terça-feira, 12 de julho de 2016

QUIABO - Todas as variedades

Como Cultivar Quiabo

O quiabo é um vegetal que produz no verão inteiro, pois quando um é colhido, outro cresce no lugar. Ele está relacionado com a planta do hibisco, produzindo flores similarmente belas. O crescimento se dá melhor em climas quentes, mas mesmo em regiões mais frias, é possível iniciar o cultivo dele em um ambiente interno e, em seguida, transplantá-lo quando o ambiente esquentar. Consulte os passos seguintes para saber mais sobre como cultivar quiabo.

Parte 1
Plantando o quiabo

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 1
     
    Determine como plantar as sementes. Em regiões com verões quentes e invernos brandos, é mais fácil plantar o quiabo no canteiro do jardim, em vez de semeá-lo em um ambiente interno. As sementes de quiabo deverão ser plantadas no início da primavera, após a última geada do ano, quando a temperatura não baixar de 13 °C à noite. Se onde você mora isso não acontecer até o final da primavera ou início do verão, então é melhor plantar as sementes em um ambiente interno duas a três semanas antes da última geada. Quando as mudas estiverem resistentes e o tempo esquentar, será possível transplantá-las para o canteiro do jardim. 
     
    • Para cultivar as sementes em um ambiente interno, plante-as em turfa de germinação e procure mantê-las bem regadas. Em seguida, coloque-as em um ambiente quente e ensolarado ou use lâmpadas de cultivo para aquecê-las durante o período de germinação.
    •  
    • Quando o clima esquentar e as mudas estiverem prontas para serem transplantadas, siga os mesmos passos usados para cultivar o quiabo a partir das sementes plantadas em ambiente externo.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 2

    Escolha o local mais ensolarado do jardim. O quiabo se desenvolve melhor em locais bem ensolarados e quentes. Se tentar cultivá-lo em um local à sombra, caso consiga viver, ele não produzirá muitos frutos. O local que plantá-lo deverá receber pelo menos seis horas de sol pleno todos os dias. Não se preocupe se ficar muito quente, pois o quiabo continua a crescer no auge do verão, quando o sol bate no jardim na hora mais quente.
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 3

    Corrija o pH do solo. O quiabo cresce melhor em um solo com o nível de pH entre 6,5 e 7,0. Teste o nível de pH do solo para determinar se ele é ácido o suficiente. Use calcário ou farinha de osso para aumentar o pH do solo. Caso prefira não alterá-lo por meio de medidas drásticas, basta trabalhar com bastante adubo, o que aumentará o pH ao longo do tempo.
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 4

    Enriqueça o solo com nutrientes. O quiabo cresce bem em solo muito rico em nutrientes. O solo pode ser enriquecido com adubo, fertilizante orgânico ou fertilizante de liberação lenta 4-6-6. De qualquer maneira, em um solo com uma profundidade de até 30 cm, trabalhe 10 cm de adubo ou fertilizante, usando um ancinho para distribuí-lo uniformemente.
    • Negligenciar a adição de nutrientes ao solo poderá resultar em quiabeiros que não produzem muitos quiabos.
  5. Imagem intitulada Grow Okra Step 5

    Semeie as sementes ou plante as mudas. Quando o clima esquentar, será a hora de plantar o quiabo no jardim. Semeie as sementes a cada 10 cm de distância a uma profundidade de 1,3 cm. Se for semeá-las em um ambiente interno, manuseie as mudas com muito cuidado e plante uma a cada 30 cm de distância em fileiras com 1 m de distância uma da outra. Cave buracos que sejam grandes o suficiente para enterrar as raízes, pressionando suavemente o solo ao redor da base das plantas. Em seguida, regue o jardim para ajudar a compactar o solo.
    • Para acelerar a germinação das sementes, deixe-as de molho durante a noite antes de plantá-las.
    • Ao transplantar as mudas, não quebre as pequenas raízes centrais. Caso elas fiquem danificadas, as mudas não crescerão.

Parte 2
Cuidando do quiabeiro

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 6

    Mantenha o quiabeiro bem regado. Ele deverá receber pelo menos 2 cm de água por semana. Regue-o a cada manhã até umedecer completamente o solo, exceto após as chuvas fortes. O quiabeiro pode suportar um pouco de seca, mas ele cresce muito melhor quando recebe bastante água durante todo o verão.
    • O período matutino é o melhor para regar o quiabeiro, assim ele tem tempo para secar antes do anoitecer. Se o canteiro permanecer molhado durante a noite, a planta pode começar a apodrecer.
    • Ao regar o quiabeiro, tente não molhar as folhas, pois quando o sol bater nelas, a água agirá como uma lupa e vai queimá-las.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 7

    Desbaste as mudas. Depois que as sementes brotarem e tiverem crescido 8 cm de altura, remova as mudas menores e deixe as mais fortes. As mudas restantes deverão ficar espaçadas a 30 cm de distância e em fileiras com 1 m de distância uma da outra. Se você tiver transplantado as mudas germinadas em um ambiente interno, pule esta etapa.
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 8

    Remova o mato e faça a cobertura do canteiro. Enquanto o quiabeiro ainda for jovem, cultive o canteiro para eliminar todos os matos. Em seguida, cubra a área em torno das mudas com uma camada espessa de manta orgânica, como a palha de pinheiro. Isso evitará que mais mato volte a brotar e se espalhar pelo canteiro.
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 9

    Adube as plantas. Como o quiabeiro precisa de muitos nutrientes para crescer, uma boa ideia é seguir adicionando adubo durante todo o verão. Ele deverá ser adubado três vezes: uma vez após o desbaste das mudas, outra quando os primeiros quiabos começarem a crescer e uma terceira vez no meio da estação de crescimento. Para fazer isso, basta remexer com um ancinho alguns centímetros do adubo em torno das plantas, de modo que o solo fique enriquecido.
    • Também é possível adubar mais com fertilizante ensacado ou de liberação lenta.
    • Não adube as plantas com muita frequência; três vezes serão suficientes. Adicionar muito adubo ou fertilizante poderá agredir a planta mais do que ajudá-la.
  5. Imagem intitulada Grow Okra Step 10

    Mantenha-se atento às pragas. Pulgões, percevejos e lagartas do milho gostam de se alimentar do quiabeiro. As plantas são resistentes e geralmente não morrerão por causa das pragas, mas é uma boa ideia manter essas populações baixas para tirar o máximo de proveito da colheita de quiabo. Inspecione os caules e as folhas regularmente para localizar buracos, folhas amarelas e outros sinais de infestação de pragas. Os insetos poderão ser removidos com a mão ou as folhas pulverizadas com água e sabão para mantê-los longe.

Parte 3
Colhendo e preparando o quiabo

  1. Imagem intitulada Grow Okra Step 11

    Faça a poda regular. Cerca de oito semanas após o plantio do quiabeiro, os quiabos começarão a crescer. Depois de ver que os primeiros quiabos cresceram e amadureceram, eles poderão ser colhidos regularmente. Use uma tesoura ou um podador para cortá-los bem acima de seus limites, onde os talos espessos se encontram com os ramos da planta. Depois que colher um quiabo, outro surgirá no mesmo local. Continue a colhê-los durante todo o verão até a estação de crescimento desacelerar e as plantas deixarem de produzir novos quiabos.
    • Colha os quiabos quando eles tiverem cerca de 5 cm a 8 cm de comprimento.
    • Colha os quiabos dia sim, dia não e todos os dias durante o auge da temporada para que eles voltem a crescer rapidamente.
    • Procure vestir luvas e mangas compridas na colheita do quiabo, pois as folhas e os quiabos são cobertos por espinhos que podem irritar a pele.
  2. Imagem intitulada Grow Okra Step 12

    Coma o quiabo enquanto ele estiver fresco. O sabor e a textura dele ficarão melhores alguns dias após a colheita. Provavelmente, haverá uma abundância de quiabos que poderão ser usados para fazer os seguintes pratos clássicos,Quiabo frito, Gumbo,Quiabo ensopado,
     
  3. Imagem intitulada Grow Okra Step 13

    Conserve o quiabo. Esta é uma ótima maneira de preservar o sabor e a textura do quiabo durante os próximos meses. É possível conservá-lo da mesma maneira que conserva pepinos, através de uma solução salina. Para obter os melhores resultados, procure conservá-lo logo após a colheita. 
     
  4. Imagem intitulada Grow Okra Step 14

    Congele o excesso de quiabo. Se houver muitos quiabos para comer ou caso você queira desfrutar deles durante o inverno, congelá-los é uma boa opção. Para isso, escalde-os por 3 minutos, mergulhe-os em um banho de gelo para impedi-los de passarem do ponto e, em seguida, corte-os em pedaços médios. Feito isso, coloque os pedaços em uma bandeja e congele-os até ficarem firmes. Em seguida, transfira-os para um saco de freezer para armazenamento em longo prazo.

Importante

  A traqueomicose do solo impacta o quiabeiro; evite plantá-lo onde os membros da família das solanáceas (batatas, tomates, etc.) ou brassicárias (repolho, brócolis, etc.) já foram plantados.

FONTE: WIKIHOW.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário