quarta-feira, 26 de junho de 2019

Embauba

Produção de mudas: colocar as sementes para germinação logo após a colheita em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Não cobri-las mas apenas irrigar suavemente o canteiro para enterrar um pouco as minúsculas sementes. A emergência ocorre em 3-5 semanas e a taxa de germinação é média a baixa  e as plantas devem ser repicadas com 12 cm de altura. As mudas atingem 40 cm com 6 meses de viveiro e a planta inicia a frutificação com 1 a 2 anos.

Dicas para cultivo: Árvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas de no máximo 0 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, acido ou neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. A árvore pode ser usada em reflorestamento como pioneira por ter crescimento rápido, resistir a seca e produzir alimento para os pássaros. Ótima espécie para ser cultivada em brejos ou banhados.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques como em reflorestamentos de preservação permanente. Espaçamento 5 x 5 m entre covas que devem ter 50 cm de altura, largura e profundidade. Adicione aos 30 cm iniciais de terra tirado da cova 2 pás de areia, 1 kg de cinzas e 8 pás de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e ramos que crescerem para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 litros de matéria orgânica qualquer + 40 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, distribua os nutrientes sempre no mês de outubro.

Usos: Frutifica de novembro a abril. Os frutos finos, alongados e quando estão maduros a polpa fica estufada e macia. Os frutos tem gosto de doce de figo e podem ser consumidos in-natura, mastigando e espremendo na boca, restando apenas um bagacinho fibroso com as sementes que devem ser cuspidas. Atrai grande numero de pássaros e a arvore é ornamental. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário