segunda-feira, 24 de julho de 2017

PAPOULA AZUL - Meconopsis betonicifolia


A Papoula azul do Himalaia, Meconopsis betonicifolia - é uma dessas plantas que capta a imaginação, mas sua germinação e cultivo não são fáceis, nem adianta colocar as sementes na terra, e esperar que germinem, sem seguir o Manual!

As sementes precisam ser estratificadas antes de semear. Coloque as sementes num filtro de café, previamente molhado e enxugado, dobre cuidadosamente e coloque-o dentro de um saco plástico zip lock e coloque o mesmo na gaveta de saladas da geladeira por 1 mês, a fim de quebrar a dormência natural das sementes.

Após este período de tratamento a frio, utilize composto para mudas  previamente esterilizado  para semear as semente. Molhe cuidadosamente o mesmo e deixe escorrer.

Remova as sementes do filtro de café e coloque-as na superfície do composto molhado, pressione suavemente, não cobrir!! As sementes de Meconopsis requerem luz para iniciar a germinação!!
Coloque as sementes num lugar luminoso, mas sem sol direto. A germinação tem ser em um quarto frio com temperaturas de não mais que 18 graus Celsius. Mantér um nível constante de umidade é muito importante e em nenhum momento o substrato pode secar ou encharcar.





Você pode desejar para cobrir o seu tabuleiro com uma folha de plástico transparente para ajudar a manter a umidade mas este deve ser retirado em os primeiros sinais de germinação para evitar a incidência de infecções fúngicas rots.

A germinação deve ocorrer entre 2 e 4 semanas e logo que as plantas desenvolver seu segundo conjunto de "verdadeiro" estarão prontos para o transplante.



É bom misturar perlita no substrato do lugar definitivo para ajudar a melhorar o sistema de drenagem.
Se as condições forem adequadas as plantas jovens podem agora ser transferidos para fora mas certifique-se de que eles sejam protegidos de chuva pesada, luz solar direta e lesmas.

Uma vez que eles cheguem até cerca de cerca de 15-20 cm de altura que podem ser plantadas fora em suas posições permanentes, mas lembre-se, ao longo de todo o período de crescimento - NÃO DEIXE QUE ELES SEQUEM!

Na cova deve adicionar-se humus e matéria orgânica.Tente e evitar qualquer concorrência a partir de raízes da árvore e a área deverá ser parcialmente sombreados - de preferência a partir de plantas caducifólias - de modo a proteger as plantas de meio-dia de calor do verão, mas também permitindo que uma abundância de luz de inverno.


sexta-feira, 21 de julho de 2017

ALFENEIRO DA CHINA - LIGUSTRO - Ligustrum lucidum

Escarificação 1: de molho em água, deixar repousar na água por 24 horas.

Estratificação 2: estratificar a frio por 90 dias. (Coloque na geladeira)


Germinação:  Plante a 1/2 cm de profundidade, faça uma cobertura ou cama com palha e folhas secas.



CULTIVO:

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, com regas 2 vezes por semana, depois de adulta só regar no caso de estiagens muito prolongadas.

CLIMA: Quente a ameno.

PODA: Aceita bem até podas drásticas, podendo ser modificado seu formato e tamanho.

CULTIVO: De fácil cultivo é tolerante a poluição, solos pobres, o solo tem que ter boa drenagem, pois ela não gosta de muita água.

FERTILIZAÇÃO: Aplicar por ocasião do plantio, misturado bem no substrato NPK 10-10-10 , 08 colheres de sopa.

UTILIZAÇÃO: Por projetar sombreamento durante todo ano e aceitar bem podas, é muito utilizada em arborização urbana, em ruas estreitas com fiação, e praças públicas é até conhecida como “árvore-do-prefeito”.   
 

ALHO PORO - Todas as variedades

Como Cultivar Alho Poró

O alho-poró é uma parte deliciosa e leve, da família da cebola que dá um sabor maravilhoso em sopas e quiches ou simplesmente refogado sozinho. Ele cresce bem em todos os climas, embora ele precise de cuidados extras em lugares que não têm chuvas fortes.

Iniciando a Semeadura 

1- Decida se vai plantar no outono ou na primavera. Se você vive em um clima ameno (região sudeste ou mais quentes), você pode plantar alho-poró no outono para uma colheita na primavera, então plante novamente no final da primavera para uma colheita no outono. O alho-poró plantado no final do ano vai hibernar e crescer na primavera. Se você vive em uma região com inverno rigoroso, o alho-poró deve ser plantado bem cedo na primavera, assim que o solo estiver adequado. 

Inicie a semeadura. Preencha bandejas de sementes com uma mistura para germinar sementes (não terra para vasos) e plante as sementes cerca de 6 semanas antes da última geada do inverno. Sementes de alho-poró germinarão melhor a uma temperatura em torno de 25ᵒC, então as mantenha em uma local quente e ensolarado. Se você vai começar a semear no outono, você pode mantê-las ao ar livre em um local ensolarado. Mantenha a mistura para germinar sementes. 

Se desejar, você pode plantar as sementes diretamente em vez de começar em bandejas. Prepare uma cama de plantio com bastante adubo. Plante as sementes com 1, 25 cm de profundidade e vários centímetros de distância. 

GERMINAÇÃO DEMORA DE 2 A 6 SEMANAS. TENHA PACIÊNCIA!

As mudas estão prontas para o transplante quando crescem e ficam com pelo menos 15 cm de altura. 

Prepare uma cama de plantio para os transplantes. Prepare uma cama permanente para as mudas. Escolha um lugar ao sol que tenha boa drenagem do solo. Trabalhe o composto para o solo a uma profundidade de pelo menos 20 cm. Cave uma trincheira com 15 cm de profundidade. O alho-poró deve ser plantado no fundo do solo para que a base do tronco fique longe da luz solar sol e fique "branqueada". A parte branqueada é a parte branca, comestível do alho-poró. 

Transplante o alho-poró. Plante as mudas de alho-poró com pelo menos 15 centímetros de profundidade e 15 centímetros de distância. Amontoe de leve o solo em torno da base do alho-poró de modo que a terra cubra as raízes e chegue até a divisão onde as folhas se dividem. Esse processo de ajuntar ligeiramente a terra desta forma é chamado de "amontoar”. 

Em vez de amontoar, você pode ajudar a branquear as hastes do alho-poró, colocando um tubo de papelão sobre cada planta, de modo que ela repouse em torno da base. Isso serve ao duplo propósito de manter o sol afastado e manter a sujeira distante das folhas do alho-poró. 

Faça uma cobertura com palha para o alho-poró. As raízes do alho-poró são superficiais, e devem ser protegidas para que elas fiquem úmidas. Regue a cama de alho-poró minuciosamente após o plantio, em seguida, cubra com palha a cama de alho-poró para protegê-lo durante toda a estação de crescimento. 

Mantenha o solo úmido. Regue o alho-poró com frequência para manter seu crescimento saudável e forte. Não deixe que o solo seque. O alho-poró precisa ser bem regado, pelo menos duas vezes por semana, e mais frequentemente se você vive em um lugar seco, com pouca chuva. 

Faça um amontoado de terra periodicamente. No meio da estação de crescimento, amontoe o solo ao redor da base de alho-poró, novamente, de modo que ela atinja o lugar onde as folhas se dividem. Quanto mais alto o amontoado, maior será a parte branca comestível do alho-poró. No entanto, amontoar muito alto pode causar o apodrecimento do alho-poró. 

Limpe a cama de alho-poró. Como o alho-poró tem raízes superficiais, é importante capinar o local com frequência para que elas não tenham que competir por nutrientes. Capine a cama de alho-poró com frequência ao longo da estação de crescimento. 

Colhendo o alho-poró 

Colha o alho-poró , quando suas hastes estiverem com 2,5 cm de diâmetro. Os alhos-porós estão geralmente prontos para comer quando seus caules estiverem com cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, se você gosta de alhos-porós mais novos, eles podem ser colhidos a qualquer momento. Alhos-porós mais jovens são menos saborosos, mas são mais macios, e podem ser comidos como cebolinhas. 

Você pode deixar os alhos-porós plantados até que ele fiquem bem grandes, se você não quiser colhê-los todos de uma vez. Planeje para remover todos antes do solo ficar extremamente frio no outono. 

Cave em torno das bases de alho-poró e puxe-os para fora. Mantenha as raízes intactas enquanto você colhe o alho-poró. Use uma pá para cavar em torno da base do alho-poró, em seguida, puxe delicadamente pelas folhas para removê-lo do chão. 

Lave as hastes. Os alhos-porós vão precisar de uma boa lavagem para remover a terra de suas hastes. Lave toda a sujeira usando uma escova vegetal. 

Guarde os alhos-porós. Alhos-porós podem ser guardados na geladeira, se você pretende comê-los dentro de uma semana. Lave e seque o alho-poró e coloque-o em um saco plástico ou em seu recipiente para verduras. Quando quiser cozinhá-los, retire as raízes e a parte verde das folhas, e processe a parte branca da haste para usar em uma receita. 

Para o armazenamento em longo prazo, mantenha as raízes ligadas aos alhos-porós e apare as folhas em volta até ficarem com apenas 2,5 cm de folhas restantes. Guarde-os de cabeça para baixo em uma caixa de madeira, e apoie-os com serragem. Coloque a caixa em um porão fresco por até 8 semanas. 

Você também pode congelar o alho-poró. Remova as raízes e as folhas e escalde as hastes brancas. Coloque as hastes escaldadas em sacos para congelar e armazene por vários meses.

Fonte wikihow.com

terça-feira, 4 de julho de 2017

CEREJA VERDADEIRA - Prunus sp.

 

GERMINAÇÃO

Coloque as sementes em esfagno moído, musgo de turfa ou uma mistura de uma parte de musgo de turfa e uma parte de areia, ou vermiculita. Adicione uma quantia suficiente de água para umedecer o material sem deixá-lo encharcado. 

Ponha-as na geladeira ou em outro local que tenha uma temperatura entre 0,5 ºC a 5 ºC (o ideal é que seja mais próxima a 5 ºC)

Mantenha-as sob refrigeração por 90 a 120 dias. Muitas sementes de cereja precisam de três meses de uma terapia de frio antes de ficarem prontas para o plantio e algumas podem precisar de até cinco meses. Verifique as sementes a cada semana mais ou menos. Retire a água parada, se houver, e adicione um pouco mais de água se o material estiver seco. Verifique as sementes com mais frequência quando estiver no final deste período. Se a camada dura que reveste as sementes tiver começado a rachar, plante-as imediatamente, ou então reduza a temperatura pra 0 ºC até que possa plantá-las.

PLANTIO

Escolha um local com um solo bom. As cerejeiras precisam de muita luz solar e de uma boa circulação de ar. Elas preferem um solo arenoso, fértil, com excelente drenagem e um pH levemente ácido ou neutro.
  • As árvores jovens precisam de espaço para a raiz primária. Se você as plantar em um vaso, este deve ter ao menos 20 cm de profundidade.
  • É muito difícil cultivar cerejeiras em solos argilosos.
  Plante a uma profundidade menor do que 2,5 cm. Faça um buraco afundando o dedo até a primeira articulação e ponha uma semente de cerejeira nele. Plante cada cerejeira a 30 cm de distância neste momento, mas fique pronto para transplantar as que sobreviverem separando-as a 6 m de distância no futuro

MOLHE!

As cerejeiras novas não podem ficar em um solo encharcado, mas não devem, também, ficar em um solo seco por muito tempo. 

TENHA PACIÊNCIA!

Aguarde a germinação. As cerejeiras demoram para germinar. Se você tiver adotado os passos tanto da estratificação a quente quanto a frio, pode ter a expectativa de ver alguns brotos dentro dos próximos meses. Mesmo assim, algumas sementes podem levar o ano todo para germinar, aparecendo na primavera seguinte.

PROTEJA AS CEREJEIRAS DAS PRAGAS!
Proteja a cerejeira das pragas. A parte mais difícil do cultivo de uma cerejeira é que ela é suscetível às pragas e doenças. Tome essas medidas para protegê-la quando se tornar uma árvore:
  • Cerque as árvores jovens com uma cerca de arame cilíndrica para protegê-las dos animais.
  • Uma vez por mês, procure buracos no tronco que contenham limo ou fezes de inseto parecidas com serragem. Insira uma agulha nos buracos para matar os insetos.
  • Na primavera, enrole uma tela de mosquito no tronco para que os insetos chatos não botem ovos nele.
  • No final do outono, insira um tecido de proteção no solo (afundando 5 cm) em volta da árvore para protegê-la dos roedores. A barreira deve ser alta o suficiente para que eles não entrem por cima.


Proteja a árvore contra o sol forte. No começo do outono, pinte o tronco da cerejeira no lado voltado para o norte com uma tinta látex branca, atóxica, diluída em água para obter uma consistência fina. Essa árvore é muito suscetível aos danos causados pelo sol nesta época do ano.
 
IMPORTANTE
  • Para obter frutos, é preciso ter duas variedades de cerejeiras de frutos doces para que uma fertilize a outra.
  • Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade.
 

sábado, 1 de julho de 2017

LEIA - Leea guineensis


Plante normalmente, enterrando as sementes a 1/2 cm de profundidade, num lugar muito luminoso, mas sem sol direto (ou sob sombrite). Manter sempre úmido. As sementes germinam em 2-3 semanas na temperatura ideal de 27 C

Planta para sol mais fraco (manhã), porém requer de 3 a 5 hs. de sol.

Requer adubação constante de 15 em 15 dias. Mantenha a terra levemente úmida, nunca Encharcada. Pode ser cultivada em jardins ao sol, vasos, jardineiras, etc. No plantio utilize um substrato bem fofo para melhor adaptação e crescimento da planta.