segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estragão – Tarragon - Artemisia dracunculus

Estragao

 

Estragão (Artemisia dracunculus).

O estragão é uma planta herbácea perene muito usado na culinária européia com ovos, champignon, tomates, molhos, peixe e frango; essencial em molho Béarnaise.

O Estragao é uma das quatro que compõem a famosa mistura "Fines Herbes", ervas finas que devem ser utilizadas frescas, para que o sabor seja apreciado totalmente, e para dar um toque de requinte aos mais variados pratos.

Tem também uso na medicina natural (assim como outras variedades de Artemísia), sendo utilizado como anti-catarral, digestivo e para insônia.

CULTIVO DO ESTRAGAO:

Época de cultivo: todo o ano, exceto em épocas de geadas.

Tempo médio de germinação: 15 à 21 dias

Profundidade de germinação: 0,5 cm

Célula da sementeira: 3cm²

Transplante: 25 à 30 dias após a germinação

Espaçamento das mudas: 35 x 30 cm

Porte das plantas: até 1 m

De fácil germinação, e só colocar no substrato o na terra fina, e cobrir apenas e manter úmido, não encharcado.

Prefere terras com alto teor de matéria orgânica. Re

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno ou meia-sombra.

Cresce em solos pobres, drenáveis e irrigados regularmente. Tolera curtos períodos de estiagem.

Pode ser plantada em vasos, ou diretamente em canteiros. Deve ser protegida do frio e do calor excessivo.

Do plantio à colheita levam-se 60 dias no verão ou 90 dias no inverno.

Irrigar quando a terra estiver seca, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também pode ser cultivado/a em vasos dentro de casa.

Dicas:

Deve ser usado fresco, já que perde o sabor ao secar. Pode ser preservado em vinagre ou azeite, ao invés de secar.

É considerada uma boa planta companheira, pois seu aroma mantém afastadas muitas pragas de jardim.

11 comentários:

  1. Olá!

    Eu tenho andando a tentar plantar estragão mas não tem sido nada fácil!

    Ja tentei semear várias vezes em diferentes tipos de solos e nunca germina nada. Também já tentei dentro e fora de casa...

    A ultima vez tenter plantar uma pernadinha mas também sem sucesso...

    Como hei-de fazer?? Sabem alguma dica de cultivo?
    Tenho sorte com todas as plantas menos com esta...

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Onde comprastes as mudas? Estou procurando há tempo e não encontro! Podes enviar a resposta para andreltr100@hotmail.com.

      Obrigado!

      Excluir
    2. Olá ele necessita de clima frio de 4 a 20 graus

      Excluir
  2. Morgaine, primeiro vc tem que saber que existem dois tipos de Estragao. O Russo que pode ser plantado por meio de sementes e o Frances que nao produz semente alguma e e dificil de ser encontrado. O Russo nao tem aroma e nem sabor pronunciado e pode ser facilmente encontrado por ai. Mas o Frances e uma maravilha. Tem aromas e sabores parecidos ao anis e e o verdadeiro estragao mencionado nas diversas receitas francesa que tanto apreciamos, uma delas a famosa Sauce Bernaise.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu tenho estragão francês, o sabor é algo peculiar, pois parece erva doce (anis) misturado com mais alguma coisa. É muito bom!

      Excluir
  4. Legal! Onde comprastes as mudas? Estou procurando há tempo e não encontro! Podes enviar a resposta para andreltr100@hotmail.com.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. oi amigo.
    sou um tbm que está correndo bastante tempo atrás de estragão frances. não consigo, quase desisto. existe um lugar no brasil que vende a planta?

    te agradeço muito a dica e posso mandar uns semantes duma árvore linda, muito rara. grato, chris

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris,

    Boa tarde! É mesmo, esse estragão francês é MUITO complicado de achar. Como se diz aqui nos pagos do sul, sou de Porto Alegre: mas bah! Estive semana passada em SP visitando minha namorada Sandra, ela me levou na CEAGESP e adivinha se tinha muda de estragão francês lá? Não!!!!!! Pode isto????

    Os contatos que tenho são Ervas Finas, que fica em Campo Limpo Paulista, (http://ervasfinasnet.com.br) e Horta em Casa (http://www.hortaemcasa.com.br/), que fica em Cabreúva. A Sandra já ligou para a Ervas Finas e não vendem mudas; talvez com uma conversa pessoal eles vendam, mas não sei a partir do que contaram. A Horta em Casa ainda não contatei, pois voltei segunda-feira. Eu também sei de uma cultivadora francesa que tem em Resende ou cercanias, mas ela tampouco vende mudas; antes vendia só indo lá mas mudou e nem isso mais! Ela até contou-me no telefone que importou uma leva de mudas e, incrivelmente, as mudas chegaram e os imbecis da fiscalização lavaram (literalmente!) as mudas inutilizando todo lote!

    Eu não tenho a mínima idéia porque não vendem uma ou duas mudas, ninguém que ser competidor. Tem lojas que vendem ela picada, tanto aí como aqui lá em Canela. Se souberes de algum retorno destas que conheço, gostaria de saber por favor. Eu tenho o original: estragão russo plantado na casa de meus pais. Tem gosto interessante, mas muito menos acentuado que o francês.

    Boa sorte!

    --
    André Luiz Tietöhl Ramos, Dr.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde André eu moro em Resende,me manda o endereço desta francesa que cultiva o estragão francês, se eu conseguir planto eu dou um jeito de te mandar uma muda assim que pegar, ja entrei em contato com a ervas finas mas o egoismo é muito grande não vendem mudas.Meu hotmail é: veracarlos2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. O único lugar que achei foi esse abaixo, só que não vendia mudas à época do contato.

    http://provence.com.br/

    ResponderExcluir