segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Basil – Manjericão – Alfavaca – Ocimum sp.


image
Perene ou anual, dependendo da espécie, o manjericão é a planta ideal para o cultivo caseiro, já seja no jardim ou em vasos.
Pertencente à família Laminaceae, (a mesma da Hortelã ) existem dezenas de espécies e variedades, de folhas grandes, de folhas pequenas, de folhas verdes, de folhas roxas, e também variedades com fragrância doce, lembrando limão, canela, lima, anis e cravo. Algumas espécies chamas de Tulsi são consideradas sagradas na Índia. Muitas delas estão disponíveis na Plantamundo (www.plantamundo.com)
Sua presença se destaca na região do Mediterrâneo europeu , onde é presença comum na alimentação, o manjericão é plantado em beirais de janelas tanto pelas propriedades de afastar moscas e mosquitos como pelas belas flores mas especialmente por suas propriedades na cozinha e medicinal. Conhecida por alguns como alfavaca cheirosa, essa planta com propriedade digestiva, antibiótica e anti-reumática é utilizada para tratamento de enjôos, problemas respiratórios e reumáticos.
SOLO: fértil e de granulação média
CLIMA: Dependa da espécie pode ser cultivada tanto em climas quentes como moderados.
ÁREA MÍNIMA: pequenas hortas, caixotes ou vasos
COLHEITA: a cada 60 dias.

ESPACAMENTO: entre plantas, 30-40 cm
PRE-TRATAMENTO: Coloque as sementes em água nar=tural sem cloro por 12-24 hs
PLANTIO: cobrir apenas as sementes, e manter o substrato úmido ate a germinação.
GERMINA: entre 7 e 14 dias
PRODUÇÃO - as folhas podem ser colhidas quando a planta atingir cerca de 1 metro de altura. Em geral, isso ocorre aos 60 dias. A primeira colheita, no entanto, é indicada somente após três meses do plantio.
DICA: Se seu cultivo e para a produção de folhas, se recomenda cortar as flores, para estimular o crescimento lateral das plantas.

2 comentários: