bem a seca.

- Não suporta o alagamento.

- Não resiste geadas prolongadas, mas suporta até -10ºC.

- Sofre com o vento, que pode quebrar os galhos.

- A Olaia tolera a poda, necessária as vezes para que a árvore tenha uma forma harmoniosa, ou para que adote a forma de um pequeno arbusto.

- Não se deve podar severamente todos os anos. Podar em dias secos y de calor, na primavera ou no verão.

 

3 comentários:

  1. Quanto tempo demora para dar flor? Tenho duas plantadas en vasos ha quatro anos....Obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  2. olá, obrigada pelas dicas de plantio! Gostaria de saber a altura de colher sementes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Tenho interesse por essa planta. como faço para estudá-la melhor? Você tem alguma dica que possa oferecer?

    ResponderExcluir