quarta-feira, 14 de março de 2018

GAZANIA

A gazânia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 10 a 30 cm, embora possa chegar a 50 cm de altura caso chegue ao seu segundo ano de vida. Seus capítulos florais podem ter uma variedade de cores, quase sempre vibrantes, e têm aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro. Uma peculiaridade desta flor é que seus capítulos florais se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.

      As gazânias suportam solos pobres, muito arenosos e até mesmo solos salinos. Apresentam um belo visual se plantadas formando tapetes no jardim ou em uma composição com outras plantas que não a sombreiem. Também pode ser cultivada facilmente em jardins de rochas e em vasos ou jardineiras.


Nome científico: Gazania rigens; Gazania splendens.
Origem: Sul da África.
Clima: É uma planta de clima quente, crescendo bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas, e muita umidade favorece o surgimento de doenças.
Iluminação: Necessita de luz solar direta.
Irrigação: O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial, podendo permitir que o solo seque superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A gazânia é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca. Por outro lado, não tolera solos excessivamente úmidos.
Solo: É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos. O ideal é que o solo seja arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.
Época de floração: Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano. Normalmente começa a florescer aproximadamente em 60 a 90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas.
Ciclo de cultivo: São plantas perenes em regiões de clima subtropical ou tropical. Em regiões com inverno rigoroso é cultivada geralmente como anual.
Propagação: A propagação é feita por sementes ou por estaquia.
      As sementes podem ser semeadas no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas. Também podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes, sendo as mudas transplantadas quando têm cinco ou seis semanas de vida. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente ocorre aproximadamente em uma semana.
      Cortes de ramos basais podem usados no plantio. Plante os ramos em vasos com solo úmido e mantenha os vasos em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos.
Espaçamento recomendado entre plantas: 15 a 50 cm, dependendo da altura da variedade cultivada e se as plantas serão cultivadas apenas por algumas estações do ano ou por vários anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário