sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crocus sativus - Açafrão Verdadeiro

image

Crocus sativus - Açafrão Verdadeiro

Originário do sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, o açafrão, Crocus sativus L. (IRIDACEAE)


DESCRIÇÃO BOTÂNICA:
Planta bulbosa com folhas finas e estreitas e flores roxas claras com três estiletes vermelho claros e três estames, com o ovário e os frutos desenvolvidos abaixo da superfície do solo.

FORMAS DE PROPAGAÇÃO:
Sementes ou mudas produzidas a partir de bulbos.

CULTIVO:
Espaçamento de 40 X 30 cm entre linhas e plantas, respectivamente . Cultivado comercialmente em larga escala na Espanha, o açafrão prefere solos argilo-arenosos e férteis, porém se adapta bem a diversos tipos de solo, com iluminação plena ou pouca sombra. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de galinha ou composto orgânico, quando necessário.

COLHEITA E BENEFICIAMENTO:
A colheita é feita com aproximadamente um ano de plantio, na floração, e pode se estender por alguns meses, onde somente são aproveitados os estigmas e os estiles das flores.

R E Q U I S I T O S B Á S I C O S P A R A U M A PRODUÇÃO DE SUCESSO:

Utilizar sementes e material propagativo de boa qualidade e de origem conhecida: com identidade botânica (nome científico) e bom estado fitossanitário;

O plantio deve ser realizado em solos livres de contaminações (metais pesados, resíduos químicos e coliformes).

Pode ser cultivado em canteiros elevados ou vasos para total controle de qualidade do solo, pragas, irrigação e iluminação.
A água de irrigação deve ser limpa e de boa qualidade;
O cultivo deve ser preferencialmente orgânico: sem aplicação de agrotóxicos, com rotação de culturas, diversificação de espécies, adubação orgânica e verde, controle natural de pragas e doenças;

FONTE EMBRAPA PANTANAL

 

Mais informações de Cultivo:

E imprescindível o plantio num solo bem drenado (ou seja solo que filtre rapidamente a chuva). Devemos, portanto, evitar terrenos argilosos e pesados.
Os bulbos devem ser plantados a pelo menos 5 cm de profundidade em lugares onde recebam bastante sol.
O ideal é ter um PH neutro no solo (pH de 6 a 8). Para pequenas áreas como um jardim ou simplesmente maciço, é facilmente possível corrigir a terra por meio da adição de areia, turfa ou composto. A "safranière" deve estar localizada em um local ensolarado, incluindo a época da floração.
Não é necessário irrigar as plantações. Se fizer muito calor, apenas uma pulverização ou irrigação leve é geralmente suficiente.
Os camundongos podem ser um pesadelo quando você cultiva o açafrão. Procure uma forma efetiva de proteção se tem este problema potencial na sua área.

Colheita:
No caso de um pequeno número de flores a colheita se faz mediante a “poda” pode ser deixada no local de floração e extrair apenas 3 filamentos vermelhos do pistilo com uma pinça. Os estames amarelos e as pétalas roxas não tem utilização.


Secagem
É necessário secar os filamentos para sua conservação A secagem pode ser feita depositando os pistilos em uma pequena área bem ventilada entre 40 a 60 graus centígrados, durante cerca de quinze minutos (num forno com a porta aberta, ou no sol, ao ar livre ...). No final da secagem os filamentos são muito leves e frágeis. O açafrão seco tem muito pouco sabor. Recomenda-se armazenar em um pequeno recipiente hermético, no escuro, pelo menos, um mês antes do consumo. Durante os dois anos seguintes o açafrão, mantém a maior parte do seu gosto.