segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ALFAZEMA - LAVANDA – Lavandula sp.

LAVANDULA_angustifolia1
Lavandula angustifolia  

Nomes populares: Alfazema, Lavanda, Lavandula, Nardo.

Planta herbácea perene.
De todas as alfazemas é a mais perfumada.
É utilizada na perfumaria, na medicina natural, como anti-tússico, contra dores de cabeça e como calmante.
Modo de cultivo: prefere solos ricos, bem drenados, leves e locais ensolarados.


GERMINACÃO:

A alfazema e de origem mediterrâneo, região de invernos marcados, e pelo tanto precisa de 4 semanas na geladeira ANTES DE SEMEAR.
Coloque as sementes em fibra de coco, ou perlita, ou areia de rio, apenas úmidos, dentro de uma sacolinha ziplock na geladeira. Após o período de “inverno” artificial, plante as sementes em um lugar fresco e com muito sol. 
NÃO ENTERRE AS SEMENTES, coloque na superficie e apenas cobra com uma camada fina de terra bem peneirada.
A temperatura ideal de germinação é de aproximadamente 21 grados, sendo que temperatura bem mais baixas ou bem mais altas podem diminuir ou impedir a germinação.
Manter úmido, mas sem encharcar.

Cultivo: esta planta prefere os ambientes ensolarados, mas protegidos do vento. O solo deve ser bem muito drenado, arenoso, poroso e rico em húmus. Por isso recomenda-se afofar a terra se esta ficar compactada no decorrer do cultivo.

O espaçamento ideal entre as plantas é de 50 cm por 1m. É uma planta de fácil cultivo, pois resiste bem tanto ao frio quanto ao calor. Apesar de facilmente cultivável, às vezes é difícil obter a sua floração. A estimulação da florada ocorre quando a planta passa por um período de clima frio. As flores normalmente estão prontas para a colheita na primavera.

Não necessita de regas constantes. A irrigação deve ser feita preferencialmente nas horas mais frescas do dia. Após a floração, deve ser podada para estimular o desenvolvimento de nova brotação. Para obter o máximo do perfume que a lavanda pode oferecer, deve-se colher as flores logo que a planta começa a florescer.

Faça pequenos raminhos e coloque para secar em ambiente fresco e ventilado. Pode-se usar os ramos secos para perfumar gavetas e armários, bem como ambientes, quando usados em maior quantidade.

Se você escolher cultivar a lavanda em vaso, não deve misturá-la com outra planta.

5 comentários:

  1. onde encondro mudas de alfazema? moro no sul do Brasil, e vou tentar cultivar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou conseguindo comprar através do site Mercado Livre. Visite-o e espero ter sorte. SEU NOME ME AGRADOU: "ALFAZEMALUCIA". Deve ter o cheiro da alfazema! Felicidades!

      Excluir
  2. Coloquei na minha cabeça que terei o cultivo e o cheiro da alfazema na minha casa nova. Mas em Jequié, com sol bem quentinho... Quero pesquisar e conseguir sua germinação e floração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a outra lavanda que a flor é curta, esta floresce o ano todo e por isso temos o seu cheiro agradável o ano todo.

      Excluir
  3. Olá,já tentei cultivar essa lavanda,mas nunca dava certo,pois onde comprava as sementes,me indicavam que eu colocasse as sementes como vinham(emabaladas à vacuo)somente por 7 dias na geladeira.Espero que agora com essa dicas,eu consiga finalmente.Obrigada!!!

    ResponderExcluir