segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

VINCA DE MADAGASCAR - Catharanthus roseus

Vinca (Catharanthus roseus)

Nome popular: Vinca; Vinca-de-gato; Vinca-de-madagascar; Boa-noite.
Nome científico:
Catharanthus roseus L.
Família: Apocynaceae. Origem: Cosmopolita nos trópicos.
Arbusto semi-herbáceo perene, de altura entre 30 e 50 cm. Floresce bastante o ano todo.

Como cuidar: É cultivado em jardineiras, bordaduras ou maciços em canteiros. Apesar de perene, a planta é tratada como no máximo bienal por tomar mau aspecto com a idade.

Clima
Prefere um clima quente, com temperaturas acima de 20°C, podendo suportar temperaturas mais baixas. Contudo, não resiste ao frio intenso.


Iluminação:
Luz solar direta apenas por algumas horas diariamente é o ideal. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores. Todavia, tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.
 

Irrigação: 

O melhor é que o solo permaneça sempre úmido, mas sem ficar encharcado. No entanto, quando a planta está bem desenvolvida pode suportar sem maiores problemas que o solo fique seco por alguns poucos dias.

Solo:

É pouco exigente quanto ao solo, podendo crescer bem mesmo em solos relativamente pobres. O ideal é um solo bem drenado, leve, moderadamente fértil, com pH entre 5,5 e 6,0.

Propagação:

Por sementes: as sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras e pequenos vasos, transplantando as mudas para o local definitivo quando estão com 6 a 8 cm de altura, com muito cuidado para não danificar as raízes. Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo apenas com uma leve camada de terra peneirada. A germinação das sementes normalmente ocorre em uma ou duas semanas.
Por estaquia: corte ramos com pelo menos 8 cm de comprimento, retire as folhas mais velhas e plante em vasos com terra mantida bem úmida até o enraizamento.

Espaçamento recomendado entre plantas

25 cm a 60 cm, dependendo das condições de cultivo. Se cultivadas como anuais precisam de menor espaçamento. Se mantidas como perenes, precisam de um espaçamento maior.

fonte jardim.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário