quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

COLEUS

Os Cóleus, são cultivados pela sua folhagem ornamentada. As folhas desta planta crescem com cores vivas incluindo branco, amarelo, vermelho, rosa, roxo, castanho, cobre e vários tons de verde. O cóleus dá um charme a mais tanto dentro quanto fora de casa.

IMPORTANTE: Se você não vive em um lugar com clima que não seja tropical você precisará trazer os Coleus pra dentro durante o inverno, o que não é um problema, já que são perfeitos para cultivo em vasos.

GERMINAÇÃO

 As sementes podem ser plantadas o ano todo se sua área não tem geadas, ou 8~10 semanas antes da última geada prevista para sua área. Para resultados mais satisfatórios, plante as sementes em lugar bem iluminado, mas sem luz solar direta.

 Prepare pequenos recipientes com terra enriquecida e solta. mantenha a bandeja de sementes ou pequenos vasos em área fora da luz solar direta e encha-os com substrato para mudas ou terra especial para germinar sementes (bem fina, peneirada).

Se não tem aceso a substrato especial para mudas, coloque a terra peneirada no micro ondas, na potencia máxima, por 5 minutos, para matar pragas e plantas daninhas que possam complicar a germinação das sementes.


 Salpique as sementes sobre o solo. Espalhe as sementes na terra e aperte firmemente, sem enterrar. Não enterre-as, pois elas requerem luz para germinar.

  




Mantenha o solo úmido. Regue as sementes com pouca água, porém com frequência, assim o solo ficará úmido sem ficar encharcado.  USE UM PULVERIZADOR OU BORRIFADOR para molhar, se usa uma mangueira, enterrará as sementes, e não vão nascer.
Se as plantas forem mantidas em um ambiente árido, cubra as bandejas ou vasos com PVC para evitar que ressequem. Retire o PVC assim que as plântulas emergirem do solo.


Mantenha as sementes sob luz do sol indireta e quente. Mantenha as bandejas de sementes constantemente a uma temperatura mínima de 21 °C, em área iluminada com luz do sol indireta.
]
 
 Transplante para um recipiente maior. Retire o PVC, se houver, assim que as plântulas emergirem do solo. Depois que uma plântula tiver desenvolvido seu primeiro cotilédones e dois pares de folhas adultas, esta pode ser seguramente transplantada para seu próprio vaso, ou diretamente no solo. 

CULTIVO:

  Escolha um nível de exposição ao sol. Quanto mais luz solar cóleus receber, mais vivas e vibrantes serão suas cores. Se possível, exponha seu cóleus ao sol durante toda a manhã e deixe-o à sombra durante a tarde. Caso contrário, mantenha seu cóleus parcialmente sombreado.

Se seu cóleus estiver perdendo folhas, provavelmente precisa de mais sol.


Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Plantas de cóleus demandam constante umidade no solo, mas irão apodrecer se deixadas em poças. Em condições de calor extremo ou muito vento, você pode precisar regar diariamente ou ainda duas vezes por dia para manter o solo úmido. Aumente a quantidade de água a ser regada se você notar estruturas murchas, manchas marrons e secas ou desaparecimento da cor.
  • Regue o solo diretamente, pois folhas molhadas são vulneráveis a doenças.



Fertilize (opcional). Se quiser acelerar o crescimento da planta, se recomenda o uso de nosso FERTILIZANTE ORGâNICO MILAGRE.

  

  Pode os cóleus. A remoção de alguns dos ramos da planta é recomendada para evitar que os cóleus concentrem o peso nas partes mais altas e também para moldá-lo de forma atraente. Aqui vão as estratégias básicas de poda comumente usadas:
  • Para estimular o crescimento retilíneo do cóleus, corte os ramos laterais, mas não as folhas crescendo diretamente do caule. Faça isto se quiser uma aparência mais arbórea, ao invés de um largo arbusto.
  • Assim que o cóleus alcançar a altura desejada, corte a muda apical no centro da planta, para estimular o preenchimento e tornar a planta volumosa

 
Remova as flores das plantas assim que surgirem, para que as plantas concentrem energia no desenvolvimento de raízes e folhagem espessa ao invés de criar sementes. Se você gostar das flores, é recomendável que você remova a maioria delas e deixe as que estiverem nos lugares mais visíveis.



Escore a planta, se necessário. Se a planta se tornar muito pesada ou tombar em alguma direção, amarre-a frouxamente a uma estaca de jardim usando barbante ou outro material suave. De preferência, faça-o durante a troca de vasos para minimizar o número de vezes que você manuseia a planta.Você também pode evitar que plantas crescendo em lugares fechados tombem ajustando, regularmente, o lado da planta exposto à luz.


PROTEGENDO OS CÓLEUS DO FRIO E DOENÇAS 

 
Mantenha o cóleus em lugar fechado durante o clima frio. Traga para dentro plantas de cóleus sempre que houver risco de geadas, já que uma simples e leve geada é frequentemente o suficiente para matar a planta. Algumas plantas de cóleus podem sofrer mesmo em temperaturas noturnas se estas forem abaixo de 13 °C. Enquanto as plantas estiverem em lugar fechado, mantenha-as longe de correntes de ar.


Elimine as cochonilhas. A Cochonilha é uma das maiores pragas encontradas em cóleus. Estas aparecem em tufos de penugem branca no caule e nas folhas e podem ser eliminadas com cotonete embebido em álcool.

 Controle infestações de moscas-brancas. Infestações de moscas-brancas aparecem como nuvens de pequenos insetos brancos e/ou muitos ovos brancos na face inferior das folhas. Para plantas crescendo ao ar livre, se for possivel arranje joaninhas para matar as moscas-brancas. Para plantas crescendo em lugar fechado, pendure armadilhas para mosca-branca ou faça uma você mesmo.

 
Lide com outras pragas. A maioria dos insetos, como pulgões, podem ser removidos ao borrifar água ou esfregando-se um pano. Algumas pragas requerem métodos mais especializados de controle:
  • Ácaros vermelhos podem ser eliminados aumentando-se a umidade. Coloque panelas com água no entorno e umedeça levemente a área afetada.
  • Pequenos pontos pretos pairando próximos ao solo são fungus gnats, que podem ser controlados adicionando-se 6 mm de cascalho fino sobre o solo ou reduzindo-se a irrigação e aumentado o fluxo de ar.
  • Livre-se de lesmas usando uma barreira de cerveja ou de cobre ou comprando um produto especializado para controle de lesmas.
Pode ou cuide de folhas doentes. Manchas pretas, felpudas ou aneladas ou outras deformações geralmente são resultado de doenças causadas por fungos. Remova folhas afetadas imediatamente, depois esterilize a tesoura de poda com água fervente ou álcool para evitar que a doença se espalhe para outras plantas. Pulverizadores antifúngicos estão disponíveis em lojas de material de jardinagem caso a doença continue a se espalhar.
 
Fonte Básica: WIKIHOW


3 comentários: