terça-feira, 18 de maio de 2010

Melancia

Melancia Amarela Black Watermelon

 

1. INTRODUÇÃO
A melancia (Citrullus lanatus (Thunb.)Matsum & nakai), pertence à família das cucurbitáceas, sendo originária do continente africano. É uma planta anual, de crescimento rasteiro, com várias ramificações que alcançam até 5 m de comprimento

A nível mundial, a melancia é a quarta hortaliça em volume de produção, com cerca de 47 milhões de toneladas anuais. O maior produtor mundial é a China, seguido pela Turquia, Irã, Egito e Estados Unidos . Na Europa, os principais produtores são
Grécia, Espanha, e Itália. Embora a melancia não apresente alto valor nutritivo, seus frutos são bastante apreciados pelo sabor refrescante, principalmente durante o verão.

2. CLIMA
As condições de clima ameno a quente, de dias longos e de baixa umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento da cultura e a qualidade dos frutos de melancia.

2.1 Temperatura
A faixa ótima para o desenvolvimento da cultura é de 23 a 28º C. A planta é muito sensível a geadas, sendo seu crescimento vegetativo paralisado com temperaturas abaixo de 12ºC.
Para a germinação, a temperatura mínima do solo deve ser de 16ºC, com um ótimo de 20 a 35ºC.

2.2 Umidade relativa do ar
Os frutos, em geral, apresentam melhor sabor, aroma e consistência em locais quentes e com baixa umidade relativa do ar. A alta umidade do ar favorece a incidência de doenças foliares.

2.3 Luz
Fotoperíodos maiores favorecem o crescimento vegetativo e o florecimento da melancia. Dias longos e quentes e noites quentes, que caracterizam verão quente e seco, são tidos como ideais para a cultura da melancia. Em condições de umidade alta e baixa insolação, os frutos apresentam-se sem sabor.

3. ÉPOCA DE PLANTIO
A época de plantio mais adequada é aquela em que durante todo o ciclo da cultura ocorrem as condições climáticas favoráveis. Para cada região, as condições favoráveis podem acontecer em épocas distintas do ano, de acordo com sua localização e altitude.


Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação. No Nordeste o cultivo da melancia ocorre sob condições de chuva e sob irrigação. Deve-se evitar, porém, as épocas de chuvas intensas.

4. SOLO
Embora possa ser produzida em vários tipos de solos, a melancia desenvolve-se melhor em solos de textura média, profundos, com boa drenagem interna e boa disponibilidade de nutrientes. Devem-se evitar solos pesados e sujeitos a encharcamentos, o que a cultura não tolera.

A cultura da melancia suporta solos de acidez média, podendo produzir bem na faixa de pH de 5,5 a 7,0. Quando o pH for inferior a 5,5, deve-se proceder à calagem, com no mínimo três meses de antecedência do plantio. Recomenda-se aplicar de
preferência o calcário dolomítico, pois a melancia responde bem tanto à aplicação de cálcio, quanto à de magnésio, em termos de produção e qualidade de frutos .

6. ESPAÇAMENTO
O espaçamento recomendado para plantio irrigado é de 3,0 m x 0.8 m, deixando uma planta por cova tendo em vista que as cultivares de origem americanas requerem maior espaçamento do que as
de origem japonesa e no período frio as melancias crescem menos do que no período quente.


7. ADUBAÇÃO
Quando se faz adubação convencional utiliza-se um terço do
nitrogênio, todo o fósforo e um terço do potássio devem ser aplicados em fundação, antes do plantio. O resto do nitrogênio e do potássio devem ser aplicados em duas vezes em cobertura, aos 25 e 40 dias após o plantio. Quando se usa fertirrigação todo
fertilizante é aplicado em cobertura via água de irrigação.
Havendo disponibilidade suficiente de matéria orgânica na região, recomenda-se aplicar 10 m3/ha de esterco de curral curtido ou 1 t/ha de torta de mamona curtida em fundação, antes do plantio.

8. PLANTIO
A cultura é estabelecida por semeadura direta, usando-se duas sementes por cova, à profundidade de 2-3 cm.

Para a acelerar e uniformizar a germinação, pode-se fazer a embebição prévia das sementes em água, por quatro horas. O semeio deve ser feito em solo úmido, para evitar que as sementes se desidratem.

09. IRRIGAÇÃO
Na cultura da melancia na nossa região, o uso da irrigação é essencial para a produção e obtenção de altas produtividade e de frutos com boa qualidade e tamanho, especialmente durante o período seco. A freqüência das irrigações e o volume de água aplicado por irrigação variam de acordo com o tipo de solo, as condições climáticas e o estádio de desenvolvimento da
cultura.

A irrigação deve ser suficiente para manter o solo úmido até uma profundidade de 40 cm, evitando-se o excesso em qualquer fase da cultura. O intervalo entre as irrigações deve ser de dois a quatro dias em solos arenosos, de cinco a sete dias em solos argilosos, com maior capacidade de retenção de água.
Da semeadura até o início do crescimento das ramas, o fornecimento de água deve ser moderado, do início do crescimento das ramas até o florescimento, há um aumento gradual do consumo de água pela cultura, entre o florescimento e o início da maturação dos frutos, a cultura atinge o consumo máximo de água e as irrigações devem ser mais freqüentes. A falta de água nesta fase pode reduzir drasticamente a produção, do início da maturação até a colheita dos frutos, o consumo de água diminui e as irrigações podem ser mais espaçadas. O excesso de água nesta fase pode provocar rachaduras e podridões nos frutos e diminuição do sabor.

FONTE: CULTIVO DA MELANCIA,

Nivaldo Duarte Costa
Wëydjane de Moura Leite

http://www.unitins.br/ates/arquivos/Agricultura/Fruticultura/Melancia/Melancia%20-%20Cultivo.pdf

2 comentários: