terça-feira, 4 de julho de 2017

CEREJA VERDADEIRA - Prunus sp.

 

GERMINAÇÃO

Coloque as sementes em esfagno moído, musgo de turfa ou uma mistura de uma parte de musgo de turfa e uma parte de areia, ou vermiculita. Adicione uma quantia suficiente de água para umedecer o material sem deixá-lo encharcado. 

Ponha-as na geladeira ou em outro local que tenha uma temperatura entre 0,5 ºC a 5 ºC (o ideal é que seja mais próxima a 5 ºC)

Mantenha-as sob refrigeração por 90 a 120 dias. Muitas sementes de cereja precisam de três meses de uma terapia de frio antes de ficarem prontas para o plantio e algumas podem precisar de até cinco meses. Verifique as sementes a cada semana mais ou menos. Retire a água parada, se houver, e adicione um pouco mais de água se o material estiver seco. Verifique as sementes com mais frequência quando estiver no final deste período. Se a camada dura que reveste as sementes tiver começado a rachar, plante-as imediatamente, ou então reduza a temperatura pra 0 ºC até que possa plantá-las.

PLANTIO

Escolha um local com um solo bom. As cerejeiras precisam de muita luz solar e de uma boa circulação de ar. Elas preferem um solo arenoso, fértil, com excelente drenagem e um pH levemente ácido ou neutro.
  • As árvores jovens precisam de espaço para a raiz primária. Se você as plantar em um vaso, este deve ter ao menos 20 cm de profundidade.
  • É muito difícil cultivar cerejeiras em solos argilosos.
  Plante a uma profundidade menor do que 2,5 cm. Faça um buraco afundando o dedo até a primeira articulação e ponha uma semente de cerejeira nele. Plante cada cerejeira a 30 cm de distância neste momento, mas fique pronto para transplantar as que sobreviverem separando-as a 6 m de distância no futuro

MOLHE!

As cerejeiras novas não podem ficar em um solo encharcado, mas não devem, também, ficar em um solo seco por muito tempo. 

TENHA PACIÊNCIA!

Aguarde a germinação. As cerejeiras demoram para germinar. Se você tiver adotado os passos tanto da estratificação a quente quanto a frio, pode ter a expectativa de ver alguns brotos dentro dos próximos meses. Mesmo assim, algumas sementes podem levar o ano todo para germinar, aparecendo na primavera seguinte.

PROTEJA AS CEREJEIRAS DAS PRAGAS!
Proteja a cerejeira das pragas. A parte mais difícil do cultivo de uma cerejeira é que ela é suscetível às pragas e doenças. Tome essas medidas para protegê-la quando se tornar uma árvore:
  • Cerque as árvores jovens com uma cerca de arame cilíndrica para protegê-las dos animais.
  • Uma vez por mês, procure buracos no tronco que contenham limo ou fezes de inseto parecidas com serragem. Insira uma agulha nos buracos para matar os insetos.
  • Na primavera, enrole uma tela de mosquito no tronco para que os insetos chatos não botem ovos nele.
  • No final do outono, insira um tecido de proteção no solo (afundando 5 cm) em volta da árvore para protegê-la dos roedores. A barreira deve ser alta o suficiente para que eles não entrem por cima.


Proteja a árvore contra o sol forte. No começo do outono, pinte o tronco da cerejeira no lado voltado para o norte com uma tinta látex branca, atóxica, diluída em água para obter uma consistência fina. Essa árvore é muito suscetível aos danos causados pelo sol nesta época do ano.
 
IMPORTANTE
  • Para obter frutos, é preciso ter duas variedades de cerejeiras de frutos doces para que uma fertilize a outra.
  • Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade.
 

2 comentários:

  1. Olá!
    A germinação da cerejeira, devo colocar a semente sobre o substrato ou enterrar nele?
    Obrigado.
    Juarez

    ResponderExcluir
  2. Para a intenção de frutos, é necessário duas variedades ou duas árvores da mesma variedade?
    Obrigado.
    Juarez

    ResponderExcluir