sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cebola - Ailsa Craig - Elista - Cipolla Rossa de Toscana - todas as variedades

cipollardt



Germinação e Cultivo
Recomenda-se colocar as sementes na geladeira por 30 dias antes de semear. Colocar as sementes secas, num saco plástico na gaveta de vegetais da geladeira.  Depois dos 30 dias retirar as sementes e deixar em molho de GA3 (se disponível) por 24 horas.

A temperatura ideal de germinação é na faixa de 15 a 22C, (Nesta faixa de temperatura, a porcentagem de germinação é máxima, assim como aumentam linearmente a taxa de crescimento da planta toda e a área foliar).

Germinação de 7 a 14 dias. 

A SEMEADURA É SIMPLES, APENAS COBRIR AS SEMENTES COM 1 ou 2 MILÍMETROS DE SUBSTRATO OU TERRA ORGÂNICA E MOLHAR DIARIAMENTE SEM ENCHARCAR.

Após a emergência, há um período de crescimento lento até aproximadamente 75 dias após a semeadura, seguido de outro de crescimento rápido, controlado principalmente pela temperatura. Finalmente, ocorre a fase de desenvolvimento de bulbos, quando a planta cessa a emissão de folhas, a taxa de crescimento das folhas decresce, as bainhas foliares do bulbo entumescem para formar o tecido de armazenamento. Esta fase de bulbificação é controlada principalmente pelo fotoperíodo e temperaura e ocorre um alongamento da região do pseudocaule.

Épocas de plantio
Considera-se como época ideal para o plantio, os meses de março a junho. Com o plantio neste período, a cultura se desenvolve durante época de temperaturas mais amenas, especialmente as noturnas, e menos chuvosas, favorecendo o desenvolvimento das plantas e facilitando o controle de doenças. Entretanto, em algumas regiões da Bahia e de Pernambuco, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.
 
Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Nordeste, os melhores meses para a semeadura são março/abril, mas dependendo da variedade pode ser semeada o ano todo.

Cultivo
 
Na escolha do local da sementeira deve-se dar preferência por local ensolarado de manhã e sombreado à tarde, com disponibilidade de água de boa qualidade, de fácil acesso e, na medida do possível, estar próximo do local definitivo de plantio.
 
É recomendável a cobertura dos canteiros da sementeira com fina camada de palha de arroz ou capim seco até o início da emergência das plântulas, quando o material é retirado. O procedimento visa obter maior retenção de umidade na superfície durante o período da semeadura à germinação.
Durante o crescimento das mudas, os canteiros devem ser limpos por meio de capinas manuais e efetuar adubação de cobertura, segundo recomendação.
 
As mudas são transplantadas quando apresentam o pseudocaule com diâmetro entre 4-8 mm ou 3-4 folhas. Nesta fase as mudas estarão com idade entre 40 e 70 dias, dependendo da cultivar e época do ano. Selecionam-se as mudas mais vigorosas e o transplante é realizado em canteiros ou diretamente para sulcos abertos no nível do solo, sem a utilização de canteiros. 
CULTIVO A PLENO SOL.
 
Temperatura
Temperaturas altas diurnas são promotoras da bulbificação mais eficientes do que temperaturas altas noturnas. Temperaturas extremamente altas (35C) na fase inicial de crescimento das plantas podem provocar a bulbificação precoce, e é um dos inconvenientes do plantio no verão no Brasil. Temperaturas baixas podem alongar o fotoperíodo crítico e podem prejudicar a formação dos bulbos. Exposição a breves períodos de frio extremo (6ºC) favorece o engrossamento do pseudocaule.  É importante temperaturas moderadas a altas para completa formação dos bulbos, ideal entre 15 e 25ºC.

fonte: EMBRAPA: http://www.cnph.embrapa.br/sistprod/cebola/plantio.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário