terça-feira, 27 de novembro de 2018

Dormideira - Mimosa pudica

     Cultivar dormideira a partir de sementes

  1. Coloque as sementes em uma tigela. Encha a tigela com água morna e deixe-as submersas durante a noite. Os revestimentos delas são rígidos e eles precisam ser amolecidos ou quebrados para iniciar a germinação. As sementes que não fiquem agradadas após este procedimento devem ser escarificadas. Talhe o revestimento das sementes com uma faca afiada ou um alicate ou lixe elas para expor o interior branco; com muito cuidado para não danificar o npucleo. Repita o processo com cada semente.

  2. Encha os recipientes com uma mistura de substrato. Plante as sementes, uma em cada recipiente pequeno ou três em cada recipiente de 180 ml ou maior, a cerca de 6 mm de profundidade. Cubra pouco as sementes com o solo.

  3. Regue as sementes. Coloque o recipiente em um local quente e ensolarado, cerca 24º C. Mantenha o solo úmido e quente. As sementes devem germinar em uma semana.

  4. Transplante as plantas para vasos maiores, quando necessário. Alimente-as com fertilizante a cada duas semanas depois do transplante. Siga as instruções na embalagem dos fertilizantes.

Dicas

  • Borrife as folhas com água durante os períodos de seca.

Aviso

  • Não plante no solo, pois a dormideira pode ser uma planta invasora. Se você a quiser plantar ao ar livre, deixe-a em um vaso.

2 comentários:

  1. Nossa é linda a dormideira comprei as sementes chegaram hoje só estou achando um pouco difícil o plantio mais vou conseguir plantar obrigada

    ResponderExcluir
  2. Comprei as sementes mais só vou plantar amanha porque é um pouco complicado brinquei muito com essa pianta quando era pequena.

    ResponderExcluir