terça-feira, 28 de junho de 2011

Granadilla – Passiflora ligularis



A Granadilla (Passiflora ligularis) é uma variedade maracujá com frutas comestíveis, que são muito doces e tem um sabor excelente. (NO MEU GOSTO, UM DOS MELHORES DOS MARACUJÁS DO MUNDO!)
Planta trepadeira, como quase todos os maracujás, com muito rápido requer um solo fértil e rego frequente. Gosta de clima mais fresco que o maracujá doce ou gigante mas não resiste as geadas fortes.

Germinação:


Deixar as sementes em molho em GA3 por 24horas (se não tiver GA3 use suco de maracujá azedo) e depois enxaguar, limpar e semear em substrato ou terra orgânica leve.

Se depois dessas 24 horas as sementes continuam do mesmo tamanho, sem ter absorvido nenhuma umidade, deixe secar, lixe com cuidado com uma lixa fina e repita o procedimento.

Colocar na meia sombra, e se não fizer calor, tampar os vasos ou bandejas com plástico para gerar um efeito estufa.

Germina entre 4-5 semanas.

Cultivo:

Transplantar as plantas pequenas quando tenham seu segundo par de folhas verdadeiras, ao lugar definitivo, onde tenha terra muito fértil e permeável. Manter a terra úmida e abonar um adubo líquido, em concentração suave.
Como regra geral da adubação, esta deve ser pobre em nitrogênio (que fomenta o crescimento das folhas, mas não a frutificação) e rega frequente.
Trepadeira, precisa de suporte. Necessita de PLENO SOL. Começa a produção já no primeiro ano.

COMPRE SEMENTES DE GRANADILLA CLICANDO AQUI

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu trouxe uma fruta do Peru , tinha 155 sementes . É uma fruta pequena , 90% são sementes , não rende como o nosso maracujá , são precisos uns cinco frutos para um copo de suco , isso com a água . É uma planta bonita , os frutos parecem com as ameixas amarelas , penso que vale mais como planta ornamental . Vou fazer as mudas em meia caixa de leite , depois vou doar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fruta é comida in natura. Come-se as sementes junto ao suco que, sim, é pouco mas muito doce e digestivo. O sabor das sementes mistura-se ao caldo da fruta e sua consistência pode ser crocante. No Perú é consumida principalmente pelas crianças, como complemento à sua dieta, mas não consegue concorrer com o maracujá azedo que é utilizado para suco precisamente por sua delicadeza de sabor.

      Excluir
    2. tenho interesse em plantar, quero poder comer esse maracuja. as mudas você ainda as tem?

      Excluir
  3. Eu trouxe uma fruta do Peru , tinha 155 sementes . É uma fruta pequena , 90% são sementes , não rende como o nosso maracujá , são precisos uns cinco frutos para um copo de suco , isso com a água . É uma planta bonita , os frutos parecem com as ameixas amarelas , penso que vale mais como planta ornamental . Vou fazer as mudas em meia caixa de leite , depois vou doar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então para fazer suco igual o maracujá azedo não rende a mesma coisa ?

      Excluir
    2. Em compensação pode-se comer com sementes e tudo.

      Excluir
    3. E ainda tem para doar? Aceitava uma muda, já que adoro a fruta...

      Excluir
    4. Gostei muito da fruta sou de Brasília e adoro plantar frutas e flores diferentes,eu amo a natureza.

      Excluir
  4. Tenho plantinha que nasceram e já começam A ter folhas amareladas deve estar sem gostar do lugar ou exposição sol.

    ResponderExcluir
  5. Tenho plantinha que nasceram e já começam A ter folhas amareladas deve estar sem gostar do lugar ou exposição sol.

    ResponderExcluir
  6. Também me nasceu uma plantinha, mas não deu ais do que 4 folhas desde que a passei para um vaso grande (estava no meio da salsa...)

    ResponderExcluir
  7. alguém sabe onde se pode comprar as plantas que dá a fruta de nome granadilha? Comprei a planta maracujá com 2 anos em vaso e foi só transplantar.

    ResponderExcluir
  8. Qual a melhor altura do ano para comer ?

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que a Granadilla é produzida em locais com bastante altitude. Qual a altitude mínima e clima para produzirem?

    ResponderExcluir
  10. Porque vcs nao respondem o motivo de cairem as flores da granadilha?

    ResponderExcluir