terça-feira, 18 de maio de 2010

Ervilhas

Ervilha Tailandesa

BOTÂNICA
FAMÍLIA: Leguminoseae
GÊNERO: Pisum
ESPÉCIE: Pisum sativum (L.)

A ervilha  é uma planta originária do Continente Europeu e comum, também, em parte da Ásia. No Brasil, adaptou-se muito bem à região Sul e, posteriormente, às condições do cerrado, região na qual se adaptou bem.

A germinação ocorre em temperaturas que vão desde 5 até 25 ºC, com melhores resultados na faixa de 14 a 17 ou 18 ºC.

É uma cultura que requer pouca chuva e os melhores solos para seu plantio são os de aluvião ou os argilo-arenosos, férteis, com pH entre 5,9 e 6,8 e que apresentem uma boa aeração e que sejam drenados.

Devido à sua origem européia e asiática, o cultivo de ervilha é propício em regiões temperadas, em maiores altitudes e em regiões tropicais.

Apesar de as ervilhas “gostarem” do frio, a produção pode ser prejudicada por geadas no florescimento e formação de vagens (grãos moles, aquosos), devendo, desta forma, serem evitadas regiões mais sujeitas a este evento.

O maior problema de déficit hídrico ocorre do início da floração até a maturação fisiológica. Na pré floração tem tolerância a stress hídrico. No geral, porém, é uma cultura que requer pouca água. A irrigação pode ser recomendade, portanto, nas fases iniciais do cultivo, com pequena quantidade de água. Nas fases posteriores, a irrigação deve ocorrer raramente.

Na região Sul, o plantio é feito em julho, devido às baixas temperaturas. Já na região dos cerrados, em abril, logo após o término das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário