segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hibiscus mutabilis – ROSA LOUCA

Hibiscus-Confederate-Rose

O Hibiscus mutabilis, chamado de Rosa Louca, Confederate Rose, ou Rosa de Algodão, é um arbusto que pode alcançar uma altura de ate 3 metros em seu tronco lenhoso; no entanto, é mais típico um arbusto de multi-tronco de menos de 2 metros de altura.

O Hibiscus mutabilis é nativo do Sul da China, e é uma planta favorita de para o paisagismo tropical. Está entre as plantas mais espetaculares e e de crescimento mais facil para nossos jardins.

As flores abrem puro branco e mudam no mesmo dia, ou em um periodo de ate três dias a cor-de-rosa e então quando morrem sao de cor magenta. A característica mais notável deste arbusto de florescência é que flores de três cores distintas aparecem no arbusto simultaneamente!!

As flores são hermafroditas têm órgãos tanto masculinos e femininos.

CULTIVO:

Tolera frio (todos os do Brasil) e calor.

DE MUITO FACIL CUIDADO, este arbusto verdadeiramente cuida de si e é adaptável a a maioria de localizações e condições. O Hibiscus mutabilis prefere sim uma terra fértil rica em materia organica.

A Rousa Louca é uma planta interessante e atraente que cresce em sol pleno ou sombra parcial. Este arbusto prospera com regas regulares mas e tambem tolerante a seca.

GERMINACAO -

Os especialistas recomendam lixar suavemente as sementes para permitir a passagem da umidade. Deixar em agua por 24 horas antes de semear.

A semente germinam em 15 a 30 dias, mas mesmo em boas condicoes, a germinacao pode ser erratica e demorar ate 20 semanas!. Semear a 2 mm de profundidade. Precissam de luz, terra úmida e temperatura calida.

Se recomenda o uso de GA3.

Seu Hibiscus mutabilis podera florescer a partir de semente ja no primeiro ano!.

17 comentários:

  1. Que massa! minha mãe ganhou um galho e plantou, agora elas estão esplendorosas no jardim, virou uma atração e foi o maior mistério esperarmos o que ia acontecer... pois ela não sabia o que era o "tal galho" ... Minha mãe é a versão feminina do Menino do Dedo Verde... obrigada pela matéria! Ficamos felizes. Elas são LINDAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!Eu já tive mas perdi essa planta. Comprei na internet e quando floresceu, as flores sairam simples e eu comprei como dobradas. Como faço para conseguir mudas em galhos?

      Excluir
  2. mas como mante-la uma planta baixa q é bem mais bonita? ñ sei podar pra q isso aconteça, me ajude. eu amo essa flor. obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Como assim??? Os especialistas recomendam lixar a semente se ela é tão delicada e pequena? Jamais alguém vai lixar essa semente.

    ResponderExcluir
  4. Poderiam me disser como lixar as sementes de Hibiscus Murabilis se as que comprei tem um milimetro de tsmanho.

    ResponderExcluir
  5. Poderiam me disser como lixar as sementes de Hibiscus Murabilis se as que comprei tem um milimetro de tsmanho.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam me disser como lixar as sementes de Hibiscus Murabilis se as que comprei tem um milimetro de tsmanho.

    ResponderExcluir
  7. Poderiam me disser como lixar as sementes de Hibiscus Murabilis se as que comprei tem um milimetro de tsmanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode pegá la c uma pinça (de Sobrancelha), isso mesmo e depois c cuidado é só lixá las c cuidado. Isso p permitir que a umidade penetre. Bjs.

      Excluir
  8. gente..comprem a muda...é bem melhor eu comprou e a minha já está enorme...

    ResponderExcluir
  9. comprei pela internet no mercado livre...tá linda a minha....

    ResponderExcluir
  10. ola sou Madalena de Mocambique. Deram-me 2 galhos de Hibiscus mutabilis em Portugal ano passado (Outubro 2017). Cheguei a Mocambique e deixei de molho ate criarem umas raizes e plantei em dois vasos. Pegaram bem. Sabado dia 31 de Abril (2018) floriram pela primeira vez. Sao lindas e enormes.
    Gostaria de saber se a semente das flores serve para reproducao. bj

    ResponderExcluir
  11. Bom dia , gostaria de saber como faço pra recuperar a minha rosa louca, postei ela , e ela não saiu mais broto, o que eu faço, plantei um galho em outro local ela começou a sair os brotos e as folhas porém murcharam , o que eu faço por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcius, obrigada (embora tarde) pela dica. Eu lixei as sementes (deu trabalho e paciencia) mas nasceram! Muito obrigada. ��

    ResponderExcluir
  13. Bom dia 🌸 eu tenho um hibisco que plantei com o galho hj ele mede mais de três metros com lindos cachos de flores e com os caxinhos de sementes minúsculas vou plantar as sementes ver se vão nascer 👍

    ResponderExcluir
  14. Molhar com frequência, que elas nascem

    ResponderExcluir