quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Passiflora quadrangularis – Maracuja Gigante - Maracujina - Maracujá Melão



-->
Passiflora quadrangularis3




MARACUJÁ GIGANTE – Passiflora quafrangularis

O maracujá gigante é originário da América Tropical. É uma planta trepadeira de grande porte, lenhosa, vigorosa e de crescimento rápido, podendo atingir 10 m de comprimento. Apresenta grande variação no tamanho, formato, peso, coloração e sabor dos frutos. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo. Pode ser consumido ao natural ou na forma de sucos, doces, geléia, sorvete e licor.

 
A germinação de esta espécie e uma das mais complicadas de todos os maracujás, é muito importante seguir as instruções detalhadamente, caso contrario a germinação será de ZERO.

Mesmo seguindo as instruções a germinação pode ser errática, e demorar de 2 meses ate 1 ano. NAO DESCARTE A EMBALAGEM OU VASO ONDE SEMEO SE SEMENTES NAO GERMINAREM EM 30-60 DIAS!!!
GERMINAÇÃO:
Coloque as sementes de molho por 24 horas antes de semear, em suco puro e natural de MARACUJA AZEDO. (simplesmente pegue a polpa de uma maracujá azedo e tire as sementes para que não se misturem com as do maracujá gigante e deixe as sementes em molho pó 24 horas)
Escarificar mecanicamente as sementes, usando uma lixa ou cortando um dos cantos das sementes (com muito cuidado) pode ajudar para que a umidade possa entrar nas sementes, mas nos falaram que com esta técnica do maracujá azedo isto não e necessário.
PLANTAR bem raso, cobrindo-as com 3 mm de substrato. No deixe secar a terra o substrato onde plantou as sementes.

Época: semear o ano todo em regiões quentes. Onde a temperatura do inverno é inferior a 15 ºC, semear de preferencia de julho-agosto até janeiro.

Recipientes: sacos de polietileno pretos, com furos, tamanho 14 x 28 cm, ou tubetes de polietileno (o maior de todos).

Substrato: O melhor é usar subastrato para mudas, não terra.

Viveiro: controlar preventivamente as doenças fúngicas, a cada 15 dias na estação seca e a cada 7 dias nos períodos úmidos.

Tempo de preparo: mudas de sacos plásticos levam de 60 a 80 dias para emitir a primeira gavinha, quando então devem ser levadas para o campo. Mudas de tubetes formam-se em 40-45 dias, sendo transplantadas mais cedo e menores, o que exige maiores cuidados quanto à irrigação

Clima e solo: próprio para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 20 a 32ºC, precipitação anual de 800 a 1.700 mm anuais, bem distribuída, e alta luminosidade. Não tolera geadas ou ventos frios. Evitar face sul do terreno. Plantar em solos de textura média, profundos e bem drenados. Não utilizar baixadas, solos pedregosos ou com possibilidade de encharcamento.

Práticas de conservação do solo: plantar em nível e manter cobertura vegetal sempre roçada nas entrelinhas.

Adubação de produção: Adubar 4 ou 5 vezes por ano, nos meses de setembro, novembro, janeiro e março, antes dos principais fluxos de floração.
Aplicar os adubos nas quantidades indicadas pelo fabricante em faixas de 2 x 1 m dos dois lados da planta. Aumentar essas doses em 25%;

Micronutrientes: em solos deficientes, aplicar juntamente com a primeira parcela da adubação de produção, no início da estação chuvosa, utilizando calda com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de uréia por 100 litros de água.

Sistema de condução: espaldeira com 1 fio de arame liso número 8 ou 10, fixo com mourões de 2 m de altura (mais 0,5 m enterrado), espaçados de 5 a 6 m.

Pragas e doenças: pulverizar, quando necessário, de manhã bem cedo para não afetar os insetos polinizadores.
.
Podas: Poda de formação - conduzir a muda com haste única. Desbrotar periodicamente, até que ultrapasse o arame de sustentação em 20 cm. Despontar.
Escolher duas brotações laterais para formar os cordões horizontais, um para cada lado da planta. Manter todas as brotações surgidas desses cordões, pendendo livremente na vertical (cortina produtiva), eliminando-se as gavinhas até 60 cm abaixo do arame. Poda de produção - no início da brotação primaveril, com umidade no solo, cortar os ramos da cortina produtiva 60 cm abaixo do arame. Deixar secar, retirar e queimar os ramos podados.

Polinização: Natural - exclusivamente por mamangavas. Artificial - manual, complementar e cruzada. Fazer entre 13 e 17h, nos picos de florescimento, por movimento ascendente nas flores, com as pontas dos dedos.
Coletar pólen de diferentes flores, distantes umas das outras, antes de iniciar a operação de forma contínua.

16 comentários:

  1. Fui presenteado com essa maravilhosa especie, vamos agora ao cultivo. parabens ao blog.

    ResponderExcluir
  2. GOSTAVA DE ADQUIRIR UMAS SEMENTES PARA EXPERIMENTAR NA MINHA FAZENDA EM ÓBIDOS PORTUGAL E SE DÁVA FRUTOS . EU GOSTO DE FAZER ESTES ENSAIOS COM SEMENTES DO BRASIL MAS O BRASIL TEM UM CLIMA DIFERENTE, MAIS QUENTE.

    ResponderExcluir
  3. Minhas mudas já estão com 15 cm . Vou tentar cultivar aqui em Franca- Sp.

    ResponderExcluir
  4. Minhas mudas já estão com 15 cm . Vou tentar cultivar aqui em Franca- Sp.

    ResponderExcluir
  5. Meu pe de maracuja gigante ja tem 30 maracuja já amadureceu um e uma delícia o suco

    ResponderExcluir
  6. Meu pe de maracuja gigante ja tem 30 maracuja já amadureceu um e uma delícia o suco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero experimentar em Portugal.
      Será que me podem vender umas sementes?

      Excluir
    2. mande o endereço por mail que eu mando alonsors2015@gmail.com

      Excluir
    3. Por acaso também gostaria muito de experimentar em Portugal, tanto pela flor como pelo fruto! Ninguém troca/ vende sementes?

      Excluir
  7. Estou maravilhado com as esplicacoes a respeito da material

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.
    Gostaria de ter essa maravilha aqui pra Portugal, como posso obter?
    Alguém me ajude se faz favor.

    ResponderExcluir
  9. Quero cultivar eese fruto maravilhoso. Já tenho as sementes, plantei algumas para testes. Gostaria de saber mais sobre o cultivo. Teria alguma cartilha, ou enviem para meu email como faço contato. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom .Gostaria de ganhar umas sementes para testar alguém interessado a doar

    ResponderExcluir
  11. Alguém pode me doar umas semente de maracuja melão fazendo o favor me chama no zap 031985476119

    ResponderExcluir
  12. Alguem sabe me dizer porq meus frutos tem uma deformação tipo uma cintura?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde ,gostaria de arranjar sementes de Maracuja Gigante, passiflora quadrangularis,ou Passiflora quadrangularis – Maracuja Gigante - Maracujina - Maracujá Melão, eu pago moro em Portugal na zona de Sintra, meu email ( teresa.elmira@hotmail.com ) obrigada Teresa

    ResponderExcluir