terça-feira, 20 de junho de 2017

TILIA

As sementes de Tilia têm uma profunda dormência dentro delas, a germinação requer um grau de paciência mas é bastante fácil de obter elevados níveis de germinação se os procedimentos corretos são seguidos.

Prepare primeiro um substrato (pode ser uma mistura de perlita, areia e vermiculita) para colocar as sementes. O substrato escolhido precisa estar úmido (mas não molhado!). Misture as sementes no substrato, tendo a certeza de que a tem suficiente volume de material para manter as sementes separadas.

Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos tipo  zip-lock). Escreva a data no saco para que você saiba quando o pré-tratamento foi iniciado.

As sementes primeiro exigem um período de pré-tratamento de aquecimento e precisam ser mantidos em temperaturas de 20 grados Celsius por um período de pelo menos 16 semanas (não é crítico se ele dura uma semana ou duas mais do que isso). Durante este tempo certifique-se de que o substrato utilizado não seque em qualquer fase ou ele será ineficaz!
 

Depois as sementes necessitam de um período de frio para quebrar a parte final da dormência, isso é facilmente alcançado colocando o saco na geladeira a 4 graus Celsius, durante pelo menos 16 semanas. É perfeitamente possível que  as sementes germinem no saco na geladeira, se assim for, basta retirar do saco e cuidadosamente planta-las.

Quando o período de pré-tratamento tenha terminado as sementes estarão  prontas para ser plantadas. As mesmas podem ser semeadas em vasos plásticos descartáveis ou bandejas, usando um substrato para mudas de boa qualidade e cobrindo com uma fina camada do mesmo de não mais de 1 cm de profundidade. 


As sementes não germinadas podem ter todo o processo repetido novamente para ativar mais sementes a germinar. 


Não exponha as sementes semeadas recentemente a altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius). Manter as mudas bem regadas e livre de plantas daninhas. O crescimento no primeiro ano é normalmente entre 10 e 50 cm em função do tempo de germinação e técnicas culturais e o desenvolvimento de mudas normalmente não apresenta problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário