terça-feira, 14 de novembro de 2017

MANUKA - Leptospermum scoparium

Germinação

1
Se sua região tem geadas comece as sementes no interior do inverno. Preencha os potes de plantação com um substrato para mudas fino e estéril (caso vc não tenha coloque o seu no forno por 1 hora ou no micro ondas por 10 minutos) Antes de semear molhe bem e permita drenar.
 

2
Coloque as sementes da árvore do chá na superfície do solo (não enterrar). Aperte-as suavemente sobre a superfície de modo a que tenham um bom contato com o solo e apenas sejam cobertas parcialmente com substrato.

TEMPERATURA IDEAL DE GERMINAÇÃO: 18-25 graus.

3
Coloque os vasos de germinação numa área que recebe luz solar filtrada, como uma estufa com sombrite ou uma janela com uma cortina.
 

4
Certifique-se de que o solo do solo permaneça um pouco úmido o tempo todo. Não sature o solo, pois a semente  de Manuka é susceptível a doenças de fungos de semente que prosperam em solos muito úmidos.
Use um borrifador para molhara parte superior do solo, até a profundidade da semente, sempre que pareça secar.
 

5
Transplante as mudas quando tiverem o seu terceiro conjunto de folhas. Plante as mudas em potes individuais preenchidos com substrato para mudas comercial. Cultivo a plenos sol ou sombra parcial nas regiões mais quentes.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esta planta (em bola) e embora as flores sejam bem mais discretas do que parecem nas fotos ainda assim são bonitas porque só aparecem em maior profusão durante o inverno, precisamente quando há menos cor no jardim. Mas para florescer bem a planta precisa ser podada e ganhar um volume bem compato (por exemplo, em forma de bola como a minha), o que irá aumentar a floração. Caso contrário (deixando a planta crescer á vontade) a floração será demasiado discreta.
    Fotos do meu Leptospermum scoparium http://quintadasebe.com/2017/01/01/o-segredo-da-felicidade/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem essa planta?
      Tenho muito interesse em algumas mudas obrigada

      Excluir
  3. Desejo comprar mudas ou sementes de plantas arbustivas meliferas,meu zap 011 965756279

    ResponderExcluir
  4. Vcs tem mudas A Manuka (Leptospermum scoparium) para

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Vamos ver se alguém pode me ajudar. Comprei 100 sementes de manuka no substrato e nenhumas germino. Dois ou três meses depois, nasceu no lugar onde as mudas ficavam, um uma mudinha dom folhas estreitas (7mm) por uns 20 mm de comprimento. Será uma semente germinada que caiu do viveiro?
      Há três meses, comprei pelo E-bay 500 sementes e já semeei, so que fiz uma besteira, misturei o substrato com 50% de uma terra com material orgânico de folhas velha e pedaços de pau podre e terra, ficou com um aspecto agradável. No terceiro dia após a semeadura, percebi uma grande quantidade de ovos de lesma a pequenos caramujos sobre os potinhos. Não coloquei nenhum produto químico, apenas estou, diariamente,com umas pinças catando os ovos e as lesminhas e caracóis.Pessoal, será que vou perder, novamente, as minhas sementes? Por favor, que souber, me responde. Fico grato pelas sus respostas

      Excluir
  5. Sobre a mensagem anterior, das lesma e caramujos, meu nome e Silas , telefone (16) 99777-2444.

    ResponderExcluir