terça-feira, 10 de abril de 2012

Violeta Pendente - Achimenes


image
As VIOLETAS PENDENTES ou PLANTAS MAGICAS (Achimenes) são nativas de México e de America Central, e não de America do Sul como alguns sites informam erroneamente. Somente uma das 25 espécies de Achimenes é nativa das Ilhas do Caribe.
Como a maioria das plantas da família Gesneriácea, são plantas de folhas decorativas e flores tubulares, que abrem durante todo o verão, em inúmeras variedades de cores sólidos ou misturados (híbridos). Cada flor dura apenas um par de, mas é logo substituída por outra, numa sucessão que se estende por toda a primavera e verão.
Ideal para plantar em cestas suspensas e floreiras assim como em varandas, as Plantas Mágicas apreciam o sol da manhã ou da tardinha, mas não toleram o sol forte do meio-dia. Deve ser então, cultivada a meia-sombra, em substrato fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. Recomendamos o uso semanal do Fertilizante Milagre na época de crescimento de folhas e floração.
Adapta-se a uma variedade de climas, tanto tropical como subtropical e temperado. Mas preste atenção a seguinte dica já que também existe informação errônea sobre isto na web:
IMPORTANTE: NÃO RESISTEM O FRIO, TEMPERATURAS DE MENOS DE 10 GRAUS PODEM MATAR AS PLANTAS, se sua área e muito fria, simplesmente deixe o vaso com as VIOLETAS PENDENTES dentro de casa, no inverno, no período de dormência, ou retire os rizomas do solo e guarde dentro de casa.
Se recomenda plantar os bulbos (são bem pequenos) juntos para que formem uma touceira.
Nos meses de inverno, a flor mágica seca e os rizomas não têm atividade, renascendo magicamente primavera onde com o calor e umidade constantes reviverão.
Conserve os rizomas em sacolas plásticas ate a época de plantio (agosto) numa temperatura de 12 a 21 graus ate a época de Plantio
Plante os rizomas a 2 cm de profundidade no fim de agosto ou em setembro. Utilize um composto orgânico ou substrato. São necessários seis a oito rizomas para obter um vaso cheio e compacto. Regue-os diariamente, não os deixe secar, mas não o encharque demais.
No início da germinação, evite que a planta sofra temperaturas inferiores a 15°C. Como já explicado os Achimenes precisam luminosidade, mas não de sol direto. Recomenda-se não molhar (ou molhar o mínimo possível) as folhas para evitar o desenvolvimento de fungos.
Para obter plantas encorpadas, faça uma poda manual, corte uns 2 cm da ponta dos caules ainda novos. Cada planta crescerá formando dois caules, o que resultará em um vaso bem cheio.
No outono reduza a irrigação quando a floração for diminuindo, e pare totalmente de molhar quando as folhas sequem. O melhor e cortar os caules bem ao nível do solo. Neste período de repouso vegetativo, pode deixar os rizomas no vaso (SEM MOLHAR!) ou retire-os com cuidado, limpe-os e guarde-os para seu replantio na primavera.
Seguindo as instruções deste Manual não terá problemas no cultivo de suas VIOLETAS PENDENTES, e na próxima temporada cada rizoma terá se multiplicado 3 a 6 vezes!

 *******************************************************************************
IMPORTANTE:
Em consulta com expertos sobre que fazer com os bulbines que chegam na época de nosso outono ou inverno, nos foi indicado PLANTAR eles de imediato. Molhar com moderação para evitar que desenvolvam fungos.
 ******************************************************************************
COMPRE RIZOMAS DE VIOLETAS PENDENTES NA PLANTAMUNDO!

11 comentários:

  1. SEMPRE TIVE ESTA PLANTA E NÃO SABIA O NOME!!!

    ResponderExcluir
  2. vc tem cores diferentes pra gente trocar

    ResponderExcluir
  3. eu tenho 10 cores e adoro adiquirir novas cores quem tem pra troca ou sab onde comprar-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola vc teria alguns rizomas para me doar gostaria muito de ter

      Excluir
    2. Ola eu só tenho da roxa nem sabia que tinha outras cores

      Excluir
  4. A minha "morreu"(pegou uma bichinhos brancos e secou. Consegui salvar os rizomas, deichei eles enterrados no mesmo vazo.

    Por favor algum pode me dizer se fiz o correto?
    Não consigo achar nada no YouTube sobre isso. Não quero perder essa planta tão linda. As flores são roxas.
    Por favor me ajudem. Quem souber me digam como cultivar. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. A minha "morreu"(pegou uma bichinhos brancos e secou. Consegui salvar os rizomas, deichei eles enterrados no mesmo vazo.

    Por favor algum pode me dizer se fiz o correto?
    Não consigo achar nada no YouTube sobre isso. Não quero perder essa planta tão linda. As flores são roxas.
    Por favor me ajudem. Quem souber me digam como cultivar. Obrigada

    ResponderExcluir



  6. gostaria de comprar rizomas de cores variadas de violeta achimenes favor entrar em contato se tiverem




    ResponderExcluir
  7. gostaria de comprar rizomas de violetas achimenes cores variadas se tiverem me mande um email. alumisoldas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. também gostaria de comprar rizomas de violetas pendentes(achimenes) cores variadas, se tiverem por favor resposta para o e-mail maenino@terra.com.br.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de comprar alguns rizomas como faço.(gracemarquiore@gmail.com), fone 31 3458-1393 Grace

    ResponderExcluir