quarta-feira, 19 de maio de 2010

ERVA DOS GATOS - Nepeta cataria

A erva-de-gato, erva-dos-gatos ou erva-gateira (Nepeta cataria), é uma planta que deve seu nome ao fato de atrair e provocas um estado de euforia em aproximadamente 80% dos gatos domésticos.

Em humanos não provoca qualquer efeito notável, e as folhas e ramos jovens podem ser usados como tempero ou como chá. Seu sabor e aroma é similar ao das hortelãs, mas mais suave.

A planta pode ultrapassar a 1 m de altura, embora geralmente seja menor quando cultivada. Suas flores flagrantes são brancas, rosadas ou lilases, e são uma boa fonte de alimento para abelhas.

Germinação e Plantio

Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras ou copinhas plásticos, e transplante cerca de 1 mês após a germinação, que leva normalmente uma a treês semanas, mas também pode ser mais demorada e irregular, especialmente quando a temperatura não é a ideal (21 graus)

As sementes são pequenas , e não devem ser enterradas demasiado. Se recomenda coloca-las  na superfície do solo, sendo cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm.

Molhar abundantemente 1 a 2 vezes por dia, sem encharcar.


Clima

Mesmo não sendo uma planta tropical, pode ser cultivada em praticamente todo o pais. Em nosso sitio no Rio, se desenvolve e floresce sem problemas.

Luz Solar

Esta planta se desenvolve melhor com pelo 4-6 horas diárias de luz solar direta.

Solo

Pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado. Os melhores resultados são obtidos em solos arenosos moderadamente férteis. Esta planta também é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido nos primeiros meses, mas sem que fique encharcado. O excesso de água no solo pode prejudicar estas plantas.

Cuidados especiais


Plantas intactas normalmente não atraem os gatos, mas plantas que foram cortadas ou tiveram suas folhas esfregadas podem ser destruídas pelos felinos. Assim, esta planta pode necessitar de proteção contra os gatos, especialmente quando ainda está pouco desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário