domingo, 3 de julho de 2016

ALFAZEMA DO BRASIL - ERVA SANTA - Aloysia gratissima


A alfazema do Brasil (Aloysia gratissima) é também conhecida como: Erva-santa, Erva-cheirosa, Erva-da-graça, Erva-de-colónia, Erva-de-Nossa-Senhora e Mimo-do-Brasil.

Possui várias aplicações na medicina popular como: excitante e aromática, apresentando propriedades medicinais utilizadas em tratamentos para hipertensão, colesterol, dores de cabeça, males estomacais, gripes, nervos e fígado.

Além do uso como chá, as folhas são misturadas à erva-mate para o consumo do chimarrão, as folhas são também condimentares utilizadas especialmente para temperos de carnes de porco.

Já nos jardins, é utilizada como planta ornamental e ocasionalmente como cerca-viva, pois aceita podas drásticas sem comprometer a floração.

Devido as propriedades medicinais, esta espécie vem sendo muito difundida na medicina popular sul-americana e há um crescente interesse no estudo da propagação da planta, devido ao fato de que as populações naturais vêm diminuindo em consequência do desmatamento.



GERMINAÇÃO 

A germinação desta espécie é naturalmente errática e o poder germinativo baixo. A germinação pode ser lenta e desigual.

Estudos mostraram os melhores resultados na presença de luz a uma temperatura de 20 e 25°C.

Ou seja não enterre as sementes, coloque elas sobre o substrato e aperte firmemente para que fiquem no lugar sem ser enterradas.

Molho com um pulverizador o borrifador. Se tiver disponivel molhe com Ácido Giberellico (GA3) preparado com Fertilizante Milagre (ambos a venda na Plantamundo, link abaixo).

De ser possivel não use terra, senão substrato específico para mudas, mas se não tiver acesso a este produto em sua região, use terra orgánica, bem penerada, com uma mistura de 30% de areia de rio.

CULTIVO

Tipos de solo

Não é exigente quanto ao solo, vegetando nos arenosos e pobres, bem como nos argilosos, humosos e pedregosos. Nos bons solos sua produção é sem dúvida maior. Quando nova exige meia-sombra, mas tolera locais ensolarados quando adulta. Prefere solos revirados e rico em matéria orgânica.

Clima

Tropical, Subtropical e  temperado brando. Vegeta em todo o estado. É planta resistente ao frio e ao calor. No inverno perde as folhas suportando frios intensos. No verão não morre com secas fortes, embora largue as folhas nesta circunstância. Floresce no outono e na primavera.
Melhor época para plantio

Transplantar ao lugar definitivo quando as mudas tenhas 15 cm.

COMPRE SEMENTES DE ALFAZEMA DO BRASIL E OUTRAS 1500 ESPÉCIES DE PLANTAS E SEMENTES CLICANDO AQUI





Um comentário:

  1. existem plantios comerciais de Alfazema do Brasil?
    Onde consigo informações?
    Quem compra a PRODUÇÂO?

    ResponderExcluir