terça-feira, 18 de setembro de 2012

Agastache rugosa

 

Curiosidades: O agastache é formada pelas palavras gregas "muito" e "espiga de trigo", em referência às espigas de flores.

A Agastache rugosa é uma planta muito utilizada na medicina tradicional chinesa indicada para "transformar a umidade". Seus usos incluem náuseas, vômitos, diarreia e edema.

Plantio – São plantadas em sombra leve e solo neutro ou levemente ácido.

Propagação - Plante as sementes na primavera ou inverno, geralmente costumam levar de 6-12 semanas para germinar. SENDO UMA PLANTA DE CLIMA TEMPERADO SUA GERMINAÇAO EM NOSSOS CLIMAS é DIFICULTOSA. Recomendamos testar com GA3.

Transplante para o vaso quando tiver tamanho suficiente. As plantas já firmadas produzem brotos basais na primavera, use-os como estacas herbáceas e plante-os no verão ou multiplique as plantas por divisão de raiz.
Manutenção - A agastache costuma ser robusta. Em regiões de clima frio, mantenha as plantas em estufas e transfira-as para o jardim na segunda primavera; em climas quentes faça-o no primeiro verão.
Pragas e Doenças - Insetos que comem as folhas podem ser um grande problema.
Colheita e armazenamento - Use as folhas e flores recém-colhidas ou seque-as pendurando de cabeça para baixo em pequenos molhos, longe do sol direto manterão a cor e o aroma.
Culinária - As flores do agastache produzem bastante néctar e eram muito apreciadas pelos apicultores norte-americanos do século 19, pelo mel que elas dão e com leve sabor de anis. Os índios norte-americanos usam-nas em chás e como adoçante.
        Pode-se tomar quente ou gelada a infusão das folhas secas. Use-as também para temperar carneiro, frango ou salmão e incrementar bolos e bolinho. Você também pode usar em saladas as flores ou folhas frescas de menta-coreana, cujo sabor e aroma se assemelham ao da hortelã-pimenta e do anis, substitui bem a hortelã.

Fonte: Caminho das Ervas

Um comentário:

  1. Boa tarde
    Ando à procura desta planta há muito tempo para pôr no meu jardim de aromáticas. Onde posso arranjar em Portugal?

    ResponderExcluir