sábado, 10 de novembro de 2018

PIMENTAS - TODAS AS VARIEDADES


PRE-TRATAMENTOS RECOMENDADOS (não imprescindíveis)

RECOMENDAMOS MUITO SUBMERGIR AS SEMENTES EM UMA SOLUÇÃO DE 1 COPO DE AGUA MINERAL COM 5 GOTAS DE “HIDROSTERIL” OU SIMILAR POR 15 MINUTOS.
Mexer na água suavemente com uma colher um espetinho de madeira, bem limpos, para ter certeza que as sementes estão sendo impregnadas pela solução.
Depois destes 15 minutos lavar as sementes com água mineral, colocando as em um coador, e enxugando por pelo menos 5 ou 6 vezes. Não deixe as sementes mais de 10 ou 15 minutos ou o efeito poderá ser o contrário!!


SE NÃO TIVER ESTE PRODUTO EM SUA LOCALIDADE, SIMPLESMENTE PULE ESSE PASSO ACIMA.


Veja
 VEJA SOBRE O HIDROSTERIL AQUI

Depois de isso deixar as sementes em molho em ACIDO GIBERELICO (GA3) por 48 horas antes de seguir. Se não tiver GA3 deixe as sementes em molho em água mineral por uma noite antes de plantar.


O ácido giberelico é um hormônio natural, que aumenta a % de germinação de todas as sementes, e nós logicamente usamos em todas as sementes.

Pode comprar GA3 CLICANDO AQUI

GERMINAÇÃO

Para germinar sementes de café recomendamos o método do filtro de café.


Para começar, reúna seus suprimentos: filtros de café (ou toalhas de papel ou papel de jornal), sacos com zíper (ziplock) e sementes. Importante: Os filtros de café são a melhor opção porque o papel é mais denso, o que impede que as raízes cresçam nas fibras. Dependendo de quantas sementes você quiser pré-germinar de uma vez, pode cortar os filtros de café ao médio!

Molhe os filtros de café e torça-os, para que o papel esteja úmido, mas sem gotejar.

Coloque suas sementes na metade inferior do papel, deixando um centímetro entre as sementes para dar às suas raízes espaço para crescer.
 

Dobre a metade superior sobre as sementes e coloque-as dentro das saquinhos ziplock


Para criar um efeito de mini estufas, infle os saquinhos com um canudo.

  
Coloque suas sacolas em uma área quente da casa, qualquer lugar com uma quantidade razoável de calor e umidade, como um banheiro ou uma lavanderia. Só não os mantenha muito quentes, senão você se arrisca a cozinhar as sementes antes que elas brotem.  MELHOR TEMPERATURA: Entre 25 e 30 graus.

O efeito estufa criado pelos saquinhos aqui acima, ele ajuda na germinação. Por causa disso, você não deve re-umedecer os filtros de café enquanto espera que as sementes brotem.

Dentro de poucos dias, você deve ver seu primeiro sinal de vida - uma radícula emergindo da camada de sementes . Esta é a raiz primária e se desenvolve a partir do embrião da planta.

Uma vez que a radícula atinja 2-4 cm de comprimento, transplante cuidadosamente a semente pré-brotada para copinhos ou embalagens com substrato para sementes, enterrando apenas a radícula (a parte branca) e substrato, e cobrindo só com uns 2/3 milímetros de substrato.  

Manuseie as sementes pela casca, pois a radícula é muito delicada. Se alguma parte dela estiver enredada no papel, corte em volta da raiz e plante a coisa toda (com papel e tudo). As raízes vão crescer em torno do papel e o papel acabará por se desintegrar.
 
O melhor é transplantar as sementes assim que elas brotem, para que elas não apodreçam dentro do saquinho. 
 
Depois de ter transplantado todas as plantinhas para copinhos ou vasinhos de mudas, mantenha o substrato sempre úmido, sem encharcar e evite regar diretamente em cima das sementes germinadas.  

Evite coloca-las no sol direto, você vai querer primeiro endurecê-las por algumas semanas antes de movê-las para fora, mas uma vez que elas desenvolvam seu segundo conjunto de folhas (as folhas verdadeiras), elas estarão prontas para o seu final lugar no jardim.

DICAS
Sempre utilize SUBSTRATO, não terra (o substrato se compra nas lojas de plantas). Substrato de floreiras e o melhor, mas qualquer outro serve. O substrato permite melhor aeração das sementes, o que e fundamental na germinação. Se não conseguir Substrato use terra leve, peneirada e fina para não dificultar a emergência das sementes.

REGO DIÁRIO. Não deixe secar o substrato.
 

NO VERÃO NÃO DEIXE AS MUDINHAS PEQUENAS NO SOL DIRETO, NEM PERMITA QUE O SUBSTRATO SEQUE. Também não exagere com a sombra, já que sem sol, as mudas são propensas a pegar pragas, e não vão crescer bem.

Adapta-se bem ao plantio em vasos, que devem ter no mínimo 14 litros.
Se plantadas em canteiros, devem obedecer a uma 999distância mínima de 45 cm entre as plantas.
 

Aconselho fazer uma adubação de reforço, em cobertura, na fase de frutificação, para dar suporte a carga de frutos.
 

Continue fertilizando as plantas de acordo com as recomendações dos fabricantes dos fertilizantes, mas evite adubos muito ricos em nitrogênio, eles 
tendem a estimular o crescimento em detrimento à resistência das plantas.
 

Nos cultivos comerciais e orgânicos, é importante efetuar pulverizações preventivas contra doenças. A calda bordalesa pode ser utilizada em ambos os tipos de cultivo e previne doenças fúngicas.

Fique de olho nas pragas e remova manualmente todas que você enxergar, para evitar as grandes infestações.

 

Reduzir a irrigação ao máximo (sem matar as plantas por favor!) a medida que as pimentas vão amadurecendo PARA TER PIMENTAS AINDA MAIS SABOROSAS.

AS PIMENTAS NÃO GOSTAM DO CLORO. SE SUA AGUA ENCANADA TEM MUITO CLORO, NÃO MOLHE AS PLANTAS COM ELA...USE AGUA DE CHUVA, OU AGUA MINERAL OU ÁGUA DE POÇO.
 
Se a pesar de nossas recomendações vc decide plantar as sementes diretamente na terra o substrato para germinar elas, plante a1/2 cm, de profundidade NÃO MAIS!!
 

Boa Sorte!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário